Veja essas dicas para se destacar no Linkedin e quem sabe de tornar um #TOPVOICES ou um #INFLUENCER

Pesquisei um pouco sobre como tornar seu Linkedin mais atraente, e em como fazer seu marketing pessoal através da rede, infelizmente não encontrei nada muito relevante, então decidi escrever um artigo sobre o que eu julgo importante para se destacar e como usar melhorar a ferramenta e suas funcionalidades.

Pois bem, primeiramente o Linkedin é uma rede social diferente das que conhecemos, ela não é focada em relacionamentos (amizade e namoro como a maioria), mas sim no mercado de trabalho e no âmbito profissional.

O Linkedin foi criado para estimular o compartilhamento de experiências corporativas, e conquistas profissionais para assim gerar de negócios e criar oportunidades empregatícias. Hoje é muito usada para se apresentar diante das empresas, mostrar suas competências, experiências, objetivos de carreira e tudo que for relevante profissionalmente.

Aqui alguns dados relevantes sobre o Linkedin

  • São cerca de 340 milhões de usuários;
  • 2 novos membros por segundo se cadastram na plataforma;
  • 50 mil post por semana são publicados;
  • 39 milhões são estudantes e recém-graduados;
  • 28% de toda a rede são dos Estados Unidos;
  • No Brasil o número de usuário chegam há 25 milhões;
  • 47% dos usuários acessam via smartphone;

Agora pense, como se destacar em meio a esses milhões de usuários, é um tanto quanto difícil, mas você pode começar fazendo coisas simples sabendo como usar algumas funcionalidades da ferramenta por exemplo. Posteriormente você pode se aperfeiçoar e quem sabe se tornar um #TOPVOICES ou um #INFLUENCER.

*Falarei um pouco sobre os dois no tópico 4 e no final do artigo.

Abaixo escrevi algumas funcionalidades que considero importantes.

1. Foto de Perfil

É um tanto quanto óbvio, mas vejo muitos perfis com fotos de balada ou um tanto quanto inadequadas para a proposta da rede do Linkedin. Então, procure se fotografar com um fundo branco, em que o único destaque seja você ou seu rosto e nada mais.

2. Título

O título talvez seja uma das coisas mais importante no seu perfil, assim como expliquei em um post eu vou escrever aqui. O Linkedin assim como qualquer outra rede social é um mecanismo de busca baseado em palavras-chave, todas são no mesmo formato teoricamente, você pesquisa nome de pessoas, páginas, artigos, e etc. Agora, pense no Google, quando você tem uma dúvida sobre um assunto qualquer e não sabe como pesquisar, como você pesquisa? Através de palavras-chave, claro.

Exemplo: Vestido Rosa Novela Globo. Aqui você não sabe a marca nem o modelo do vestido, então através das palavras-chaves você consegue chegar o mais perto da resposta correta.

No Linkedin funciona basicamente da mesma forma, um recrutador que está precisando de uma recepcionista por exemplo, não irá buscar por “Em busca de recolocação”, isso vai gerar um filtro com dezenas de milhares de perfis, sem contar que ele terá o trabalho de entrar um a um para ver as funções que a pessoa executava e ai sim decidir se ela tem ou não qualidades para o cargo. Por isso, o ideal é pensar como o recrutador, o que ele pesquisaria se precisasse de um cara como eu? Ele pesquisaria em inglês ou em português?

Por isso, mantenha sempre seu título muito bem escrito e procure usar ferramentas que mostrem para você quais as melhores palavras-chaves usar, o Google mesmo fornece esses dados gratuitamente.

3. Resumo

O resumo é outra parte extremamente importante, é aqui que você tem a oportunidade de se apresentar, dizer sobre o porque você acha que as pessoas devem se conectar com você, e porque as empresas devem te contratar. É aqui que você mostra o porque você é importante, o que você faz, o que já fez, quais são seus objetivos, suas metas, o que você domina, é aqui que você precisa escrever o que te torna tão interessante, o que faz as empresas querem você? Use a criatividade, pense no que você gostaria de ler se estivesse do outro lado e não esqueça de sempre usar palavras simples e objetivas.

4. Mídia

Essa função fica um pouco mais abaixo do resumo, aqui você tem as opções de incluir imagens, documentos, arquivos de apresentação e links. Você fez um projeto em alguma empresa e eles divulgaram no site? Insira o link. Você participou de uma entrevista? Todo material externo que estiver vinculado ao seu nome você pode e deve incluir. Isso mostra sua influencia.

Exemplo:

Mais abaixo você pode visualizar um dos meus artigos que foi publicado em dois portais influentes sobre e-commerce, o E-commerce Brasil e Profissional de E-commerce.

Nesse link você pode visualizar os formatos suportados.

4. Conecte-se / Siga

Se conectar com outras pessoas ou segui-las é primordial, isso trás inspiração, faz com que você veja diferentes perspectivas de pessoas com o mesmo cargo por exemplo. O melhor, muita gente produz conteúdo no Linkedin, procure segui-las, leia as histórias, leia as experiências compartilhadas, para adquirir conhecimento nem sempre é preciso pagar por ele. Grande parte da rede Linkedin produz conteúdo extremamente rico e que pode ajudar muita gente.

Pra você ter ideia, o Linkedin criou o TOP VOICES e o TOP VOICES INFLUENCER . Ambos são uma lista de pessoas que se destacaram na criação de conteúdo e influencia sob os usuários, são pessoas inspiradoras que você não deve deixar de seguir para se inspirar.

*No final do artigo está a lista com os nomes e links dos perfis.

Além do que mencionei, se conectar com outras pessoas é fundamental na construção de um bom network

5. Publique Artigos

Considero essa funcionalidade como uma das maiores responsáveis por trazer pessoas para conhecer você, sua história, e suas conquistas. Pense, sempre você está lendo algo, seja uma notícia, ou pesquisando algo como fazer, sempre está sendo bombardeado de artigos dos mais variados assuntos, sabe o que é isso? Produção de Conteúdo.

Você já parou pra pensar quanto conhecimento tem guardado? E porque guardar tudo isso se você pode compartilhar, ajude outras pessoas, compartilhe o que você aprendeu nesses anos todos em uma empresa, em um cargo, fale sobre dificuldades que teve e como superou, mostre que você domina um assunto especifico. Acredito que muito além de ajudar alguém, você está mostrando para as empresas o que você sabe e entende, que acima da teoria você sabe na prática determinado assunto e isso que elas querem, conhecer você, então explore essa funcionalidade incrível.

Lembre-se, trabalhe sempre seu marketing, pesquise sobre um assunto que teve vontade de escrever, escolha as palavras corretas, imagens que ilustre seu texto e produza, produza muito, fale sobre tudo que você domina, quanto mais você escrever mais longe você impactará. Escrevendo artigos e criando conteúdo relevante pode colocá-lo a apenas um post de distância do seu próximo chefe, cliente ou parceiro de negócios.

Em Dezembro de 2016 o Linkedin divulgou a TOP VOICES, uma lista com os usuários que mais se destacaram na criação de conteúdo dentro da rede profissional. Essa lista era Global e chegou ao Brasil no ano passado, vou divulgar aqui os nomes para que você possam segui-las.

Marc Tawil | Diretor criativo da Tawil Comunicação

Sobre o que escreve: Marc Tawil é um hit maker. Sempre antenado no que há de mais relevante e quente no momento, escreve sobre questões que, na sua ótica, “merecem ser tratadas com mais atenção, respeito e coerência”.

Michel Lent Schwartzman | Sócio na Lent/AG

Sobre o que escreve: O objetivo de Lent é dividir o dia-a-dia profissional e seus insights sobre o mercado e comunicação digital. Para o empreendedor, é a partir do compartilhamento e discussão das idéias que ajudamos na construção do conhecimento sobre determinado mercado ou indústria.

Matheus de Souza | Growth Hacker e Sócio do Projeto CR.U.SH

Sobre o que escreve: O jovem catarinense escreve sobre empreendedorismo, marketing digital, criatividade e produtividade. Sua ideia é ajudar pessoas e empresas a resolverem problemas através de life & growth hacks.

Flávia Gamonar | Pesquisadora doutoranda, professora e co-founder da Content Review

Sobre o que escreve: Uma das mais populares autoras do LinkedIn, Flávia dedica seu precioso espaço para tratar de assuntos relacionados a carreira, marketing, empreendedorismo e inovação. O objetivo da autora é ser “o mais real e humana possível”.

Olívia Bulla | Especialista em Economia e mercado financeiro

Sobre o que escreve: Para começar o dia bem informado com as últimas notícias sobre a economia global, basta seguir Olívia. Ela produz um resumo matinal diário sobre o que acontece de mais importante no mercado financeiro e na economia, nacional e internacional.

Nana Lima | Co-fundadora do Think Eva e Project Manager no Think Olga

Sobre o que escreve: Apaixonada pelas questões de igualdade de gênero e marketing consciente, Nana Lima aborda com maestria única esses temas no LinkedIn

Paulo Fernando Silvestre Jr. | Executivo de mídias digitais, professor e palestrante

Sobre o que escreve: A “especialidade” de Paulo é fomentar debates sobre como a cultura digital e seus efeitos sobre as pessoas e as empresas transforma a mídia, o marketing, o varejo, a educação e a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com todo tipo de informação.

Eden Wiedmann | Head de Planejamento da Cumbuca Serious Business

Sobre o que escreve: Eden Wiedmann costuma, com seu olhar único e insights preciosos, abordar e comentar novidades sobre comunicação e atualidades.

Murillo Leal | Jornalista em Casal do Blog

Sobre o que escreve: A voz jovial de Murillo o aproxima bastante do público jovem no LinkedIn. Sabedor disso, o jornalista costuma escrever artigos que aproximam a juventude das questões do mercado de trabalho.

