Esta Semana | Quarta, dia 3: Tubarões, elefantes, macacos.
O sonho começou com uma reportagem, que já ia pelo meio, falando sobre ataques de tubarões a turistas em algum lugar turístico da África do Sul. Mas o mapa que aparecia na tela era o da Austrália, e as praias que eram mostradas eram bem semelhantes àquelas imagens dos resorts no Taiti, Maldivas, enfim… erro da produção? No meio da reportagem aparece uma conhecida, (que não é uma aventureira internacional) sendo entrevistada como sendo uma conhecida aventureira internacional. Ela dizia ao repórter que sempre (!) que ia para uma praia onde é comum a incidência de tubarões, usa um spray repelente que tem o inconveniente de deixar o pé com uma cor laranja.
A reportagem pula para algum lugar da Ásia que vende pacotes de viagem para as pessoas nadarem com elefantes. O assunto em foco é o aumento de incidentes sérios, alguns com mortes. Os elefantes estão se irritando, e de repente saem da água e entram num estado de rampage, destruindo tudo que veem pela frente. Vem uma sequência de imagens para ilustar o fato. Desfilam pela tela o desmantelamento de casebres a derrubada de templos milenares, passando pelo ocasional esmagamento de um pobre camponês aqui ou ali.

O próximo bloco da reportagem pula para um lugar que dizem ser o Sri Lanka, mas eu juro que o mapa da reportagem mostra o Sri Lanka num lugar da África que poderia ser muito bem a Somália, o Sudão ou a Eritreia. Deixa pra lá. A intenção da reportagem era mostrar a invasão de macacos a templos de uma religião semelhante à budista, mas não necessariamente a budista. Algumas imagens dos macaquinhos aparecem, descendo pelas paredes de um templo, mas rapidamente a reportagem muda para outro templo dessa religião, localizado mais ao norte do país, onde um monge com uma roupa e um jeito de falar mais urbanos e contemporâneos explica a diferença entre o estilo de sua religião e a de seus compatriotas mais ao sul. Enquanto isso, imagens vão mostrando cenas da cidade que eu descubro ser extremamente parecida com Fortaleza, no Ceará. Numa das imagens, vejo irromper uma briga entre alguns habitantes locais e um grupo de 3 motoqueiros americanos (!). A reportagem (e o sonho) se encerra com a notícia de que os americanos pegaram 20 anos de prisão por agressão e desordem, e o que estava sendo entrevistado dizia que tinha a intenção de ficar no país e arranjar um emprego quando saísse da cadeia.
“Esta Semana” é uma série de exercícios textuais onde me proponho a descrever as experiências oníricas ocorridas em uma sequência de cinco dias.