Quando iniciei minha jornada de aprendizado de Docker e Contêineres, pensava da seguinte forma:
Simples demais, vou fazer um docker push do hub.docker.com e assim consigo ter minhas imagens e somente isso, faço tudo acontecer!
Na verdade não é bem assim.
O fazer acontecer está certo em partes, mas pense comigo, assim que baixo a imagem do Docker Hub farei um série de alterações ao subir o contêiner da forma que eu preciso que as aplicações rodem com os parâmetros que preciso, mas e depois? Simplesmente pego a mesma imagem e faço novamente?
A melhor forma e mais correta é baseada na imagem padrão que baixou você criará uma nova imagem com as alterações e assim terá sempre suas imagens conforme as necessidades de sua corporação! …
Venho acompanhando há cerca de 5 anos as mudanças em nossa área de tecnologia, onde está cada vez mais evidente que a velocidade aumenta a medida que novas tecnologias e metodologias são criadas e apresentadas aos profissionais de infraestrutura (hoje chamados de Ops).
Desta forma os profissionais de Ops (usarei o termo para ser mais curto) estão buscando entender e se reinventar a medida que isso tudo se torna realidade.
Mas um pensando ainda existe no meio de nós que somos Ops, o medo de ensinar e passar a informação que é detida pelo profissional, o medo do novo e também a insistência em se manter em processos e metodologias anteriores que, quando não as casamos com os novos formatos, nos faz lentos e fora da competitividade no mercado entre as empresas de ponta. …