Polifonia e discurso: “Mais de 2 mil contratações no comércio” (Em Tempo)

Mayara Amaral

Matéria do tabloide Agora ( extensão do jornal Em Tempo)

A matéria se constitui numa narrativa polifônica em que a jornalista Naritha Migueis se torna uma mediadora dos personagens tanto explícitos quanto implícitos deixando-os transmitirem suas vozes através da mesma contando uma “história” entre crise versus esperança com a possibilidade de tais contratações.

Como enunciadores, temos a porta-voz, jornalista Naritha Migueis, os comerciantes, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (Ralph Assayag) e os empresários.

[…os comerciantes estão otimistas e vão ligar sinal verde para as contratações]
De acordo, com o presidente da da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, pelo menos, 2,5 mil profissionais temporários deverão ser contratados para o período de fim de ano
O ânimo dos empresários do segmento melhorou em comparação ao início de 2016.

Como características da polifonia, temos:

[… pelo menos, 2,5 mil profissionais temporários deverão ser contratados para o período de fim de ano]: a impressão da variedade com a diversidade dos profissionais para o mercado de trabalho.
[Segundo Ralph Assayag, o cenário econômico se mostra positivo]: expressando um “eu”.
[ O dirigente informou, ainda, que o número a serem contratados, 2,5 mil é metade do que foi admitido em 2013. “Nossa intenção não era contratar nem mesmo mil pessoas. Não podemos confirmar todos estes números antes de ver quais ações o novo presidente irá tomar, estamos na expectativa de o governo federal cumprir todas as propostas, enfatizou.”]: dando a ideia do dialogismo.

Como discurso implícito, temos a voz dos comerciantes que toma como referência o presidente Ralph Assayag para detalhar sobre as contratações enfatizando isso:

A expectativa de contratações para o fim de ano vale para os profissionais do comércio, varejista, atacadista e distribuidor de Manaus. Incluindo shoppings, supermercados e centro comerciais em geral.

Dessa forma, independente das variadas vozes presentes na matéria importante frisar que o objetivo que no caso é sobre as contratações é alcançado de forma clara e concisa.