Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016

Alfa no túnel do tempo

Nessa entrevista, o proprietário da Agência SPO de Chapecó que, entre os clientes, também atende a Cooperalfa para planejamento e sérvios publicitários, explica o significado do Selo 50 anos e fala da importância desse momento histórico, destacando o vigor renovado da imagem corporativa da Cooperalfa.

Jornal O Cooperalfa: Egberto, como a Agência SPO, atendendo a Comissão Alfa 50 anos, chegou à marca (ou selo) que vai identificar a memorável data? Que conceito ele traz?

Egberto Dias: a criação da marca ou selo dos 50 anos da Cooperalfa, passou por uma análise profunda da história da cooperativa e pelo seu projeto de transformação no decorrer desses 49 anos. O estudo de mais de quatro meses nos permitiu encontrar uma Alfa transformadora, confiável e evolutiva, que está sempre presente na vida e nos negócios de seus associados e parceiros. Dessa forma, o desenvolvimento dos traços aplicados na criação, evidenciam a transformação constante, organizada, crescente e contínua. O selo faz uma analogia a um túnel do tempo que vem, através de suas partes, aumentando conforme a sequência; estas partes envolvem um campo que sai do horizonte e cresce. No meio, a tipografia com o número “50” está envolvida por essas partes, identificando que dessa forma a história continua.

O Cooperalfa: Da mesma forma, a presidência da Alfa solicitou à SPO um estudo para reestilizar a logomarca Cooperalfa. Que defesa o senhor faz desse redesign? 
Egberto: O estudo da nova marca da Cooperalfa, agora já aprovada pela direção juntamente com os Conselhos de Administração e Fiscal, foi solicitada há quase dois anos; foi uma solicitação do presidente Romeo Bet e, de certa forma, contribuiu e muito no desenvolvimento da marca dos 50 anos, pois todo o significado de ambas as marcas tiveram uma mesma linha de pensamento. É claro que a marca da cooperativa passou por um processo que chamamos de redesign, que não é um desenvolvimento partindo do zero. No estudo, precisamos respeitar toda a história da Cooperalfa e esse trabalho foi fruto da dedicação direta do Diretor de Criação da SPO, Rafael Sebben, designer formado pela Unoesc com Pós-graduação em Branding. Muita gente da equipe colaborou com o processo, porém, no momento derradeiro, foi ele quem definiu os últimos traços. A marca lembra muito a anterior, usada desde janeiro de 1975, e isso é o sinal mais puro do redesign, mas ganhou uma nova concepção onde o símbolo ficou mais simples e direto: dois traços que significam os campos, são também braços que envolvem os pinheiros, símbolos maiores do cooperativismo. Banhados ao fundo pelo sol, dourado, representando a riqueza e a qualidade dos alimentos produzidos pelos associados da Cooperalfa. A tipografia da palavra: Alfa ganhou traços exclusivos e apenas uma cor, deixando-a com um tom de azul atual e de forte significado, representando a longevidade de sua história, sem esquecer de suas grandes conquistas do passado. Assim definimos o novo visual da marca da Cooperalfa.

O Cooperalfa: Um “pacote” de ações de comunicação está sendo finalizado, como o audiovisual “Inspiração”, cartazes, calendários, agendas, anúncios de jornais, etc. Que linguagem publicitária está sendo preparada?

Egberto: O conceito desenvolvido para a Cooperalfa em comemoração aos seus 50 anos, não foi fruto apenas de pesquisas realizadas nos últimos 18 meses; ele vem sendo traçado ao longo dos sete anos de trabalho da SPO junto à cooperativa. É o resultado da verdadeira parceria desenvolvida entre agência e cliente. O conhecimento profundo dos negócios e atuação da Alfa, nos ofereceu as ferramentas necessárias para olharmos as anotações e montarmos um quebra-cabeças complexo, mas que nos deu a inspiração para chegarmos00000 a ideia atual. O importante dessa “linguagem”(ou conceito), é o de sermos assertivos no que mostramos, verdadeiros no que dizemos em cada peça e, a partir daí, termos uma identidade bem definida. Onde quer que apareça uma mensagem alusiva aos 50 anos da Cooperalfa, que ela tenha padrão e esteja de acordo com todas as peças desenvolvidas para o ano todo. Nessa campanha, queremos mostrar um pouco mais da Cooperalfa com qualidade de produção publicitária, com valorização da marca e dos valores defendidos por ela. E, para isso, percorremos um caminho longo. Foram praticamente 14 meses de planejamento e execução para encontrarmos a melhor forma de fazer isso com muita qualidade e emoção. Entre as peças, temos um filme denominado de “Inspirador”, criado pela SPO e produzido pela Casa na Árvore Filmes, que é o pontapé inicial da campanha.

O Cooperalfa: Na carona dessa concepção, a coordenação do CDA indicou o tema do evento para 2017. Os assuntos têm correlação?
Egberto Dias: Quando a esse elo dos 50 anos, é evidente que sim! O Campo Demonstrativo Alfa é encarado internamente pela SPO como um momento único para se conversar com o associado e é claro que a conversão da criação para o ano de 2017 tinha que conter traços inspirados nos 50 anos. De uma forma diferente, o CDA fala em 50 anos, mas, fitar o centenário da Alfa, fazendo jus ao seu objetivo que é pensar no futuro da vida no campo. No CDA é repassado o conhecimento, as novas tecnologias e tudo que estará no setor agropecuário nos próximos anos, portanto, uma grande oportunidade para planejar os próximos 50, tema foco do CDA de 2017.

O Cooperalfa: Como profissional do marketing e da publicidade, como se sente em integrar esse projeto histórico dos 50 anos da Cooperalfa?
Egberto Dias: Não diria eu, mas nós da SPO temos um orgulho imenso, não apenas desse projeto, mas de todos os que desenvolvemos para a Cooperalfa e, falando na cooperativa, englobamos todos os seus negócios, os quais nos dedicamos todos os dias: Rede Superalfa, Postos Alfa, Agropecuárias, Nutrialfa, entre muitos outros. Evidente que participar dos 50 anos da Cooperalfa é uma grande conquista para nós profissionais do marketing. É a realização de um sonho que, graças a Deus, está apenas no início, pois temos a oportunidade de viver esse momento os 365 dias do próximo ano. Porém, o orgulho vai além disso! Estamos ao lado dos colaboradores, associados, direção, conselheiros. Poder olhar para as pessoas e ver nosso trabalho reconhecido diante de grandes seres humanos, não tem preço! Agradecemos a Cooperalfa por acreditar em nosso trabalho que, no fim e ao cabo, se confunde com o trabalho da cooperativa, tamanha a sintonia entre agência e cliente. Podem ter certeza: ao limiar dos meus 45 anos, estou realizado profissionalmente com esse momento. E estamos de mente aberta, pois tenho certeza que a SPO pode contribuir e muito com o futuro do marketing da Cooperalfa.

(julmir.cecon@cooperalfa.coop.br)

Feliz aniversário

…..29 de outubro….
Eder Marcelo Soares Machado…………… Industria Oleo;
Edilso Carraro……………………………… Granja P.Sola;
Joares Bucoski……………………………… Linha Tomazelli;
Juliane dos Santos Paholski……………….. Agrop. Faxinal Dos Guedes;
Laercio Bischoff……………………………. Sao Francisco Do Sul;
Leonardo Francisco Cornelius…………….. Rio Verde/Pr;
Manoela de Conto Liberalesso…………….. Laticinio Sjc;
Patricia Wolski……………………………… Agrop.Mafra;
Robson Roberto Castro…………………… Agr.Irineopolis.

…..30 de outubro….

Acenor Francisco da Silva………………….. Sup.Cel.Freitas;
Ademir Rosa………………………………… Silo S.L.Oeste;
Edriane Mella Zapani……………………… Super Xaxim;
Enilso Reni Henning……………………….. Agr.Itaiopolis;
Paulo Cezar da Costa………………………. Industria Oleo
Rodrigo Belino…………………………….. Gran.Bom Jesus
Volmir de Campos…………………………. Rio Verde/Pr

…..31 de outubro….