Marina Menezes | Editora Executiva em Nexo Jornal

Sobre o que escreve: Todas as manhãs, Marina Menezes publica no LinkedIn um resumo com as principais notícias do dia, para que seus seguidores comecem o dia (muito!) bem informados.

Nadja Pereira | Fundadora da Zeroponto54

Sobre o que escreve: Nadja escreve sobre o mercado da comunicação digital, além de abordar assuntos como tecnologia, social media, relações profissionais e diversidade.

Gustavo Tanaka | Fundador do Baobba, Quintal de Trocas, Academia da Natureza e Casa do Presente

Sobre o que escreve: Os textos de Tanaka são a expressão do seu auto-conhecimento. “Eu escrevo sobre os aprendizados que tenho na vida ao olhar para dentro e explorar minhas dores”. Gustavo compartilha as próprias impressões sobre o mundo e a vida.

João Paulo Pacífico | Líder de Inspiração no Grupo Gaia

Sobre o que escreve: O objetivo do João Paulo é inspirar as pessoas a serem melhores seres humanos e as empresas a serem locais de desenvolvimento pessoal. Como? Dividindo as experiências que tem como empreendedor que quer mudar o mundo e como curioso que quer aprender coisas novas. Pacífico procura dar ferramentas para melhorar a vida das pessoas. “Sempre tenho a preocupação de juntar a ciência com a prática”.

Taís Targa | Coach de empregabilidade, transição de carreira e recolocação

Sobre o que escreve: A abordagem de Taís Targa é bem prática. No LinkedIn, a especialista em transição de carreira disponibiliza dicas de como crescer no mundo corporativo. “Eu escrevo artigos sobre Carreira e Empregabilidade, conteúdo direcionado ao público que está em recolocação profissional ou em transição de carreira”.

Edney Souza | Consultor/Professor

Sobre o que escreve: O professor compartilha no LinkedIn seus insights e análises sobre Comunicação, Tecnologia, Negócios e Comportamento.

Assim como o TOP VOICES, o Linkedin divulgou em 2016 também pela primeira vez no Brasil os nomes dos brasileiros mais influentes na rede, o TOP VOICES INFLUENCERS, confia abaixo a lista:

Ricardo Amorim | Economista, apresentador do Manhattan Connection e presidente da Ricam Consultoria

Sobre o que escreve: Ricardo Amorim escreve sobre economia (mas sem economês!), política, sociedade e carreira, sempre com uma visão única e fácil linguagem. Suas análises de temas quentes são imperdíveis.

Walter Longo | Presidente e CEO do Grupo Abril

Sobre o que escreve: Chefe de um dos maiores conglomerados editoriais da América Latina, Walter Longo publica no LinkedIn artigos sobre Empreendedorismo, Comunicação, Marketing, Inovação e universo digital.

Viviane Senna | Presidente do Instituto Ayrton Senna

Sobre o que escreve: Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, escreve sobre educação, os desafios do terceiro setor e, claro, sobre o legado de seu irmão Ayrton Senna.

Marco Gomes | Especialista em startups e tecnologia

Sobre o que escreve: Fenômeno do empreendedorismo tecnológico brasileira, Marco Gomes publica artigos sobre startups de tecnologia, capitalismo responsável, responsabilidade social.

Ana Maria Braga | Apresentadora na Rede Globo

Sobre o que escreve: Uma das figuras mais populares da televisão brasileira, Ana Maria concentra seu foco em dividir dicas motivacionais e experiências de vida.

Adriana Machado | Membro do Conselho em América Solidária US

Sobre o que escreve: Com diversas especialidades, Adriana Machado geralmente escreve imperdíveis artigos sobre liderança, desenvolvimento sustentável e seus temas correlatos, consciência & “mindfulness”, ética, propósito, interdependência, criatividade e inovação.

Luiza Trajano | Presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza

Sobre o que escreve: Uma das líderes mais admiradas do país, Luiza Trajano compartilha no LinkedIn textos sobre as suas visões sobre o mundo corporativo, negócios, inspirações, empreendedorismo e sobre o Brasil.

Sofia Esteves | Fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos

Sobre o que escreve: Especialista em Gestão de Pessoas e criadora de um dos maiores grupos de recrutamento da América Latina, o tema preferido de Sofia não poderia ser outro: carreiras. Mas ela também dá seus pitacos em Liderança, Inovação e Educação Corporativa.

Gustavo Caetano | CEO da Sambatech

Sobre o que escreve: Gustavo Caetano é o CEO de uma das mais conceituadas startups do Brasil, No LinkedIn, conta suas experiências, erros e aprendizados como empreendedor.

Chieko Aoki | Fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels

Sobre o que escreve: Uma das mais admiradas líderes do Brasil, Chieko compartilha no LinkedIn suas percepções sobre carreira, economia e melhores práticas empresariais.

Façam bom aproveito das dicas e das listas.


Siga-me:

Facebook | LinkeDin | Behance | Github | Twitter | CodePen | Instagram | Medium

Se você curtiu este artigo, me ajude a espalhá-lo. Compartilhe!