Eduardo Marinho

Então, o que é ter sucesso afinal?

Gil Vieira
4 min readDec 31, 2016

--

Generalizando, nossa obtenção de sucesso hoje em dia é baseada em consumir coisas que ainda não temos ou que as pessoas a nossa volta não têm. Sempre estamos atrás de ter uma casa melhor, um carro novo, um smartphone mais rápido e um salário mais alto.

Se isso é sucesso, por que continuamos tristes?

Acreditamos que com mais dinheiro, poderemos comprar coisas que nos deixaram mais felizes. Mentalizando este conceito todos os dias, o que temos é uma competição diária para saber quem é o melhor e mais bem sucedido da vizinhança, do trabalho e de qualquer âmbito social que frequentamos.

Queremos ir mais longe que as outras pessoas pois sucesso, até então, é baseado em ter uma felicidade maior que os outros, se não for assim a impressão que temos é a de que somos medianos. Ser comum não é o ideal de sucesso para ninguém que pensa assim.

Toda essa competição é injusta, alguns dizem que a meritocracia dita quem merece ou não sucesso. Como dar toda essa responsabilidade ao conceito de meritocracia se todos nós nascemos com bases desiguais. Não venho de família abastada, comecei com uma puta desvantagem e isso me faz ter que me esforçar 10 vezes mais que alguém de classe média, e 40 vezes mais que alguém que nasceu com muitos recursos disponíveis.

Como não ficar triste sabendo que por mais que você tente, qualquer tipo de felicidade que envolva dinheiro, depende de ter nascido em uma família mais influente ou ter que destruir sua saúde correndo atrás para alcançar quem já saiu em vantagem?

Se seu sucesso depende de muito dinheiro, sinto muito, você será infeliz para o resto da vida.

Se você tem filhos, provavelmente já passou pelo processo de comprar algum brinquedo que eles queriam muito, um daqueles bem caros que vivia passando nos comerciais da Cartoon Network.

Quando você finalmente deu o tal brinquedo para a criança, houve aquela explosão de felicidade, a criança dormiu com o brinquedo, dias de grude da criança brincando com aquele pedaço de plástico colorido modelado, quando do dia pra noite o brinquedo deixou de ser importante.

O mesmo acontece quando você enxerga ideal de consumo como sucesso. As coisas vem, se tornam rotineiras e você quer ir buscar algo maior e melhor. Não tem nada de errado nisso, a necessidade constante de evoluir é o que nos trouxe como espécies ao topo da cadeia alimentar. Alcançar um desejo por consumo pode até produzir uma boa quantidade de hormônios de felicidade em você por uma semana, mas sucesso mesmo é ser e não ter.

Felicidade não paga as contas

Sucesso não é ter mais recursos, é ter recursos suficientes para ser feliz.

Minha felicidade hoje é “Criar e Aprender”, para criar e aprender eu dependo de recursos que custam dinheiro: Um notebook para escrever e trabalhar, uma casa que esteja alinhada com a rotina que eu levo, energia para estes equipamentos, livros, comida, água…

Para bancar estes recursos, dedico uma quantidade de horas do meu dia a um empregador que me paga para estar lá e colaborar com minhas capacidades nos projetos que gerem lucro para a empresa. O que tomei cuidado, foi na hora de buscar uma empresa e uma posição que fosse alinhada com meu ideal de felicidade. Se tem uma profissão que cria e aprende constantemente, é a de programador.

O que estou querendo dizer é o seguinte: não corra atrás de mais dinheiro do que precisa, corra atrás de poder viver o que te faz feliz todos os dias. Se mentalizar e buscar isso, seu sucesso será uma constante no seu presente e não uma estimativa para o futuro.

O primeiro passo de qualquer sucesso, é a sobrevivência. Mas acredito que vá concordar comigo, que uma sobrevida não é o ideal de felicidade para ninguém. Quando além de buscar sobrevivência, você busca a felicidade real que não é baseada em consumo, as coisas acontecem e a estabilidade financeira vem naturalmente, mesmo se não vier não será um problema já que você não irá sentir esta necessidade se estiver satisfeito e grato pelo que tem.

Não deixe o sucesso para o futuro

Na vida real não há garantias, não há controle. Você não tem como saber se no futuro será feliz, então foque em ter sucesso todos os dias. Se seu objetivo é de longo prazo, faça um pouquinho por dia. Se esse pouquinho por dia não estiver te fazendo feliz, troque! Se você não for feliz agora, não será nunca. A pressa só vai te causar problemas, ansiedade, e até Burnout. Já é comprovado, que uma das maneiras mais eficazes de aprender e alcançar qualquer objetivo é tendo paciência e sem ficar exausto, a exaustão não vai te deixar mais próximo do seu objetivo, só vai te deixar cansado para tentar ainda mais.

Não entenda fracasso como algo ruim

Quando você era bebê, teve que cair várias vezes até aprender a andar, por que agora é diferente? Por que você esta adulto? Claro que não! É um erro que em culturas latinas o fracasso seja entendido como algo ruim, um tempo perdido. O fracasso é um processo para alcançar sucesso, só fracassando várias vezes você vai aprender como fazer algo do jeito certo.

Material de apoio

Alguns gatilhos foram necessários para eu desenvolver esta consciência de sucesso que coloquei neste artigo, se você puder, tente dar uma olhada neste material:

Gostou do artigo? Deixe nos comentários qual o seu ideal de sucesso e quais as ações que você toma para fazer com que ele aconteça todos os dias.

--

--