Avalanche

ticoliro
ticoliro
Aug 9, 2017 · 2 min read

Surpreendentemente tentar não evitar conflitos tem sido meu maior obstáculo durante todos esses anos de experiências com relações interpessoais. De inicio sempre me pareceu uma ideia genial se perdurar estática em minha zona de conforto, habitar em um refugio onde as desavenças e problemas com terceiros eram fictícios era minha saída mais aconchegante. Ao que tudo indicava esse método seria infalível em todas as situações, avistar o conflito, se afastar e reprimir quaisquer possíveis incômodos que discutir sobre o tal poderia trazer para outra pessoa.

Fui criando uma redoma indestrutível, nada passaria diante daquela enorme barreira que meu cérebro arquitetou, passou a ser uma ação automática, já não controlava mais o ato de me afastar e ignorar a existência de pequenas rupturas em meus vínculos. Com o tempo esse jeito que supostamente era aniquilador de intrigas transformou-se em uma enorme avalanche de problemas, varrer a sujeira pra debaixo do tapete não era mais eficaz, eu estava afogada em autopunição e questionamentos que instintivamente criei, a culpa era minha companheira fiel…

Finalmente depois de algum tempo definhando em pensamentos punitivos eu pude enxergar alternativas de sair do emaranhado de confusão que me causei, esse texto foi uma delas. Um pequeno lembrete de que a comodidade nem sempre é tão atraente quanto parece, uma hora ou outra você precisa varrer a poeira.

Sentimentos não funcionam como roupas velhas guardadas naquela gaveta que você não abre há muitos anos, são mais pra fantasmas que habitam este mesmo armário e voltam pra te assombrar a noite se estiverem mal-resolvidos. Exteriorizar seus sentimentos, sejam eles “bons” ou “ruins”, é essencial para relações (não só amorosas) saudáveis.

E por último, mas não menos importante: permanecer na zona de conforto não é a escapatória ideal pra todos os problemas do mundo e fingir que as coisas estão bem não é estar realmente bem. Nunca será egoísmo prezar meu bem-estar, mesmo que pra isso eu precise me deslocar de uma área que ilusoriamente não causa danos em ambas as partes.

ticoliro

Written by

ticoliro

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade