Como se livrar da PREGUIÇA fazendo pouco, ou quase nada

Um guia realista sobre como se esquivar dessa falta de coragem para realizar coisas.

Se você é do tipo que realmente precisa ler este artigo, é muito provável que não passe daqui…

Ok, você já sabe que todos nós sofremos com preguiça, alguns de nós são verdadeiras mulas empacadas no sofá pois, “Por inércia, um corpo em repouso tende a continuar em repouso”.

Você provavelmente também já sabe, caso já tenha procurado ajuda na internet antes, que o melhor jeito de se livrar da preguiça é “Fazer Algo”, quem sabe acordar ás 6 da manhã e fazer exercícios…

O meu problema com isso é o seguinte:

Como fazer algo para se livrar da preguiça sendo que a preguiça não me deixa fazer algo?

Aceitando a Derrota

Sejamos honestos, a preguiça sempre ira vencer e você sabe disso; a Netflix sabe disso; o YouTube sabe disso e mantem uma playlist reservada pra te foder no limbo da procrastinação. Para nos livrarmos das amarras da “Falta de vontade de fazer qualquer coisa”, vamos precisar de atitudes simples que possam ser realizadas mesmo naquelas manhãs de domingo.


1) Dormir de forma inteligente

O sono é composto de ciclos de 1h30m entre o estados mais profundo (REM) e mais leve. A sensação de cansaço ao acordar geralmente é maior quando você é despertado durante o estágio do sono REM, sabendo disso, você pode usar apps que calculam o melhor horário para acordar com base na hora em que pretende dormir. Programe o alarme para te acordar no momento exato sem perder disposição, e pronto.

2) Fazer pouco é melhor que fazer nada

Se você planeja criar um novo hábito, como escrever um blog, por exemplo, você pode tentar se cobrar de escrever apenas uma linha por dia. Isso mesmo, vá aos poucos, o mais importante é a ignição, se não rolar tudo bem, volte amanhã e tente outra vez.

3) Pequenas tarefas criam grandes monstros

Evite deixar que pequenas tarefas se acumulem, pegue tudo que for muito fácil e rápido de se fazer e apenas faça.

4) Divida tarefas longas em partes menores

Se você nunca ouviu falar da técnica Pomodoro, saiba que esta perdendo uma das grandes soluções anti-procrastinação na hora de encarar tarefas grandes. Na técnica Pomodoro, basicamente, você divide o tempo em ciclos de 25 minutos para focar em sua tarefa e mais 5 minutos de pausa fazendo algo que goste. a cada 4 ciclos, tire uma pausa maior de 15 minutos. Você pode procurar por Pomodoro em sua app store, existem diversos aplicativos para ajudar a gerenciar estes ciclos.

O Pomodoro ajuda a se sentir recompensado pelo trabalho nas pausas, e aumentar sua produtiva nos momentos de foco absoluto. Saiba mais aqui.

5) Dificulte a procrastinação

Se você se perde no buraco negro de links do YouTube, Medium, Facebook, Twitter… saiba que dá pra fugir com soluções simples: Você pode usar extensões para Chrome como o Block Site, bloquear os sites que estão te atrapalhando com senha. Eu peço para alguém criar a senha pra mim, fica mais difícil burlar quando você tem essa barreira social colaborando para sua desistência de procrastinar.

No Smartphone a solução é mais simples ainda: Desinstale todos os aplicativos que só servem para te atrapalhar, e isso inclui o Whatsapp. Vá por mim, as pessoas com quem você realmente precisa falar vão te ligar ou estarão sempre perto de você.

6) Procure um médico

É importante avisar que a preguiça pode estar associadas a algumas doenças e deficiências de vitaminas. Se mesmo com essas dicas você ainda não conseguiu vencer a preguiça, pense a respeito sobre procurar a ajuda de um médico.

Conclusão

Gosto de pensar que a preguiça só existe quando as coisas estão minimamente confortáveis para nós, mamíferos que repousamos quando não há necessidade de procurar comida ou fugir do predador. Mesmo assim, a roda tem que continuar a rodar e com pequenos hacks podemos manipular nossos instintos e alcançar nossos objetivos. Como já falei em outro artigo: Não dependa da sua força de vontade, pois ela vai falhar.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.