Requisitos não Funcionais e Engenharia de Requisitos

Gabriel Araujo
Sep 6, 2018 · 2 min read

Nos últimos anos os serviços de TI se tornaram indispensáveis para a maior parte das empresas, seja na automatização de um processo ou até mesmo a otimização, ganhando tempo e produtividade para os profissionais. Tornando assim o mercado de TI uma necessidade para o desenvolvimento das empresas e organizações.

Seguindo essa demanda, surgiram novas necessidades de projetos cada vez maiores e mais complexos, logo demandando mais tempo da equipe envolvida. E com isso surgiu a Engenharia de Requisitos, que inclui todas necessidades e requisitos para o processo e manutenção dos sistemas, através da documentação.

E para todo projeto existem requisitos, que nada mais é do que a necessidade/demanda que o sistema deve executar. E esses requisitos são divididos em duas partes: funcionais e não funcionais.

Requisitos funcionais são as funções ligadas diretamente ao software, como por exemplo em uma loja de roupas, calcular o total de uma venda. Definido como “o que” o sistema deve fazer.

Já em requisitos não funcionais é definido “como” o sistema deve fazer, sendo assim, não estão relacionados diretamente às funcionalidades do sistema. Também conhecidos como atributos de qualidade, são premissas e restrições. Geralmente definem características como: Sistema Operacional a ser utilizado, método de desenvolvimento, informações sobre servidor, entre outras coisas.

Fonte: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-3-requisitos-nao-funcionais/9525

Gabriel Araujo

Written by

Designer! Developer! Writer?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade