“João Filipe/João Guimarães (2012)” Review

Omar Costa Hamido
Dec 2, 2015 · 2 min read

“João Filipe/João Guimarães” é o nome do primeiro disco (salvo erro) da dupla homónima na editora Sonoscopia.

Mais, mas muito mais, do que um percussionista e um saxofonista, estes dois entes são músicos que pensam e agem através do som. Articuladamente exploram as “duas dimensões gêmeas” — o espaço e o tempo. E é no registo desta exploração que se revela imediatamente (assim que carrego no “play”) o terceiro músico — Manuel dos Reis. Eu não me lembro quando foi a última vez que ouvi um disco em que me sentisse no meio das percussões, literalmente! A gravação é incrível.

João Filipe faz um uso geométrico das suas múltiplas fontes sonoras, é ele quem define o espaço. Se pudesse fazer uma analogia com o filme “Matrix”, diria que João Filipe está para o Arquiteto assim como João Guimarães está para o Oráculo. João Guimarães só nos diz, precisamente, aquilo que precisamos de ouvir. Por um lado, um discurso fluido e horizontal, que só me faz lembrar as linhas (no tempo) das partituras gráficas de Xenakis e Cage. Por outro, uma abordagem com música eletrónica que tende a criar uma dinâmica, como dizer… centrífuga! Eu juro que a determinada altura senti o meu corpo contorcer-se para a esquerda e para cima, como se estivesse numa espiral…

Image for post
Image for post
capa do disco

O produto final desta equipa é um disco de 30 minutos que, tal como diria a Caracolinhos Dourados, “está apenas excelente”, acompanhados de um texto de Manuel João Neto sobre a primeira parte (Ancestral), e um design de Micaela Amaral que dá vontade de levar para casa! Não está disponível em muitos sítios mas o preço é bastante acessível e, se tiverem muita sorte, até poderão encontrar o próprio João Filipe na Louie Louie para lhe sacarem um autógrafo! (quanto ao autógrafo do João Guimarães terão de atravessar o oceano para o conseguir)

Porto, 3 de Novembro de 2012
Omar Costa Hamido

Copyright © 2012 Omar Costa Hamido

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store