[ELI5] Por que os satélites não aparecem nas fotos e vídeos da Terra?

Tudo uma questão de proporção.


Nota: o termo ELI5 significa “Explain Like I’m 5”, ou “̶e̶x̶p̶l̶i̶c̶a̶r̶ ̶g̶o̶s̶t̶a̶r̶ ̶e̶u̶ ̶e̶s̶t̶o̶u̶ ̶5̶” “me explique como se eu tivesse 5 anos”, é uma expressão que significa explicar uma questão, geralmente complexa, em termos mais simples (mas não necessariamente em palavras de uma criança de 5 anos).


Na manhã de hoje eu me peguei vendo uma página de flat-earthers — pessoas que REALMENTE acreditam que a Terra é plana. Muitos dos argumentos que eles usam pra embasar essa alegação são facilmente refutáveis, como o fato de que não é possível ver a curvatura da Terra no horizonte — quando a realidade é que, tomando um campo de visão de 90 graus, e um horizonte a 5km de distância, é possível calcular que a distância ocupada pelo horizonte na visão é de meros 10km, que é um número virtualmente irrisório quando comparado aos quase 38 mil km de circunferência que a Terra possui. Isso tirando o fato, é claro, de que você, no Rio de Janeiro, não consegue ver a praia da Joatinga estando no Pontal, algo que você deveria conseguir se a Terra fosse plana, pois são menos de 20km de distância entre os dois pontos, e também tirando o fato de que você consegue ver mais longe estando mais alto, algo que jamais aconteceria num modelo plano da Terra, etc, etc, etc.

Enfim, depois de sucessivos cliques pelas fotos pra continuar examinando os argumentos, quando eu dei por mim, vi que a página estava começando a escarnecer de coisas como a teoria da relatividade e a ida do homem a Lua, e aí que eu percebi que eu já tinha ido longe demais. Mas enquanto eu clicava eu me deparei com uma questão que eu mesmo já me havia feito um tempo atrás: onde estão os satélites nas fotos que tiram da Terra?


É uma questão razoável. A gente tem centenas de milhares de satélites em órbita e é no mínimo estranho que eles não apareçam em nenhuma foto. Or is it?

Antes de mais nada, vamos começar pelo simples: a maior parte das fotos e vídeos da Terra que a gente recebe aqui embaixo vem da Estação Espacial Internacional, que orbita a 400km da superfície terrestre, enquanto a maioria esmagadora dos satélites está localizada em pontos muito além dos 1500km de altitude.

Porém, volta e meia, uma sonda tira uma foto da Terra enquanto parte em missão rumo a algum canto remoto do Universo. Por que a gente não vê os satélites nessas fotos, então? Bom, simplesmente por uma questão de proporção.

O planeta Terra tem um diâmetro de 12 mil quilômetros, enquanto que a Estação Espacial Internacional — o maior objeto atualmente no espaço já feito pelo homem — mede cerca de 100 metros. Então, em uma imagem com 12 mil pixels de altura e 12 mil pixels de largura, onde o planeta Terra ocupa toda a imagem (exceto pelos cantos, obviamente), a Estação Espacial Internacional, a maior criação do homem a flutuar no espaço, ocupa um décimo de pixel. Isso sem contar o fato de que seria necessária uma câmera de 144 megapixels pra gerar essa imagem, cerca de 10 vezes maior que a imagem produzida pela câmera do seu celular.

Se você considerar que um satélite tem em média cerca de 10 metros, na mesma imagem acima, ele ocuparia um centésimo de pixel. Uma outra forma de frasear: você precisaria colocar 100 satélites concentrados em um único ponto pra conseguir ver UM pixel de diferença. Pra que cada satélite desse ocupasse 1 pixel de uma imagem, você precisaria de uma imagem de 1.44 TERAPIXELS. Isso são 1,44 milhões de megapixels.

Nas fotos normais, a resolução é bem menor, então ver objetos tão pequenos perto de um planeta tão grande se torna impossível.

Em resumo, não é que os satélites não estejam lá. Nós é que somos grandes demais.