MARIA ANTONIETA

Nascida na Áustria, largou tudo aos 14 anos para casar-se com o delfim de França, Luís Augusto de Bourbon, futuro Luís XVI e salvar a relação da Áustria com a França. Apesar dos anos que passou praticamente aprisionada em sua nova casa na França, Maria Antonieta começou a aproveitar a nova vida quando virou rainha.

Era muito amada e admirada pelo povo e aproveitou muito bem seu reinado. Antonieta adorava festas, bailes de máscaras, corridas a cavalo, e seu marido, Luís XVI, adorava ver sua mulher feliz. “Ela usava a moda como um instrumento político, como forma de aumentar ou sustentar sua autoridade em momentos em que ela parecia estar sob risco, como nos sete anos que se passaram antes que ela tivesse um filho”, diz Caroline Weber, especialista em cultura francesa do século 18 e autora de Queen of Fashion. Por meio de novas roupas, sapatos e penteados, a rainha se impôs, colocando-se acima de qualquer mulher francesa.

Foi uma atitude inédita para uma rainha. Antes, as soberanas francesas tinham de projetar uma imagem dócil, vivendo longe dos holofotes. Quem tentava se envolver em política e exibir seu poder por meio de roupas luxuosas eram as amantes dos reis.

Maria Antonieta revolucionou a moda de seu tempo. Mais do que isso, revolucionou seu tempo através da moda. Do traje de montaria masculino aos excêntricos penteados, dos vestidos cravejados de brilhantes ao modesto estilo pastoril, suas roupas revolucionaram o rigoroso cerimonial da corte e ajudaram a desfazer a aura de sacralidade que envolvia a monarquia, acirrando os ânimos da Revolução.

Quer essa figura no seu portfólio? Nós vamos montar a cena para você fotografar, mais informações : www.officeimshoot.com.br/mariaantonieta