
Mobius Final Fantasy
Final Fantasy reaparece nos smartphones com um novo jogo exclusivo. Disponível para iOS e Android, os dois primeiros capítulos de Mobius Final Fantasy colocam o jogador no mundo de Palamecia na pele de um Blank (um comparativo com uma página em branco), cujo nome fica a critério do jogador.
Blank, junto com diversos outros no mesmo estado, trilha um longo caminho no qual descobre ser predestinado a tornar-se o próximo Warrior of Light, referência direta ao primeiro jogo da franquia, cujo herói desempenhava exatamente o mesmo papel.
O jogo traz diversos elementos presentes na série: o job system, os Mogs, aparições de personagens ícones da série como Yuna, de Final Fantasy X e a própria trilha sonora que, como todo bom Final Fantasy, é bem marcante da série.
É preciso dizer que o jogo não é muito amigável. Boa parte da mecânica envolve obter novas cartas, fundir as já existentes para torná-las mais fortes e mesclar os elementos para se ter um melhor desempenho durante as lutas. É um sistema bastante complexo, cuja curva de aprendizado pode ser um pouco lenta. Além de tudo isso, a obtenção do recurso mana, para comprar novas cartas é bastante lenta, mas como todo free-to-play, pode ser acelerado através de microtransações in-game.
O principal momento do combate é a preparação. Todo inimigo é fraco contra algum elemento e todos os golpes do personagem são baseados em algum elemento. O ideal é estar preparado de antemão para a batalha, com um leque variado de habilidades.
É possível montar até 3 decks, com 4 cartas cada, sendo que cada deck pode ter uma carta de profissão distinta, que muda também a roupa do personagem. Warrior, mage e ranger, em nível aprendiz, estão entre as três primeiras classes disponíveis. Cada ataque normal produz uma certa quantidade de mana, relativa a determinado elemento e cada um dos golpes consome uma determinada quantidade de mana. Há ainda um ataque especial que é carregado conforme o dano causado e sofrido, variando de classe para classe.
Para inimigos mais fortes, o ideal é focar em neutralizar a barra inferior e causar o status Break, para que os golpes causem uma maior quantidade de dano.
É uma mecânica de combate engenhosa, que requer uma boa estratégia por parte do jogador em níveis mais altos.
Diversas cartas fazem referências aos monstros, summons e personagens da série, como Leviathan, Ifrita (aqui em sua versão feminina) e Lady Yuna.
Todos os diálogos do jogo são dublados, porém apenas no idioma inglês. Graficamente é um belo jogo, porém conta com uma repetição muito grande de inimigos, são muitos inimigos, que nada mais são do que variações do mesmo monstro, com alguma fraqueza ou cor diferente.
Mobius Final Fantasy já está disponível para iOS e Android e é uma pedida interessante para os fãs de longa série da data, porém requer conexão constante com a internet e pesa pouco mais de 700 MB, o que pode ser considerado grande para celulares de menor capacidade de armazenamento.
Os desenvolvedores prometem eventos constantes para dinamizar o jogo e as recompensas vão desde novas roupas para sua fada ajudante, Echo, até cards especiais e exclusivos.
Like this:
Like Loading…
Originally published at oreviewblog.wordpress.com on August 11, 2016.