Por Equipe Olabi

Depois de quase dois anos e meio de atividades no Templo Botafogo, chegou a hora de alçarmos novos vôos e expandir a nossa ação. A partir de Setembro, atenderemos em novo endereço. Quer dizer, em novos endereços! Passaremos a ter duas sedes, seguindo firmes e fortes no processo de espalhar cultura maker e inovação por toda a cidade.

Nossa casa agora é na Rua Martins Ferreira, 12, Botafogo, junto aos incríveis parceiros da Perestroika, a maior escola de criatividade do Brasil. Estaremos também no espaço do Viva Rio no Cantagalo (Rua Alberto de Campos, 12), onde em breve teremos um dos maiores centros de inovação social do país.

Logo mudaremos nosso site deixando visível a programação de cada espaço (e as atividades que estamos coordenando em outras instituições parceiras, como o ciclo de oficinas no INT que rola por todo mês de Agosto). Enquanto isso, seguimos postando as atividades no nosso grupo e na nossa página do Facebook.

Esses são apenas alguns dos espaços em que estaremos a partir de agora. Neste segundo semestre de 2016, iniciamos oficialmente a fase de descentralizar nossos conteúdos. Recebemos tantos pedidos e chamados para espalhar cultura maker pelas mais diversas organizações, que o nosso foco no segundo semestre é circular pela cidade, expandir nossos olhares, engajar novos públicos. Queremos ampliar mais e mais o acesso ao universo das novas tecnologias para potencializar as ideias e projetos em andamento e em parceria com quem também está fazendo coisas legais e transformadoras. Então, se você tem interesse em levar nossos projetos para sua cidade, nos avise! (São Paulo, se prepara que estamos chegando!)

Andar pelo mundo sempre foi uma de nossas marcas registradas. Só nos últimos 12 meses, atendemos convites para contar e mostrar o nosso trabalho em conferências, eventos, espaços de mais de 15 países da América Latina, América do Norte, Europa, África e Oceania. Pelo Brasil também já viajamos muito. E na nossa cidade, não poderia ser diferente. Então, começamos assim: nos dividindo entre dois espaços, entre duas realidades distantes, buscando contribuir para novos diálogos e intercâmbios de conhecimentos e olhares.

Demos um upgrade no makerspace: temos uma CNC e uma cortadora a laser a caminho!! Esperamos que elas possam ajudar a dar vazão aos projetos, ideias, sonhos, possibilidades que nascem, crescem ou se multiplicam diariamente por aqui.

Adiantamos também que vai ter mulher na tecnologia! Estamos lançando o PretaLab e uma série de ações de empoderamento feminino, que desenhamos com o apoio da Fundação Ford. Vamos intensificar nossas pesquisas em biodesign e em tecnologias sustentáveis, que acelerem a transição para uma economia circular. Fique de olho que logo contaremos mais…

E vem aí o Colaboramerica e o PeaceHackCamp, na Colômbia. Estamos colaborando com a organização desses dois eventos incríveis e já já soltaremos mais informações.

Um beijo,

Gabi, Isa, Edu, Sil, Teresa, Gil, Rebeca, Fellipe, Carol, Will, Fernando e Luciano - Equipe fazer Olabi.