UX Now – Summit: Aprendizados

Qual o papel do UX/UI designer na estratégia das empresas, HOJE

O Caio
O Caio
Jul 27, 2017 · 3 min read

Na noite de ontem tive o prazer de ser painelista num evento que aconteceu em Belo Horizonte, no Atmosphera e que discutiu dentre outros assuntos, o papel do designer na estratégia das empresas. Foram duas palestras e um painel. Para não ficar tedioso o post, vou destacar algumas frases.


“O UX não é o futuro, ele acontece a todo momento, acontece agora!”

O UX passou de ser um diferencial nas empresas para ser uma necessidade. Sem clichês aqui. Usuários mais exigentes não se conformam mais com uma “meia experiência”. Produtos mal desenhados/validados vão cair no esquecimento. O processo de Lean UX suporta essas mudanças e iterações para que o agora seja o melhor possível, e se não, que a mudança possa acontecer rapidamente.


UX Designer ≠ UI Designer”

É muito claro para mim essa diferença, visto que onde trabalho, os papéis são bem definidos. Mas para muitos, senão a maioria, o designer das telas é feita por um UX designer e não pelo UI Designer. Isso pode ser verdade, mas o UX vai além, muito além.

O User Experience Designer tangeia todo o processo de um produto, por exemplo. De que maneira? Tendo como base o Design Thinking, podemos ter um processo de 5 passos: Inspiração, Ideação, Prototipação, Validação e Execução. Cada um desses passos têm ferramentas que auxiliam o desenho e validação. Entrevistas assistidas, User Flow, Mapping, Sketching, Wire framing, Data Analytics são alguns exemplos utilizados pelo UX designer.

Uma frase interessante do Diego da Sambatech diz que "não existe User Experience Designer, mas User Experience Design", pois ele acredita ser muito difícil encontrar todas as habilidades ferramentais do UX em um único designer. O que me leva a próxima frase.


"Design é processo"

Eu, quando freelancer no começo de minha carreira como designer, achava que eu deveria fazer freelas bonitos e isso era o suficiente para ganhar dinheiro. Não me surpreende ainda existir designers ou empresas que pensam dessa forma. Não devemos.

Achava que ser designer era usar o lado direito do cérebro, criar, desenhar, etc. Cada vez mais, estamos usando o lado esquerdo, da execução. Mas a execução com propósito.

Executar com propósito é adequação. Adequar a abordagem do Design Thinking no seu dia a dia. Não usar dezenas de ferramentas para resolver uma simples funcionalidade. É ter o discernimento de escolher a melhor ou poucas delas e ver que o resultado final só foi possível porque o processo de design foi bem aplicado.

"Qual perfil do profissional de UX?"

Uma pergunta que surgiu durante o nosso painel, e por ser composto por designers com atuações diferentes, gerou pontos de vistas diferentes, porém complementares.

No final do dia, ainda precisamos definir quais funções serão realizadas pelo designer em determinada vaga. Existirá a função principal. Porém, os designers têm se tornado profissionais "canivete suíço". Características herdadas da psicologia, do jornalismo, da engenharia e do marketing estão presente nos processos de design hoje.


Considerações finais

O evento conectou profissionais de diferentes empresas, pontos de vistas e experiências. Foi ímpar compartilhar meu background e conhecer os dos outros. Melhor ainda foi responder a perguntas de profissionais de outras áreas, e de certa forma, quebrar alguns paradigmas, porque afinal de contas o design existe para "funcionar, motivar e encantar"!


This post is part of my initial challenge on Medium: to write every day for the next 21 days. Currently on day #3

O Caio

Written by

O Caio

Criando impressões sobre design, código, fotografia, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade