Os melhores episódios dos 10 melhores podcasts brasileiros de 2016

Descrição acessível: Menino branco gritando ao microfone. Foto preto e branco.

Esse ano foi bem aquecido para os podcasts. Em uma breve comparação com 2015, o termo podcast cresceu 50% no índice de interesse das buscas do Google brasileiro (dados do Google Trends).

Apesar do iminente crescimento, foram poucos os podcasts novos que se destacaram, então é provável que nessa lista figurare podcasts que você já conhece. E se esse for o caso, antes de se adiantar e fechar o post, dê uma olhada abaixo e veja se tem algum episódio que vale a pena voltar e ouvir de novo. Se você é novo nesse mundo de podcasts, fique a vontade, esse é um ótimo começo.

10. Ano Bissexto

O Ano Bissexto é um dos poucos podcasts novos que estarão nessa lista. Apresentado diariamente pelo professor Marcos Ramon, o podcast é composto de monólogos onde Ramon divaga sobre os mais diversos assuntos.

O episódio que eu achei mais interessante foi o 33 quando ele fala sobre Utopias.

Link para o episódio: http://www.marcosramon.net/ficcoes/ficcoes-33-utopia

09. Código Aberto

O Código Aberto foi uma grata surpresa para o cenário de podcasts de comunicação. Juliana Wallauer e Carlos Merigo se unem para entrevistar profissionais da área e entregar insights que provavelmente só conseguiriámos numa conversa de bar ou num evento revelador.

O episódio que selecionei para o Código Aberto foi logo o quarto quando Juliana fala com Daniela Cachich sobre os desafios de ser VP de Marketing de uma marca de cerveja e a batalha diária para remodelar o mercado de bebidas alcoólicas. É interessante ouvir os relatos de quem assume a bronca de desmistificar essa coisa de que cerveja é coisa de homem, principalmente no momento em que vivemos hoje.

Link para o episódio: http://www.b9.com.br/65076/podcasts/codigoaberto/codigo-aberto-daniela-cachich-vp-de-marketing-heineken/

08. Nerdcast

O veterano Nerdcast não podia ficar de fora. Apesar de, na minha opinião, ter diminuido o ritmo, o Nerdcast se reinventou de dois anos para cá e conta hoje com a mesa de convidados mais rica e famosa do Brasil.

O nerdcast teve muitos episódios fracos em 2016, mas é possível selecionar cinco ou dez episódios que figurarão entre os melhores do podcast de Azaghal e Jovem Nerd.

Para os veteranos, eu selecionei o episódio 541 chamado “Qual é a música?” que poderia ter sido muito melhor explorado se tivesse a presença de Leo Lopez, o adorado editor do podcast e maior especialista de música de rádio do Brasil. No episódio, os hosts se juntam a Tucano, Portuguesa e Sr. K para falar das músicas mais malucas da juventude deles. Está muito engraçado.

Link para o episódio: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/que-musica-e-essa/

07. Visual+Mente

Falar de design sem poder contar com o auxílio imagético é bem difícil, mas o Visual+Mente continua tirando de letra. No formato tradicional de conversa de bar, os apresentadores se atropelam, brigam e dizem o que pensam sobre os mais diversos temas.

Entre os vários episódios de 2016, selecionei um que serviu como descarga emocional. O episódio é o 32 e os apresentadores discutem sobre a carreira de Zack Snyder, hoje um dos maiores polemizadores do cinema popular americano.

Link para o episódio: https://soundcloud.com/visualmente/32-um-zack-snyder-incomoda-muita-gente

06. FAQ 21

O FAQ 21 é a grande surpresa entre os podcasts brasileiros. Apresentado pelos simpáticos Kris Arruda e Ricardo Laganaro, ambos da O2 Filmes, o programa é uma ótima pedida para quem quer ficar a par do que está acontecendo no mercado tecnológico e como a tecnologia afeta a nossa vida.

O episódio mais interessante desse primeio ano foi o 59, onde Kris e Ricardo falam e especulam sobre como o empresário e multibilionário empreendedor Elon Musk irá revolucionar o mercado de produção de energia, transporte e exploração espacial. E não. Eu não estou exagerando.

Link para o episódio: http://www.faq21.com/blog/059

05. Xadrez Verbal

O Xadrez Verbal desempenha um papel bem importante dada a enorme exploração e sensacionalismo em cima de pautas sobre política internacional. Posso dizer que seria praticamente impossível acompanhar artigos escritos sobre política internacional se esses não fossem traduzidos em áudio pelos maravilhosos e simpáticos Matias Pinto e Felipe Figueredo.

Em um ano de diversos acontecimentos que impactaram o cenário político internacional, ficou até meio difícil de selecionar um único episódio. Mas, entre todos os cotados, acredito que o episódio 72 seja o melhor para figurar aqui. Nele, os apresentadores falam tudo sobre a eleição do republicano Donald Trump e divagam sobre o impacto disso no mundo. Está bem interessante e é bom ouvir antes de sair tuitando opiniões precipitadas.

Link para o episódio: https://xadrezverbal.com/2016/11/11/xadrez-verbal-podcast-72-donald-trump-eleito-presidente-dos-eua/

04. Braincast

O Braincast é outro veterano da lista, o programa é quase tão antigo quanto o Nerdcast. Nele, Carlos Merigo está sempre ao lado da mesa de convidados mais simpática do Brasil composta, geralmente, por Luiz Yassuda, Cris Dias, Luis Hygino e Alexandre Maron. Se desprendendo da amarra de falar apenas sobre comunicação, o Braincast teve o ano mais ramificado do seu repertório. Entretenimento, tecnologia, futurismo, temas socio-culturais foram pautas bem comuns em 2016.

Foi dificil escolher entre episódios tão bons como o programa sobre Acessibilidade, o episódio sobre Realidade Virtual, o sobre Por que Cultura Importa, mas apertei o coração e separei para essa lista o episódio 189 que discute A Lei Rouanet. Em pouco mais de uma hora, você entederá todos os detalhes do incentivo cultural mais polêmico do Brasil.

Talvez até te ajude a orientar aquele seu tio que bota culpa da fila do SUS no cinema nacional.

Link para o episódio: http://www.b9.com.br/64686/podcasts/braincast/braincast-189-como-funciona-lei-rouanet/

03. Anticast

Esse foi o ano em que o Anticast deixou de ser apenas um podcast para virar uma rede de podcasts assim como já feito na gringa pelas bem sucedidas Radiotopia, Gimlet Media, Earwolf e outras.

Ivan Mizanzuk (o petralha mais coerente e paciente do Brasil) não economizou pautas em 2016 e foi polêmico como é conhecido por ser. Fazendo a melhor cobertura e mesa redonda sobre os conflitos no Oriente Médio, o Anticast se desprendeu de vez do tópico de design e hoje se identifica como um podcast sobre praticamente qualquer coisa que afete sua vida.

Esse foi outro programa difícil de definir um melhor episódio, mas consegui. Infelizmente, a pauta é originada a partir do atentado homofóbico numa boate gay em Orlando. Porém, o episódio é essencial para que entendamos e discutamos pautas como homofobia, homofobia e homossexualidade entre muçulmanos, motivações terroristas, como funcionam as reivindicações terroristas do Daesh (autoproclamado Estado Islâmico) e preconceito em geral. Pesado, né? Sim. Mas é aquela velha história: precisamos falar sobre isso.

Link para o episódio: http://anticast.com.br/2016/06/anticast/anticast-239-atentado-de-orlando-homofobia-armas-e-estado-islamico/

02. Mamilos

As meninas mais amadas dos podcasts brasileiros não tiraram o pé do acelerador e alavancaram seu repertório com pautas ricas e convidados maravilhosos. O Mamilos segue em frente levantando polêmica e discussões da maneira mais saudável possível — através do “senta, vamos conversar.”

Juliana Wallauer e Cris Bartis gritaram em meio a uma multidão que parece não querer ouvir ninguém. Temas como Adoção (episódio 70), Suicídio (episódio 82) e Divórcio (episódio 86) poderiam facilmente ocupar essa posição de melhor episódio de 2016, mas resolvi dar lugar ao episódio 75 que discute abertamente a depressão. O mais interessante é poder ouvir sobre as mais diferentes vertentes do assunto porque essa é uma pauta que carrega negligencia, preconceito, medo e inconsciência. É um programa que pode acertar em cheio qualquer pessoa.

Link para o episódio: http://www.b9.com.br/65799/podcasts/mamilos/mamilos-75-depressao/

01. Projeto Humanos

O Projeto Humanos chegou devagar, silenciosamente, mas já considero um dos melhores podcasts do Brasil por trazer a narrativa storytelling ao repertório do país. Apresentado por Ivan Mizanzuk, o podcast é uma forma tocante de conhecer histórias das mais diversas pessoas ao redor do mundo e seus dramas. Com foco principalmente nos conflitos do Oriente Médio e a crise dos refugiados, Ivan nos leva numa viagem através da história antiga e contemporânea de uma das áreas mais complicadas do mundo.

É impossível selecionar um episódio apenas, então resolvi deixar o link para o primeiro episódio da segunda temporada. Vale muito a pena.

Link para o piloto da segunda temporada: http://anticast.com.br/2016/03/projetohumanos/projeto-humanos-11-o-peso-do-veu-s02e01/