Como aprender qualquer coisa sozinho, com pouca grana e muito mais rápido

Meu método pessoal, dividido em 4 etapas, para você que, assim como eu, não tem grana pra gastar e se sente frustrado com seu progresso quando tenta aprender algo sozinho (idioma, linguagem de programação ou seja lá o que for).

Gil Vieira
4 min readMay 5, 2016

ETAPA #1 — Consumindo conteúdo

Como imergir no assunto e consumir ele de forma ágil:

Escolhendo as fontes

Antes de tudo, vamos escolher de onde vamos obter o conteúdo. É importante, para maior imersão, escolher fontes de conteúdo em todos os formatos de mídia que você pode ter contato diariamente (vídeos, áudio, leitura, app’s).

Você pode usar um smartphone para centralizar o consumo desse conteúdo: assistir vídeo-aulas e tutoriais no YouTube, ouvir Podcasts sobre o assunto que quer aprender e instalar os app’s (como o Duolingo para aprender idiomas). Para leitura de livro digital eu uso o Kindle, mas você pode baixar o App deles para iOS e Android.

Acelerando

Agora, precisamos pegar todos estes vídeos, podcasts e livros e consumir tudo o mais rápido possível. Você pode diminuir o tempo que vai ler um livro usando e treinando leitura dinâmica (muito bem explicando nesta página do WikiHow).

Para os vídeos e áudios, procure players que deem suporte a execução em velocidades maiores. Com o player do youtube ou o aplicativo de podcast do iOS você consegue aumentar a velocidade em até 2x, ou seja, o mesmo conteúdo na metade do tempo. Não se assuste, depois de 1 minuto nessa você acaba pegando o ritmo e acompanhando e entendendo tudo que ouvir.

Acelerando reprodução no YouTube

#ETAPA 2 — Absorvendo informações

Ok, você consegue ler 1 livro de 300 páginas em apenas algumas horas, e agora consegue assistir vídeos e podcasts na metade do tempo que levava antes. Como absorver esse conhecimento que consumi tão rápido?
Humilde e simples: faça anotações.

Você talvez desconheça o poder de fazer anotações.

Quando você anota alguma coisa, seu cérebro precisa interpretar seus pensamentos para tentar colocar de forma clara no papel. Neste processo você acaba aumentando a longevidade com em que a informação vai ficar na sua cabeça. Carregue sempre uma caneta e um caderninho com você e sempre, SEMPRE volte para revisar o que escreveu, crie o hábito de periodicamente folhear e ler suas anotações.
Revisar informações em um intervalo contribui para fixar a informação na sua memória de longo prazo (pesquise sobre Sistema de Memória Espaçada no Google).

ETAPA #3 — Imersão total

Hackear o cérebro para que ele dê tanta importância ao assunto que você quer aprender, quanto ele dá para lembrar seu corpo de respirar.

Não é bem assim (ainda…)

Sempre que possível, você precisar estar em contato com o assunto que quer aprender. Para aprender a falar em Russo, por exemplo, você pode:

  • Trocar o idioma do seu celular e do computador para Russo.
  • Assistir filmes e séries em Russo (legendado e depois sem legenda).
  • Ouvir música russa e podcasts russos.
  • Ir em ou promover encontros (como este) em que as pessoas vão para conversar em outros idiomas.
  • Ensinar alguém, pois já se dizia Confúcio:

Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.

ETAPA #4 — Ensinando para aprender, considerações finais.

Parte de aprender é passar o conhecimento adiante. Crie um blog, discuta com amigos e se possível, crie um curso sobre o assunto. Isso vai te obrigar a ir ainda mais longe. Se a falta de tempo for sua inimiga, tente começar pequeno. Dedicar 10 minutos ao dia em estudar é muito mais que dedicar nada. Procure entender como criar hábitos para alcançar seu objetivo e não fique dependente da sua força de vontade, pois ela vai falhar.

Não aceite nada como verdade absoluta, pratique o ceticismo e não tenha medo de expor o que sabe. Às vezes você vai descobrir estar errado só quando alguém te corrigir, ser corrigido é bom.

Discuta, procure blogs, grupos do Facebook, Whatsapp (se não estiver derrubado enquanto você lê isso), use a internet a seu favor e menos para vigiar a vida alheia. Você só depende dos seus hábitos, crescer 1% ao dia vai te fazer gigante no fim de 1 mês, ano, década…

Aguardo comentários e sugestões para discutir este artigo (pode ser por e-mail se achar melhor), juntos podemos melhorar.

--

--