30 Flores Finas:

Do infinito céu de vossa pristina atenção, a totalidade da experiência, e as grandes nuvens de vossas aspirações e preces quentes raios de compaixão e torrentes de elixir chovam do céu destrinchando as três formas nos campos, vossas mentes de estudantes. Me prostro diante a ti, meu professor, meu protetor, supremo Mestre.

Com aspirações mais fortes eu posso ter me juntado à linhagem da prática espiritual. Não fiz o esforço e agora entro no lusco-fusco de uma vida sem-sentido. Intencionei seguir os mestres antigos, mas desisti e me vi com outros como eu. Então, irei delinear estes trinta pedaços de conselho sincero par evocar alguma determinação em mim.

Já era! Você construiu para si uma larga quantidade de seguidores, de um jeito ou de outro. Você cuida de uma instituição enorme onde as condições certas estão presentes.
Mas é tudo apenas a base para conflitos e ideias como “Isto é meu.” Viva sozinho — este é meu sincero conselho.

Em cerimônias públicas você cura crianças ou subjuga demônios. Você doa suas capacidades afora para a multidão. Como você realmente quer comida e dinheiro, suas necessidades anuviam seu julgamento. Dome sua própria mente — este é meu sincero conselho.

Você coleta um monte de doações dos pobres e usa elas para construir grandes monumentos, ajudar os necessitados, e assim por diante. As boas obras que você faz levam outros a viver mal. Bondade deve ser encontrada em sua mente — este é meu sincero conselho.

Você ensinou o caminhoespiritual para outros porque queria ser famoso. Você espertamente mantem um largo círculo de admiradores ao seu redor. Acreditar que estes sejam reais é a semente do orgulho. Limite teus projetos e amizades — este é meu sincero conselho.

Você ganha dinheiro comerciando, cobrando lucro, enganando e outras formas desonestas. Embora você faça grandes oferendas com a riqueza acumulada, boas ações baseadas na ganância levam às oito questões convencionais. Cultive o desapego — este é meu sincero conselho.

Embora você pense que esteja servido ao bem-estar dos seres agindo como garantia, testemunha ou advogado para a causa de outros, suas próprias opiniões se farão assertivas. Não se preocupe — este é meu sincero conselho.

Seu pode político, riqueza, conexões, boa fortuna e reputação podem se espalhar através do mundo. Quando você morre, estas coisas não te ajudarão em nada. Trabalhe sua prática espiritual — este é meu sincero conselho.

Administradores, assistentes, diretores, e tal provêm a infraestrutura para instituições comunitárias e religiosas, mas seu envolvimento e de tal maneira que fazem crescer a preocupação e as disputas. Não precise de nada — este é meu sincero conselho.

Nestes tempos difíceis você pode sentir que seria útil ser afiado e crítico com pessoas agressivas ao teu redor. Esta aproximação irá apenas ser a fonte de aborrecimento e confusão para você. Fale calmamente — este é meu sincero conselho.

Tentando ser prestativo e ser investimento pessoal, você diz aos seus amigos o que está realmente errado com eles. Você pode ter sido honesto mas suas palavras rasgam seus corações. Fale agradavelmente — este é meu sincero conselho.

Você entra em discussões, defendendo seu ponto de vista e refuntando o de outros
Pensando que estava esclarecendo os ensinamentos. Mas isto só dá vazão para a empostação emocional. Fique quieto — este é meu sincero conselho.

Você sente que está sendo leal ao ser parcial defendendo seu professor, sua linhagem, sua tradição filosófica. Mas está se vangloriando e colocando outros pra baixo causando-lhes sentimentos duros. Não tenha nada a ver com isto — este é meu sincero conselho.

Enquanto você caminha cuidadosamente pelos teus estudos você pode crer que pegar os erros dos outros vai ajudr a compreender. Você apenas criará fixações negativas. Mantenha sua percepção limpa — este é meu sincero conselho.

Conversa fiada repleta de vacuidade ignora a causalidade. Você pode pensar que o ensino primordial é que não há nada para fazer, mas quando você para de ser bondoso e atencioso, sua prática cessa de crescer. Cultive bondade e atenção — este é meu sincero conselho.

Você pensa que irá melhroar sua prática espiritual tomando um parceiro e transformando sua energia sexual no contexto da iluminação, mas o desejo consome a meditação. Pratique por si mesmo — este é meu conselho sincero.

Empoderar aqueles que não estão prontos, ou ainda distribuir materiais sagrados publicamente pode levar ao abuso e leva comprometimentos a serem quebrados.
Seja preciso — este é meu sincero conselho.

Você pode achar que pratica o erro de propósito para exercitar e explicitar
Se desnudando em público e chocando as pessoas. Tais ações apenas causam que pessoas comuns não confiem no caminho. Seja impecável — este é meu sincero conselho.

Você trabalha sendo ético, estudado, e nobre tal que ser a melhor pessoa da sua cidade.
Mas deste pico você só pode cair ou baixar. Seja moderado — este é meu sincero conselho.

Aonde for que você viva, em cidades, comunidades espirituais ou em isolamento,
Não procure amigos especiais. Não se feche ou crie problemas com ninguém, não importa quem esteja ao teu redor. Seja independente — este é meu sincero conselho.

Não apenas pareça educado e apreciativo para aqueles que te devotam suporte e provêem teus meios de vida, seja realmente prestativo. Trate todos igualmente — este é meu sincero conselho.

Incontáveis livros sobre divindades, astrologia, medicina e outros assuntos descrevem como ler os sinais. Eles somam ao teu aprendizado, mas eles geram novos pensamentos e pode corromper sua atenção. Seja cauteloso em suas escolhas — este é meu sincero conselho.

Você para de cuidar do mundo ao teu redor, mas faz tudo bem confortável para sua prática espiritual. Isto faz pouco sentido e apenas desperdiça tempo e natureza. Esqueça tudo isto — este é meu sincero conselho.

Você se esforça na prática espiritual e se torna uma pessoa boa e sapiente. Você pode até dominar algumas práticas particulares. Mas tudo aquilo a que você se junta te amarra. Conheça teus hábitos e deixe as coisas serem- este é meu sincero conselho.

Você pode achar que a atividade espiritualizada subjuga o ceticismo, usando a ritualística e o cerimonial até fazer uma tempestade vir. Mas queimar a mente dos outros te levará a estados inferiores. Mantenha-se humilde — este é meu sincero conselho.

Talvez você colecione um monte de escritos importantes, como escrituras, instruções, hinos, ícones, tanto faz. Se você não praticou, os livros não te ajudarão quando você morrer. Olhe para sua mente — este é meu sincero conselho.

Quando você foca na prática espiritual, para comparar entendimentos e experiências, escrever livros ou poesia, para compor canções sobre suas experiências são todas expressões de sua criatividade. Mas farão os pensamentos retornarem. Mantenha-se o máximo livre da intelectualização — este é meu sincero conselho.

Quando um pensamento te surge, a chave é olhá-lo de pronto. Quando você sabe da mente, a chave é estar aonde se está. Embora não haja nada a cultivar, a chave é seguir cultivando. Mantenha-se livre de distrações — este é meu sincero conselho.

Aja desde a vacuidade sabendo os efeitos de suas ações. Quando você entender o não-agir, seja atento, bondoso e caridoso. Com compaixão não-referencial trabalhe para ajudar os seres. Equilibre o sacrifício e a plenitude — este é meu sincero conselho.

Que o que for bom nestes versinhos possa ajudar a atitude de determinação. Guiar os seres fora do sofrimento da existência e trazê-los para a alegria. Possamos segui o caminho dos iluminados dos três tempos, seus seguidores e antigos mestres. E nos tornarmos sua grande e poderosa prole.