Como pedir ajuda para um(a) programador(a)

Saiba qual a melhor forma de fazer isso.

Como vivemos em uma comunidade open source onde seu “valor social” não encontra-se nas suas posses mas sim no que você retorna para essa mesma comunidade, a ação de repassar o que você sabe é muito valorosa e necessária na nossa área, sabendo que possuímos muitos desenvolvedores querendo ajudar e muito mais querendo perguntar saiba o mínimo necessário para você não passar vergonha na hora de pedir ajuda.

Erro

Caso você queira uma ajuda para resolver um erro PELO AMOR DE ODIN antes de tudo cole a mensagem de erro no Google, caso você não consiga resolver aí sim mande sua pergunta para algum grupo.

Se você achar um erro que não foi resolvido nem no StackOverflow e nem em Issues do próprio projeto é porque você foi premiado e tem a OPORTUNIDADE de estudar, pesquisar, resolver e documentar sua solução para que outros colegas não precisem passar pelo mesmo perrengue.


Pergunta

Quando for perguntar sobre algum erro POR FAVOR copie e cole a mensagem de erro em um gist da vida e se quiser também tire um print da tela.

Não precisa perguntar:

  • Alguém pode me ajudar?
  • Alguém aqui manja de X?

Em vez disso pergunte:

  • Pessoal eu tenho um erro X (envie o link do gist e o print da tela), já pesquisei por essa mensagem de erro mas não encontrei nada, alguém pode me ajudar?

De preferência comente no seu gist quais links você pesquisou anteriormente e porque aquela solução não lhe ajudou.

Documentar seus erros e soluções é uma ótima forma para você manter uma base de dados para estudo e também colaborar com a comunidade.


Criação

Caso você precise que alguém lhe ajude a criar uma funcionalidade por favor explicite anteriormente com um exemplo qual serão os dados de ENTRADA e o que você precisa de SAÍDA!

Por exemplo:

Tenho um Array com Inteiros e preciso retornar eles como String.

Obviamente esse exemplo é muito simples, a melhor forma é você criar uma Estrutura de Dados de exemplo para a entrada e uma para a saída, deixando bem claro qual será a transformação necessária.


Grupos

Faz muito tempo que não utilizo os grupos do Facebook para ajudar e tirar dúvidas, minha vida gira em torno do Telegram.

Sendo assim por favor não pergunte algo que não está contido no escopo do grupo, por exemplo perguntar sobre PHP em um grupo de Frontend.

Como procurar uma dúvida ou resposta no histórico de um grupo é uma MERDA tente sempre adicionar algum tipo de identificador fácil para essa busca, por exemplo:

Alguém pode me ajudar em um erro do Node.js?
O erro é X, aqui está o link com o código que está quebrado e a mensagem de erro.

Respostas

Caso você receba respostas indesejadas mas que estão contidas no contexto técnico da pergunta, não baixe o nível para xingar quem tentou te ajudar, apenas exponha seu ponto de vista e fique de boas.

Lembre-se que foi você quem estava atrás de ajuda e ninguém é obrigado a ajudar-lo, então caso alguém o ajude POR FAVOR seja grato e responda-o se a sugestão serviu-te ou não e se não serviu o porquê.


Adendo

Se eu ver uma pergunta de um aluno meu onde ele precisaria apenas jogar a mesma mensagem de erro no Google para descobrir a solução eu já dou um esporro publicamente, isso é algo que luto contra sempre!

O mínimo que você deve fazer é acabar com suas opções via Google para somente depois perguntar para outrem.

Conclusão

Nossa comunidade é baseada na colaboração intrínseca existente no aprendizado autodidata.
Logo será você que definirá se irão lhe ajudar ou não.