Olivia Dean if you know what she means

andré aguiar
4 min readDec 10, 2023

Agosto/2023 casualmente rolando a tela do Instagram me deparo com um vídeo de uma das minhas artistas favoritas e umas das que eu mais me identifico, a Manda (um texto sobre ela, quem sabe). O vídeo em questão era um cover, muito bem feito por sinal, de uma canção interpretada por uma cantora que eu nunca havia ouvido falar: “Dive” — Olivia Dean.

Manda — Dive (Cover Olivia Dean)

Capa do single “Dive” de Olivia Dean

Eu sabia que a Manda tinha muitas referências no soul/R&B, isso me motivou a ir atrás dessa artista que interpreta a música originalmente.

Sinceramente, ouvir a gravação em estúdio da faixa no Spotify não me causou muita comoção logo de cara. Mas tudo mudou quando assisti a performance dela no KOKO, postada no canal oficial da Olivia no YouTube.

Olivia Dean — Dive (Live From KOKO)

Sem sombra de dúvidas o que me conquistou de verdade foi o carisma. Essa mulher nasceu para cantar e perfomar ao vivo!!! As expressões, como ela se comunica com a audiência, tudo isso é hipnotizante, juntando à boa música, não tem erro!

Olivia Dean ao vivo

A experiência seguinte foi ouvir o lançamento mais recente na época, seu álbum de estreia “Messy”, quase um non-skip para mim.

Algumas faixas já me cativaram desde a primeira ouvida: “Ladies Room”, “UFO”, “Danger”, “Carmen”. Que grande descoberta!

Olivia Dean

Olivia é britânica e tem um som soul/R&B totalmente acessível e de fácil compreensão, sem deixar a complexidade e liberdade da forma (características principalmente do gênero R&B) em alguns momentos da discografia, soa quase pop sem deixar de ser nichado (não pejorativamente). Também é um som bastante orgânico, apesar de se notar a presença de sintetizadores, a ambiência é muito mais aconchegante e orgânica que “artificial”.

Esteticamente também tem um trabalho admirável, a capa do álbum “Messy” é para mim uma das melhores que já vi, como a sinestesia funciona nesse projeto!

Capa do álbum “Messy” de Olivia Dean

Ao vivo, a estética lembra muito a de artistas femininas dos anos 60, a postura, os figurinos, a interação com a banda e o espaço que ela dá aos músicos. Um sonho particular? Ir a um show de Olivia Dean.

O trabalho ao vivo da banda e da cantora são impecáveis, uma prova de que entrosamento faz diferença e muda completamente a experiência do show.

Como não é do seu tipo de artista, Olivia Dean permite que os músicos da banda participem do show tanto quanto ela, como se fosse um momento deles também, e de fato é. Há muitos solos e espaço para que cada um mostre suas habilidades.

Outro fato notável, que tem se tornado cada vez mais recorrente, a Olivia se envolve totalmente no processo de composição das suas canções. Como é o caso de “Ladies Room”, a ideia inicial da letra surgiu quando Olivia se dirigiu ao banheiro feminino e ouviu uma conversa entre amigas cujo tema se transformou na mensagem da música. Estamos lidando com uma compositora, e uma ótima, inclusive.

Ranking pessoal das faixas do álbum “Messy”

1. Dive

2. Ladies Room

3. UFO

4. Messy

5. Danger

6. Carmen

7. The Hardest Part

8. Everybody’s Crazy

9. Dangerously Easy

10. I Could Be A Florist

11. Getting There — Interlude

12. No Man

Finalmente, gostaria de incentivá-lo a mergulhar fundo em “Messy” e nas performances ao vivo de Olivia, tudo vale a pena quando se vê o carisma e a presença que essa artista carrega. Abaixo seguem os links para o álbum “Messy” no Spotify e YouTube e uma performance cover da música “Millionaire” de Kelis também no YouTube.

Olivia Dean

Olivia Dean — Millionaire (Kelis Cover / Live From KOKO)

Olivia Dean — Messy

André Aguiar, 2023.

--

--

andré aguiar

expondo meu spotify e dando pitaco nos álbuns e artistas que eu gosto