O oráculo das velas — DESENVOLVIMENTO DA CERIMÔNIA DE ADIVINHAÇÃO
As velas são a fonte de muitas possibilidades, desde que sejam utilizados com a devida propriedade.
Não se pode realizar um cerimonia acendendo uma vela simplesmente na cor que lhe agrade com a improvisação de algumas frases ou fazendo pedido de um efeito mágico absolutamente caprichoso.
O fato de acender uma vela para um ritual já é um ato de magia por si mesmo, por isso você deve estar com boa disposição para a sua realização, com uma preparação prévia, uma concentração profunda, a correspondente eliminação do espírito de impurezas que podem interferir no cerimonial e um cuidado extremo em todos e em cada um dos passos que devemos dar para obter o máximo benefício do ritual.
Ainda hoje se podem observar rituais ancestrais, cujo centro de poder gira em torno do fogo.
Desde que o homem dominou o fogo e começou a reunir ao seu redor, isso seria provavelmente, as primeiras cerimônias rituais desenvolvidas pela espécie humana, a evolução do próprio fogo, suas formas caprichosas e as suas diferentes tonalidades cromáticas.
Tais rituais com o fogo eram feito pelos denominados feiticeiros, magos, bruxos, xamãs, etc., de diferentes tribos. Sem dúvida, um dos primeiros elementos que começaram a procurar entender melhor, e nele buscavam explicações para fatos desconhecidos e profecias.
O fascínio que este elemento acarretaria em os homens primitivos posteriormente foi transmitindo de geração em geração até chegar aos nossos dias.
CURSO EQUILIBRANDO SUA ENERGIA > Descubra essa experiencia(Aqui)
Ainda hoje se podem observar rituais ancestrais, cujo centro de poder gira em torno do fogo. O fogo como simbolismo de “luz” as “trevas” está mais do que documentado em varias culturas por todas partes do mundo (desde os egípcios até os maias) se basearam no culto ao Sol, principal fonte de calor, luz e energia, ao qual chamavam de “o grande fogo”.
Não é de admirar, portanto, que o fogo, considerado sagrado em muitas tribos e povos de todo o planeta, fora o centro das atenções, o núcleo em torno do qual girava a existência dos homens desde o princípio dos tempos e que, através dele, tentavam dar respostas a todas as incógnitas que se levantavam.
Foi a partir da observação de suas chamas, suas formas e cores, que surgiu o que hoje em dia é conhecido como a arte de adivinhação através do fogo.
O oráculo das velas:
O sistema divinatório atual baseia-se em uma dupla observação das velas, que deu lugar a duas artes divinatórias distintas e complementares.
Uma delas é a derivação lógica e direta da antiga observação do fogo das fogueiras: a chama; a outra é a observação das formas da cera. Ao olhar uma vela, os entendidos e especialistas nestes temas podem realizar dois tipos de interpretação que podem ser complementares ou independentes.
Não se pode em poucas palavras explicar todos os mecanismos do processo de adivinhação que se realiza com este sistema de observação, mas sim entender de forma generalizada seu significado.
PASSOS PRÉVIOS:
Em primeiro lugar, convém escolher uma vela de cor que se adapta ao signo astral. Cada um dos doze signos do zodíaco é regido por uma cor correspondente. Por outro lado, cada cor corresponde a um dia da semana.
As cores e os dias tem a propriedade de facilitar e potenciar os contatos psíquicos, viagens astrais e as artes divinatórias em geral.
Após a purificação, devem ser colocadas na mesa de trabalho, quatro velas, cada uma indicando um ponto cardeal, denominadas velas de cerimonial, de forma triangular, se possível, todas prateadas, que são as mais indicadas para favorecer a interligação da pessoa que celebra a cerimônia de adivinhação com as forças psíquicas do ambiente que lhe facilitarão as previsões.
Outro passo prévio para adivinhação com velas é o relaxamento total, a nível físico e espiritual. Uma vez que a disposição da pessoa para realizar o ritual seja adequada, concentrar sua mente no objetivo da cerimônia que vai iniciar.
DESENVOLVIMENTO DA CERIMÔNIA DE ADIVINHAÇÃO:
Por exemplo, uma pessoa do signo de Aries, que pretende realizar uma cerimônia de adivinhação com as velas deverá escolher uma cor vermelho e celebrar o ritual em uma terça-feira.
No entanto, no caso de que a consulta esteja destinada a divulgar temas e projetos de outra pessoa diferente de quem realiza o ritual, então deve-se usar uma vela branca.
Antes de dar o passo seguinte tem que escolher um local onde realizara o ritual, livre de correntes de ar que podem prejudicar o processo de combustão da vela.
Para proceder à purificação do local escolhido, faça uso de algum incenso e deixe queimar até a sua total extinção. O incenso é um elemento purificador.
Em seguida, acendem-se com um fósforo de madeira, as quatro velas, começando pela que aponta para o norte e seguindo o sentido dos ponteiros do relógio.
Uma vez acesas as velas, pronunciar-se-á a questão que se deseja, e se realizará a seguinte envocação:
“Que o poder destas quatro velas, símbolo dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, me ajude a encontrar a resposta para a pergunta que eu faça.”
Em seguida será feita a pergunta, que se repetirá por quatro vezes, em intervalos de quinze segundos, e se acende a vela central, na cor correspondente escolhida de acordo com o signo astrológico ou branca se a pergunta é para outra pessoa, e que coincida com o dia em que deve ser usada.
Considere que qualquer pessoa que se dedique durante alguns minutos a observação de uma chama pode acabar por imaginar figuras que o próprio movimento da chama sugere, mas então já não se trata de interpretar a figura da chama, mas de dar a esta algumas figura algo que foi criado no inconsciente da pessoa que a observa.
PASSOS PRÉVIOS:
Em primeiro lugar, a pessoa a realizar a cerimônia centra-se, liberando o corpo de preocupações e problemas, até chegar a um estado de neutralidade, deixando a mente em branco. Para isso, alguns exercícios de respiração são os mais adequados.
Se tentar fazer inspirações profundas pelo nariz, segurar o ar nos pulmões durante o máximo de tempo que puder e, em seguida, espirado lentamente pela boca. À medida que se repita o exercício de inspiração-retenção-exalação, a capacidade de retenção aumenta, o corpo relaxa e se facilita a concentração mental. Cinco minutos de inspirações seriam suficientes. Em seguida, acende a vela com fósforo de madeira e fecha os olhos.
CURSO EQUILIBRANDO SUA ENERGIA > Descubra essa experiencia(Aqui)
DESENVOLVIMENTO DA CERIMÔNIA:
Antes de pronunciar a pergunta que você deseja, deve concentrar-se nela, coisa que é fácil se foi feito corretamente os exercícios de respiração.
O próximo passo é fazer a pergunta, quatro vezes, em intervalos de quinze segundos entre uma e outra, sempre com os olhos fechados. Em seguida, abrirá os olhos por alguns segundos e fixada-la na forma e figura da chama.
INTERPRETAÇÕES DAS FIGURAS:
Você pode repetir a pergunta para ter uma idéia aproximada de qual foi a resposta da vela à pergunta realizada, após cada pergunta e a consequente observação da chama, há que consultar a seguinte lista de opções para achar a resposta correspondente. Evidentemente que aqui não se encontram todas as respostas já que existem tantas respostas como perguntas possam ser feitas, mas servirá para que possa estabelecer uma ideia geral da resposta recebida.
•Aumento repentino do brilho da chama: mau presságio. Aviso de perigos, más companhias, empresas que não chegam a um bom fim. A solidão, convém repensar os projetos previstos e refletir profundamente sobre a forma em que a pessoa vive, pensa e age.
•Estalo sem faíscas: possibilidade de sofrer de problemas ou em geral, dificuldades.
•Estalos: erros de cálculo e planos relacionados a projetos e trabalhos. Podem também estar relacionados com terceiros.
•Extinção inesperado da chama: fracasso. Graves problemas, adversidades e até mesmo acidentes.
•Chama com movimento da direita para a esquerda: má sorte. Os projetos não prosperam; nem o amor.
•Chama com movimento da esquerda para a direita: boas notícias. Situação adequada para conquistar a pessoa amada.
•Chama em zig-zag: projetos e idéias truncados. Traição por parte de algum conhecido e até mesmo amigos.
•Pequena luz na ponta do pavil: sucesso em projetos iniciados ou prestes a iniciar. Prosperidade, lucros inesperados, boa sorte.
•Súbita elevação da chama: sucesso em seus projetos e no amor. Reconhecimento do trabalho realizado.
•Súbita elevação e súbito rebaixamento da chama: problemas familiares. Altos e baixos no relacionamento.
- Vários pontos de luz no pavil: principais descobertas. Inicia-Se uma nova etapa da vida. Ampliação de conhecimentos e, talvez, também dos membros da família.
A adivinhação por meio da cera:
Este sistema de adivinhação baseia-se na observação da vela, mais especificamente, na forma que toma a cera logo após a vela ser acessa e a cera começar a deslizar para a parte inferior da mesma.
Trata-Se de um sistema de adivinhação mais fácil que o anterior, uma vez que a cera solidificada não muda de forma ou figura, e o pode-se observá-la o tempo desejado, até ter certeza de que a forma que você vê é o que corresponde à interpretação posterior.
Por outro lado, o processo que se desenvolve entre a realização da pergunta e a obtenção da resposta é mais longo que no ritual da adivinhação da chama.
PASSOS PRÉVIOS:
Em primeiro lugar, deve-se concentrar liberando o corpo de preocupações e problemas. Para isso deve realizar os mesmos exercícios de respiração que já foram ditos no ponto anterior, ou outros que sirvam para alcançar idêntico objetivo.
Em seguida, acende a vela com um fósforo de madeira e depois de observá-la durante alguns minutos, fechar os olhos.
DESENVOLVIMENTO DA CERIMÔNIA:
Antes de pronunciar a pergunta que você deseja deve concentrar-se nela. Em seguida, abrirá os olhos e dizer a pergunta, em voz alta e uma única vez, e observar a cera da vela e a formação que surgira na mesma.
INTERPRETAÇÕES DAS FIGURAS:
Para se ter uma idéia aproximada da resposta da vela à pergunta realizada, após cada pergunta deve ser consultado o seguinte listagem:
•Queda muito rápida de uma gota de cera para a base: boas notícias, que chegarão rapidamente.
•Uma grande gota que se ramifica em sua queda: representa um bom presságio. A pessoa em questão está equilibrada tanto quanto ao seu estado físico quanto ao seu estado espiritual e amoroso.
•Gota de cera pelo lado direito: solução de problemas. Resposta positiva.
•Gota de cera pelo lado esquerdo: Resposta negativa e demora na solução de problemas
•Mudança de lado da gota de cera em sua queda: futuro incerto. As soluções para os problemas chegam, mas demoram para acontecer.
•Várias gotas que se juntam formando uma maior: se cair pela direita, você encontrará a ajuda de alguém para encontrar as respostas para seus problemas. Se cair pela esquerda alguém resolvera para você seus problemas.
•Gotas que antes de chegar à base param e se unem a outras nesse ponto: bom presságio. Rápidas soluções para as questões pendentes.
- Gotas que chegam até a base da vela mas fazendo várias pausas breves: Mau presságio. Pessoa indecisa, irresponsável e incapaz de resolver seus problemas. Difícil solução.
A adivinhação por meio do resíduo de cera:
Este último sistema de adivinhação é baseada na observação da cera uma vez finalizada por completo a sua combustão, ou seja, quando a vela já queimou completamente e sobrou restos de cera.
Estes restos são conhecidos com vários nomes, mas aqui é usada, talvez, o mais descritivo: resíduo de cera.
Ressaltamos que, assim como você pode aprender com certa facilidade a arte da adivinhação através da chama e as gotas de cera, a arte da adivinhação através do resíduo de cera é muito mais complicado e difícil. Requer muita prática e é muito mais eficaz se aprendido diretamente com um bruxo ou mago especializado neste sistema.
No entanto, é difícil encontrar pessoas suficientemente preparadas e dispostas a ensinar esta arte.
Para interpretar corretamente as figuras que se formam se devem ter em conta as formas, símbolos, pequenas saliências, traços de comunicação e ramificações formadas pela cera ao derreter quando a vela está nos últimos instantes da combustão.
