CD Recomenda #4: Criação imperfeita
Andre Mazzetto
1151

É uma visão interessante não haver simetria no universo e nenhum sentido intrínseco aparente, mas não sei se temos informações suficientes para afirmar isso.

Acredito que o atual Modelo Padrão corrobore com essa visão (apesar de não ser o suficiente para justificar toda a ausência de antimatéria), visto que temos algumas partículas que violam a simetria CP e, hoje, observamos uma quantidade maior de matéria comparado com antimatéria. Ou melhor, até onde sei, nunca conseguimos observar antimatéria no universo atual, somente em laboratórios e em teorias cosmológicas e de física de partículas.

Sei que não sabemos muito bem o motivo do universo preferir matéria a antimatéria, que há anomalias nos modelos de previsões e que os dados estão apontando para uma não simetria aparente, mas será isso suficiente para afirmar uma negação, ou seja, uma falta de simetria? Sinceramente acho que faltam dados para afirmar um ou outro, há muito que ainda não foi testado ou explicado.

Energia escura, matéria escura, buracos negros, ou quaisquer outros objetos e fenômenos que não entendemos muito bem hoje, podem ter as respostas que buscamos para a falta de simetria.

Eu sou apenas um iniciante no tema, mas gostaria que outros da área, ou que possuam conhecimento suficiente, discutissem este tema comigo. Então invoco, especialmente, o professor Pedro P. Bittencourt, colega de publicação, e que certamente entende mais que eu sobre física, para começar, hahaha.

Abraços.

Like what you read? Give Marcos Oliveira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.