Bitcoin & Cryptocoins — Dicas para iniciantes — Exchange não é Wallet!!!

Entenda porque elas são essencialmente diferentes e tome cuidado!

Caso você ainda não saiba exatamente o que é cada uma por favor leia antes o seguinte artigo:

Agora sim podemos começar!

Exchange

Exchanges são plataformas de negociação para compra e venda de criptomoedas, bem parecido com uma Bolsa de Valores, elas conectam as pessoas que querem vender com as pessoas que desejam comprar, assegurando que toda a transação ocorra sem nenhum problema, com segurança e de forma transparente.

Uma das primeiras coisas que você fará é validar sua conta com alguns documentos para que você possa enviar dinheiro para eles e com isso conseguir comprar as cryptocoins que deseja.

Uma dica que dou é você iniciar comparando suas taxas:


Segurança

MUITO CUIDADO COM A EXCHANGE QUE FOR USAR!

Eu mesmo não acompanhei onde deixei umas altcoins e um pouco de Bitcoin e me fodi, pois fui procurar os sites esse ano e já tinham ido pro saco! Usei as falecidas Cryptsy e mcxNow em 2014.

Aqui no Brasil ainda não conheci uma que sumiu do mapa fodendo geral, então se cuide muito em Exchanges gringas pois se ela sumir você provavelmente não vai mais recuperar suas queridas moedinhas.

Um caso que está acontecendo AGORA é a da Coingather que é uma Exchange mó obscura, da gringa, e que o FILHO DA PUTA do dono aplicou o vazare e sumiu do mapa!

Se quiser leia mais sobre:

Fora o dono da BitCurex que vazou vazado:

Exchanges que utilizo

Com a lista a seguir eu consigo comprar qualquer uma das moedas que quero:

Brazucas:

Novos projetos

Se liga nessa Altcoin.io que é uma Exchange descentralizada que utilizará Atomic Swaps:

Ahhhhh você não sabe o que é Atomic Swap???

Basicamente é você poder trocar diretamente de uma moeda para outra sem precisar de uma terceira parte para vender e depois comprar a outra moeda, se quiser entender mais por favor leia os links abaixo:

Outra parada legal que está começando a sair são Exchanges P2P o que acredito que será ÓTIMO para nosso mercado agilizando ainda mais as operações de trading. Leia a notícia abaixo:

Logo mais escreverei um artigo sobre essas novidades.

Wallet

Como você já deve ter lido meu outro artigo de Dicas para Iniciantes já conhece o conceito de Wallet, então não dissertarei muito sobre esse assunto, contudo apontarei alguns pontos importantes.

Por exemplo o porquê é mais seguro guardar suas cryptocoins em uma Wallet e não deixar tudo em uma Exchange, ao final desse artigo eu dou minha análise sobre esse tópico.

Uma carteira que está parecendo ser muito boa é a Coinomi, pois nela você pode guardar VÁRIOS tipos diferentes de moedas, vale o teste:


Segurança

VOCÊ TAMBÉM PODE SER ROUBADO UTILIZANDO UMA WALLET!

Lembrando que se a Wallet for Web ela pode ser alvo de ataque hacker como aconteceu com a Jaxx, se quiser saber mais click no link abaixo:

Por isso se você tem um montante legal e quer guardar em uma Wallet por favor faça isso com uma Cold Wallet, que já expliquei sobre nesse artigo.

Por exemplo lá em 2014 quem usou a Cold Storage da Flexcoin não se fodeu quando roubaram a porra toda:

Wallets que utilizo

A única ONLINE que utilizo é a BitGo o resto é tudo Desktop sendo a Wallet oficial de cada moeda que possuo.

Além dela eu acabei de baixar Exodus que por sinal achei DO CARALEO, mó lindona, olhe só:


Minha Análise

Você só deve deixar suas queridas moedinhas em uma Exchange caso queira VENDER elas quando achar que já teve um lucro bom e só nelas que você poderá pedir o saque em dinheiro para sua conta de banco cadastrada.

Caso você deseje segurar suas moedas por um bom tempo e esperar valorizar bastante (ou não) coloque em uma carteira! Pode ser hot ou cold.

Ou seja, Exchange não é Wallet pois suas moedas ficam disponíveis para troca e no pior dos casos para os donos da Exchange trabalharem e ganharem em cima ou simplesmente sumirem com seu dinheiro. 
Claro que isso pode acontecer com alguma Wallet, o que pode acontecer em um ataque hacker.

Melhor forma de guardar com segurança suas queridas moedinhas é utilizar uma Ledger ou uma Paper Wallet, em um próximo artigo abordarei mais especificamente esses métodos, então aguarde. ;)