Dicas que me ajudaram a ler 41 livros em 2016

Gil Vieira
5 min readJan 4, 2017

Eu sempre gostei de ler, mas não encontrava tempo o suficiente para ler tudo que eu queria por conta do trabalho e outros compromissos. Ler é uma oportunidade de estar em contato com mentes brilhantes que vão te auxiliar nesta fase (20–30) onde temos muito potencial mas pouca experiência. Se somos a média das 5 pessoas com que mais convivemos, que tal conviver com homens e mulheres brilhantes que registraram seus pensamentos e técnicas!?

No começo do ano tomei uma decisão e me comprometi a ler 20 livros durante o ano (que no final se tornaram 41). Isso só foi possível com uma mudança de prioridades, alguns hábitos e técnicas que me fizessem alcançar este objetivo. Essa é a minha experiência e espero que possa ser útil para você também.

Defina seus objetivos com a leitura

Para mim, a leitura é uma forma de consumir informação como qualquer outra (ouvir um podcast, assistir um filme…), meu objetivo foi melhorar profissionalmente e intelectualmente, para isso foquei em consumir literatura de negócio e técnica e menos em ficção ou romance.

Entendendo seus objetivos com a leitura, a motivação para continuar lendo aparecerá naturalmente, você irá enxergar valor no processo. Se tiver dúvidas de como escolher os livros que for ler e o tipo de conteúdo que vai ser importante para você, recomendo dar uma lida em outro artigo meu sobre Dieta de Informação.

Leia uma página por dia

Criar hábitos é uma tarefa difícil, e fica muito mais complicada quando se torna um sacrifício que exige muito esforço.

Troque a obrigação de fazer um grande esforço, por uma pratica diária com uma meta fácil de atingir e que servirá de gatilho para prolongar a leitura e criar o hábito naturalmente.

Foi assim que em muitos dias que eu não me sentia com vontade de ler, acabei sendo persuadido pela leitura que me era interessante.

Leitura Dinâmica

Essa dica funciona muito bem com assuntos que você já domina ou com leitura de ficção para entretenimento, acho inclusive que as cenas descritas nos livros ficam mais dinâmicas e chegando bem mais próximo a velocidade natural de como as coisas acontecem se estivesse vendo um filme. Basicamente você começa a ler o mais rápido possível em uma velocidade que seja compreensível.

No começo você pode usar o dedo ou um lápis para seguir as palavras, quando se sentir seguro(a) siga apenas com os olhos, aumentando progressivamente a velocidade até o ponto em que se sinta confortável e entendendo o que esta lendo.

Existe um vídeo ótimo do Fernando Mesquita explicando melhor as técnicas de Leitura Dinâmica.

Audiolivro

Existe muito preconceito com audiolivros por encararem como uma maneira mais fácil e por isso injusta de se ler um livro. Como disse anteriormente, ler um livro é um processo de consumir informação e fixar conhecimento. Se o livro pode ser consumido de uma forma alternativa em que você possa executar uma tarefa mecânica ao mesmo tempo sem perder a atenção, então porquê não fazer? Além disso, dependendo do player de áudio que você usa, você pode aumentar a velocidade do áudio e terminar o audiolivro na metade do tempo.

Aumentar a velocidade do áudio não é uma boa prática, na minha opinião, quando você esta ouvido um audiolivro de ficção (já que envolve a atuação do locutor para enriquecer a obra). Se for um audiolivro de um assunto técnico ou educacional, recomendo manter um bloco de notas por perto e tomar notas dos conceitos que você considerar importante, assim como já disse no artigo sobre aprendizado que é o mais visitado aqui do blog.

Kindle

O Kindle pra mim é uma ferramenta ótima de produtividade para ler artigos e para manter seus livros sempre por perto, sem que você precise levar carga extra em viagens, uma carta na manga quando precisa pegar uma fila ou esperar alguém. Outra boa noticia é que o Kindle tem um serviço ótimo que te da acesso a uma quantidade enorme de livros por um preço bem razoável, O Kindle Unlimited.

Se você não tem dinheiro para comprar um Kindle agora, mas possui um smartphone ou um tablet, você pode baixar o app que a Amazon disponibiliza para Android e iOS. Se tem dúvidas sobre os benefícios de ter um Kindle, leia o artigo que escrevi sobre ele aqui no blog e dê uma chance a ele.

Conclusão

Ler um número considerável de livros em um ano requer um pouco de disciplina e comprometimento, estabelecer pequenas metas para construir o hábito de leitura para então alcançar este objetivo.

Existem diversas técnicas como leitura dinâmica e outros formatos de conteúdo como Audiolivros, que podem ajudar a manter-se sempre dentro de boas histórias ou consumindo informação que enriquece e colabora para o desenvolvimento pessoal, mesmo quando esta preso em tarefas repetitivas e que exigem pouca atenção.

A mobilidade que o Kindle e outros e-readers oferecem, ajuda muito quem esta sempre indo de um lugar para outro ou se encontra preso em situações onde o tempo esta sendo desperdiçado.

Neste ano que passou, com as dicas que deixei aqui, consegui atingir minha meta pessoal de livros que gostaria de ler (inicialmente 20 livros) em menos tempo do que imaginava, e fui além e acabei dobrando a meta e conseguindo ler bem mais do que acreditava que seria possível para mim. E que venha 2017!

Quantos livros você já leu em um ano?

Deixe seu comentário contando suas dicas para ajudar quem quer ler uma boa quantidade neste ano.

(Capa do artigo: https://bossfight.co/book-sitting-reading-2/)

Gostou deste artigo? Saiba que tem muito mais lá no blog do 1motivo pra correr atrás. Compartilhe o post para dar aquela força :)

--

--