Não se deixar levar pela carne (nem no Carnaval)

Carnaval de Jesus ou Carnaval do Mundo?

Esta é a pergunta que não quer calar em nossas igrejas nesta época do ano. Antes de dar minha resposta vou fazer outra pergunta: Se Jesus tivesse se encarnado neste tempo e espaço, em que estamos, em qual carnaval Ele estaria? Está em dúvida leia Mateus 11,19 — “O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos”. Em minha opinião Ele estaria no carnaval “do mundo”. É fácil ser santo no meio dos santos. Mas se não formos a luz de Cristo onde as trevas dominam de quê adianta a santidade?

Além do mais, o carnaval tem um sentido religioso. Veja, até hoje ele antecede o início da quaresma, ao menos no calendário oficial. E como saber quando cai o carnaval de cada ano!? Lá vai: Primeiro descubra quando cai o domingo de Páscoa. Também não sabe? É sempre o primeiro Domingo após a primeira Lua Nova do outono no Brasil (ou da primavera no hemisfério norte). Determinada esta data, retroceda 46 dias no calendário: 6 dias (Semana Santa) mais 40 dias (Quaresma), pronto você chegou a Quarta-feira de Cinzas. Aí ficou fácil: os quatro dias anteriores correspondem ao período do carnaval. A palavra vem do latim carmen levare ou carnelevarium, que quer dizer “livrar-se da carne”. Tem a ver com o fato de que na Quaresma, desde os primórdios, os cristãos se abstinham de comer carne.

Ainda não está convencido, né? Então vou ousar te dar bases bíblicas. Em Eclesiastes 3 lemos: “Para tudo há um tempo: Tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar (v.4)”. Em Juízes 11, 29–40 há uma história interessante sobre sacrifício, claro que não vou contá-la toda, só vou te dar um aperitivo: “Deixa-me que vá sobre as colinas durante dois meses, para chorar a minha virgindade com as minhas amigas” (v. 37). E ainda tem Ester 16, 15–21 (vale a pena pesquisar sobre a festa que os judeus comemoram a partir desta passagem): “Celebrareis esse dia memorável com grande alegria, como uma de vossas solenidades” (v. 22).

Enfim, para o seu carnaval ser “santo” vai depender principalmente da coerência entre a sua fé e a sua vida. O Papa emérito Bento 16 nos diz: “A Igreja tem a vocação de levar ao mundo a alegria, uma alegria autêntica e duradoura…”. Se vivemos o evangelho no dia-a-dia já sabemos o que devemos evitar e para isso não é preciso demonizar aquilo que é são na cultura popular. Agora, como cristão, o mais importante é não perder de vista que você é convidado a empenhar-se nos exercícios de continência, oração e caridade propostos para os tempos sagrados que virão depois dos quatro dias.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade