Inovação, palavra prostituída mas fundamental.

A onda do momento, criatividade, inovação, startups e “pá”. Parece uma modinha adolescente, talvez ter uma startup inovadora seja nova bandinha de rock.
Sabe quando você fazia sucesso na adolescência dizendo que tinha uma banda de rock para impressionar a garotinha ou garotinho que tava afim. Pois é, parece que startups são assim, você chega na roda de conversa e diz eu tenho uma startup e todo mundo pensa “WOOOW”.
Sabe de uma coisa? que bom que é assim, que bom que temos tantos jovens pensando em estruturar e fazer um negócio acontecer, que bom que temos jovens querendo se destacar com a sua startup.
A inovação começa quando um inconformista percebe que as coisas ao seu redor poderiam ser melhor. O sentimento de insatisfação pode ser ruim ou bom, dependendo de quem o possui e a forma como reage a isso.
Da mesma forma as grandes empresas, as empresas que ainda possuem uma mentalidade do século passado. Seus líderes podem até sentir que as coisas não estão indo tão bem, que algo mudou e que as coisas poderiam ser melhor mas não estão.
Aí onde entra a galerinha da “startup bandinha de rock”, eles chegam e devoram setores e mercados, com um senso de urgência, disrupção e mudança. Essas pessoas estão fazendo acontecer de verdade, criando soluções, criando novos mercados.
Mais que grana, existe propósito, existe paixão, eles querem deixar sua marca no mundo, mas você deve estar pensando: “ ah mais de 100 startups apenas umas 3 realmente dão certo “. Você esquece que dessas 97 que falharam, existem pessoas que passaram por experiências incríveis, que realmente lutaram por algo que acreditam e isso deixa marcas por uma vida toda, até porque, quem realmente é empreendedor nunca vai a falência, só muda de CNPJ ( as vezes nem precisa de um ).
Inovação é sim necessário, seja dentro de empresas, em novas promessas de mercado ou em novas startups criando mercados. O que vale lembrar, é que inovação acontece de dentro pra fora e não o contrário, ser inovador pode determinar se você está dentro ou fora do jogo.