PASSOS PRÉVIOS:
Em primeiro lugar, para realizar o processo de adivinhação, você pode usar uma vela de qualquer tamanho, embora, obviamente, uma vela de dimensões reduzidas, será a mais adequada.
Caso contrário, você pode fazer uso de uma vela normal e até mesmo grande, mas tendo em conta que quanto maior a quantidade de cera restante da combustão, mais figuras e símbolos terão que decifrar e, como já foi comentado, mais dificuldades aparecem na interpretação.
Outro aspecto importante é a base sobre a qual se apoiará a vela. Convém que seja uma base à prova de fogo, lisa, não porosa, totalmente plana, sem nenhuma inclinação, e que seja fácil de limpar.
A pessoa que realizara a cerimônia, se concentrará, realizando os exercícios de respiração já comentados ou outros que tiverem o mesmo fim: a absoluta liberação de problemas e pensamentos e essencial.
DESENVOLVIMENTO DA CERIMÔNIA:
Em seguida, acende a vela com um fósforo de madeira, formula a pergunta, se concentrará na vela e deixa que esta se consuma na sua totalidade.
Deve-Se evitar que se criem correntes de ar, enquanto a vela estiver em processo de combustão.
INTERPRETAÇÕES DAS FIGURAS:
Mais do que em qualquer um dos outros sistemas de adivinhação, das formas a seguir descritos devem ser consideradas apenas como noções básicas e nunca como interpretações definitivas:
•Resíduo em forma alongada: falta de objetivos. Necessidade de ajuda de outras pessoas.
•Resíduo em forma animal: de acordo com o animal seja de ar, mar ou terra significará uma coisa ou outra. Em geral, se de “ar” se tratará de boas notícias, mudanças positivas; se é de mar, de mudanças iminentes, até mesmo de amizades e de trabalho; e se é de terra, estabilidade e boas perspectivas a longo prazo.
•Resíduo em forma circular: situação indefinida. Soluções a longo prazo.
•Resíduo de forma quadrada: sucesso em assuntos amorosos e sentimentais.
•Resíduo em forma da letra: sem entrar em detalhes específicos do que cada letra pode significar, se a letra fica invertida é um mau presságio em questões laborais e econômicas.
Se a letra ficar em sua forma correta a interpretação é positiva em relação aos mesmos aspectos.
•Resíduo em forma de retângulo: ajuda inesperada. Pode ser de ordem econômica (presente ou doação) ou como conselho de trabalho ou profissional.
- Resíduo em forma semi-circular: Problemas. A pessoa em questão encontra-se em estado de saúde crítico, que se resolverá se os lados do semicírculo, dirigem-se para ela (a própria pessoa que fez a pergunta).
Cores Generalizadas: Velas, dias da semana e os Zodíacos:
•Segunda-Feira: Branco : Câncer
•Terça-Feira: Vermelho : Aries
•Quarta-Feira: Violeta : Libra
•Quinta-Feira: Azul : Aquário, Peixes e Sagitário
•Sexta-Feira: Verde : Touro
•Sabado: Preto : Escorpião, Virgem, Capricórnio
•Domingo: Amarelo : Gêmeos e Leão
Ao acender uma vela esta se colocando uma série de forças cósmicas através das quais são alterados os acontecimentos, fazendo com que as forças psico-sensoriais agem favorecendo os desejos da pessoa que realiza a evocação, também denominada oficiante ou mestre de cerimônias.
Ao tratar-se de forças invisíveis, mas naturais, não se recomenda usar elementos artificiais para acender avela, ou seja, isqueiros, eletrônicos ou outros elementos que por si só iriam interferir no bom desenvolvimento do início do cerimonial. Por este motivo, recomenda-se que acenda a vela com um fósforo de madeira, o elemento natural por excelência.
CURSO EQUILIBRANDO SUA ENERGIA > Descubra essa experiencia(Aqui)
LEIA também:
•Estudar Magia Sozinho? Auto-estudo(AQUI)
Um forte abraço:
Mago Bruno Ogando Sanchez
Trabalhos de Magia, Alta Magia, Espirituais, Energéticos e Radiestesia. (Aqui)