OKBR e parceiros lançam Vítimas da Intolerância, que reúne casos de agressão no período eleitoral

No dia 10 de outubro, a Open Knowledge Brasil, em parceria com o Brasil.IO e a Agência Pública, lançaram o projeto. Até o momento, inúmeros casos foram reportados, totalizando mais de 70 agressões registradas em veículos midiáticos do país inteiro.

O projeto foi mencionado em reportagem Jornal Nacional no dia 13/10, bem como as respostas dos candidatos à presidência da república a estes episódios de violência. Confira aqui a matéria completa.

A plataforma Pacto Pela Democracia, da qual somos signatários, manifestou repúdio à escalada da violência eleitoral. Também assinamos, junto a cerca de 3.000 organizações não-governamentais, coletivos e movimentos sociais nacionais e internacionais, uma carta de repúdio à recente afirmação do candidato Jair Bolsonaro sobre pôr um fim ao ativismo no Brasil.

No último mês

Estivemos na International Open Data Conference, em Buenos Aires, debatendo como a ciência de dados pode promover inovação e gerar impacto no jornalismo e o uso de tecnologia para ampliar a participação social na política.

Nosso programa de Ciência de Dados para Inovação Cívica lançou o Perfil Político, ferramenta para ajudar na checagem de informações na reta final da corrida eleitoral.

A partir do Perfil Político, o Intercept Brasil mostrou casos de enriquecimento rápido de dois políticos, Zeca Viana e Doda de Tião. E o escrevemos um texto sobre um aumento patrimonial de 49.000%. Você encontra mais sobre as novidades do programa Ciência de Dados no relatório #021 da Serenata de Amor.

Coda.Br

A Escola de Dados realiza, nos dias 10 e 11 de novembro, sua conferência internacional de jornalismo de dados. Alberto Cairo, Fernanda Viegas, Jeremy Merrill são alguns dos convidados do evento, que conta com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais, e mais de 40 workshops e bootcamps voltados à aprendizagem prática do trabalho com dados. É possível conferir a programação completa e adquirir seu ingresso no site do evento.

Em breve, a Escola de Dados oferecerá também bolsas de participação para o Coda.Br, destinadas a jovens periféricos ou favelados e membros da comunidade open source. Para ficar por dentro dessas e outras novidades, acompanhe o Twitter e o Facebook do projeto.

Mais da Escola de Dados
Em outubro, ainda há mais duas edições do Cerveja com Dados marcadas: dia 25 em Maringá e dia 30 no Rio de Janeiro.