Alcione Antonio Silva……………………. Superalfa Chapecó;
Johny Andrei Vogel………………………. Aguinhas;
Lenir Elci Petrolli Batisti…………………. Sup.Cel.Freitas.

…..01 de novembro….

Amilton Gilson Barcelos………………… Agropecuaria SM;
Gilmar Tonello…………………………… Guaraciaba;
Gilson Cortes Roman Ross………………. Posto Comb.FM;
Jocimar Galupe Lima…………………….. Logistica;
Junior Nebauer……………………………. Romelandia;
Luciano Severino Putton………………….. Anchieta;
Luis Fernando Paravisi……………………. Silo Quilombo;
Rafael Haack………………………………. Agropecuaria SM
Talita Trevisan……………………………… Antinhas.

…..02 de novembro….

Ireneu Friedrich Paulus………………………. Silo São Miguel;
Ivanei Correa………………………………….. CD — UBS;
Jair Luiz Bernardi……………………………… Silo Campo Ere;
Marci Augusta Bellei…………………………… Superalfa Chapecó;
Matheus Nunes de Oliveira……………………. Superalfa Chapecó;
Sedinei Brunetto……………………………… Silo/Agrop Vitorino;
Valdir Pauletti…………………………………. Gran. Palma Sola.

…..03 de novembro….

Clarice Perotto Paludo………………………….. Super Ipuaçu;
Denise Galleazzi………………………………… Aguas Frias;
Idimor Dias Cardoso……………………………. Industria Oleo;
Jose Adriano Kelczeski………………………….. Silo Papanduva;
Luiz Antonio Battistel…………………………… Agropecuaria SM;
Mauricio Severo da Silva………………………… Manutenção;
Natieli Maria Romani……………………………. Superalfa Chapecó;
Vanderson Reinaldo Lazarini…………………… Bom Jesus.

…..04 de novembro….

Barbara Franzon Ribak……………………………. Granja Ponte Serrada UPL;
Claudemir Joao Bagatini………………………….. Posto Comb.FM;
Erasmo Carlos Dias Rebelatto…………………….. Superalfa Coronel Martins;
Igor Gustavo Schneider……………………………. Anita Garibaldi;
Joao Batista Lemes…………………………………. Segurança;
Joao Henrique Esteves ………………………………Super Ipuaçu;
Ricardo Chini……………………………………….. Romelandia.

…..05 de novembro….

Cristian Lunedo……………………………………… Aguas Frias;
Gilberto Antunes dos Santos………………………… Cd — UBS;
Jovane Dellalibera…………………………………… Planalto Alegre;
Jovelino Bonho………………………………………. Silo São Miguel;
Julio Cesar Olimpio…………………………………. Industria Oleo;
Leocir dos Anjos ……………………………………..Silo/UBS Xanxerê;
Nei Carlo Cirino……………………………………… Gran.Palma Sola.

Eventos da semana

Dia 01 de novembro:
• 8h às 12h e 13h30min às 17h30min, Treinamento de Segurança para Trabalho em Altura Auditório II — Matriz. 
• 9h às 12h, Treinamento Técnico/Prático sobre Teores de Sólidos no Leite e os Fatores que exercem influência — Propriedade Sr. Alexandre Tansin.

Dia 03 e 04 de novembro:
• 18h30min às 22h, Treinamento sobre Atendimento Auditório II — Matriz para colaboradores da Gerência de Assistência Técnica.

Dia 04 de novembro:
• 11h Encerramento Programa Alfa QTR 2016 em Nova Erechim.

Dia 05 de novembro:
• 10h30min às 12h, Treinamento para Vacinadores — Sala de Reuniões II — Matriz.

Informativo Interno produzido pela Assessoria de Imprensa da Cooperalfa / Responsável: Dolores Rambo

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Cooperalfa Oficial’s story.