Daniel Vianna Hunziker

– Diga-me, Dr. Seixas: é caso para internação?!

O doutor Armínio Seixas deu um passo para fora da sua sala e encostou a porta atrás de si.

– Juiz Anório… agradeço vossa confiança. Sabe muito bem que não sou um especialista na área e…

– Vamos, homem, responda à minha pergunta!

– Gostaria que fosse mais simples. — sussurrou o médico no corredor branco e vazio. — Durante os vinte primeiros minutos, conversamos sobre atualidades, para que eu pudesse ter uma impressão geral e…

Doutor Seixas desviou o olhar, como se algo se algo mais interessante se…


Daniel Vianna Hunziker

“O que um príncipe aprende melhor é a equitação, porque o seu cavalo não o lisonjeia.” — Plutarco

Há muito tempo atrás, em um reino distante muito, muito distante, organizou-se um torneio de nobres cavaleiros. Não se tratava de uma competição qualquer: trinta nobres, os melhores e mais admirados de seus países, duelariam entre si não só para provar sua força e destreza, como também para demonstrar que seus reinos eram dignos de atenção, respeito e, claro, do seu lugar no mapa.

Um destes reinos, em meio a dias áridos e turbulentos, enviou, cheio de esperança, um…


Daniel Vianna Hunziker

Ao nos confundirmos com o objeto, perdemos também o controle sobre o verbo.

O sujeito, então, se torna inexistente.

Quem sou eu!?

Estas três palavrinhas foram capazes de tirar o sono dos maiores filósofos da História.Talvez seja a pergunta que mais assombra a espécie humana desde o início dos tempos e parece fácil de constatar que a angústia em torno dela tenha crescido de modo exponencial ao longo de nossa evolução como espécie.

“Ser ou não ser”: o drama do Príncipe Hamlet nunca foi tão atual e vêm se tornando o maior pesadelo do homem moderno, tão…


Daniel Vianna Hunziker

“Há sempre a escolha entre voltar atrás para a segurança ou seguir em frente para o crescimento. O crescimento deve ser escolhido uma, duas, três e infinitas vezes; o medo deve ser superado uma, duas, três e infinitas vezes.”

— Abraham Maslow

O uso da palavra “caos” virou lugar-comum para definir o Brasil de hoje.

Mas antes de iniciar qualquer exercício reflexivo sobre o estado das coisas em nosso país, temos que lutar contra a tentação das simplificações, além de localizar dentro de nós um pouco de criatividade, boa vontade e coragem, pois é fácil — aliás…


Nota: texto inspirado por insights pessoais e lições aprendidas durante a minha participação no último Retiro do Silêncio liderado por Sri Prem Baba em São Bento do Sapucaí. Prem Baba lançou no início deste mês a campanha APENAS UM MINUTO DE SILÊNCIO, que ressalta a importância de cultivar o silêncio em nossa vida diária.

Por que buscar o silêncio tornou-se vital para a nossa sobrevivência como espécie

São Paulo, 5h45 da manhã.

Ônibus, carros e motos já desfilam pelas ruas a todo vapor. As buzinas, tímidas, parecem se poupar para os próximos minutos, quando a próxima leva de carros eclodirá em fúria, pronta para encontrar o seu espaço ao sol. E é quase…


O documentário “Humano” (2013), produzido e dirigido pelo jovem cineasta argentino Alan Stivelman e agora disponível no Netflix, nos traz excelentes reflexões sobre temas constantemente evitados pela grande maioria das pessoas como a busca pela identidade e pela própria razão de existir.

O roteiro é centrado na própria busca e inquietação do cineasta, provocada por um conjunto de fotos antigas, logo no início da película. Ao examiná-las, constata que toda a abundância dos seus beijos, abraços e sorrisos, que oferecia a todos de forma espontânea quando criança, começam a rarear nas fotos mais recentes. …


– Meus agradecimentos ao amigo Sergio Lonrensatto, que contribuiu com poderosos ‘insights’ para a elaboração deste texto!

O Senhor dos Anéis nos ensina que a linguagem, embora fundamental para a vida em sociedade, também possui um lado obscuro, capaz de causar mais dano a nossas consciências do que imaginamos….

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.”

João 1, 1–5

Poucos escritores dominaram tanto o uso da linguagem como J.R.R. Tolkien.

Em sua obra-prima, O Senhor dos…


“Temeis a dor da alma…

Mais que a dor da carne.

Porque tudo que não se completa

É um vazio infinito.”

(Nelson Martins).

A alma é a sede das emoções, onde sentimos alegria, tristeza, coragem, medo, ódio, amor e dor. Mas, diferentemente das dores comuns, as dores da alma vão deixando sinais e marcas profundas que podem durar anos.

Então, eu inicio esse texto te fazendo a seguinte pergunta: Você sabe o que é dor da alma?

Falar sobre dores da alma é falar sobre um tipo de dor muito mais cruel do que as dores físicas, pois as dores…


Quando desistimos de buscar o significado da nossa existência, damos força a um inimigo invisível e assustador…

Os maiores de trinta e anos com certeza se recordam do “NADA”, o inusitado e abstrato vilão de “A História sem Fim” (1984), de Wolfgang Petersen, um filme infantil baseado em livro homônimo do alemão Michael Ende, que marcou época pelos seus simbolismos, criatividade e sensibilidade.

Apenas para recordar, o “NADA” se trata de uma força destrutiva, que se utiliza de Gmork, um lobo gigante e assustador, para pôr abaixo o reino de Fantasia, um território de criaturas fantásticas, heróis e princesas. Acontece que — e este é o elemento mais genial da narrativa — a história se desenrola em…


Quando os ânimos se exaltam, a razão se perde e o caos é instalado…

No livro 1984, clássico lançado em 1949, George Orwell nos conta a história de um governo totalitário, estabelecido por um Partido Único, o INGSOC, no território do que hoje chamamos Inglaterra. O INGSOC não poupa esforços para a manutenção do seu poder:manipula os meios de comunicação, prende e tortura seus detratores e estabelece um sistema de controle visual sem precedentes, com câmeras que não desgrudam os olhos de seus cidadãos, atentas a qualquer desvio de conduta. …

blog odespertador

O despertador tocou. O que você irá fazer?

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store