Antes de começar a te falar qualquer coisa sobre a Priscilla a gente precisa primeiro olhar para a vastidão de um céu estrelado e observar um conjunto de estrelas que compõem a constelação de Touro, as Plêiades. Estrelas, que quando visíveis, queimam tão intensamente que podem ser observadas facilmente a qualquer hora da noite e nem mesmo as luzes das nossas metrópoles mais vertiginosas e poluídas conseguem apagar o brilho.

E a você amigo, vou lhe permitir ter uma visão com luneta. De visibilidade transparente. Que contudo não vai lhe conferir respostas e gostaria de dizer que apesar do que…


Ilustração por Meg Robichaud para o Shopify

A confusão que se faz entre o que são, na questão prática e teórica, quando falamos de logo, identidade visual e marca, não é algo que causa dúvida apenas em você que não é Designer Gráfico. E isso acontece principalmente por serem conceitos complementares, que se entrelaçam em toda a existência e aplicação de uma marca.

Para início de conversa vamos pensar numa situação bem comum: uma pessoa pretende montar um novo negócio e sabe que vai precisar do auxílio de um designer e no contato com esse profissional ela vai falar das suas intenções com o novo empreendimento, seus diferenciais e pedir um orçamento para o desenvolvimento do seu logo. E geralmente o empreendedor acredita que o projeto de posicionamento de marca é só isso: um logo para plicar no seu cartão de visitas, no avatar do Instagram, no uniforme dos seus funcionários, e por aí vai. Acontece que marcas precisam de muitos outros suportes…


ilustração por increment.com

Desde que eu passei a trabalhar como freelancer full time recebo em média de 4 a 6 pedidos de orçamento por mês, que em sua maioria não são aprovados por um simples motivo: o novo empreendedor interessado não tem o capital inicial necessário para investir em design, e consequentemente esse mesmo empreendedor não estará preparado para competir no mercado. No entanto existem opções simples e eficientes para evitar esse problema.

Design vai muito além da Estética

Primeiramente é de grande importância que o novo empreendedor entenda, que design não se limita ao logo, site ou embalagens de uma empresa ou produto. Design constitui um conjunto de metodologias que visam desenvolver soluções visuais para problemas e desafios do seu produto e/ou serviço levando o mercado de consumo em consideração. O design é ferramenta imprescindível para comunicar com o seu cliente final e juntamente com a qualidade do seu produto/serviço fazer com que o cliente entenda o valor por traz de todo o seu trabalho.

“(Design é) a visualização criativa e sistemática…


“photo of person's hands” by ian dooley on Unsplash

Sou um só e ainda assim vários, que não cabem em mim
Quero amores libidinosos, que durem uma única noite
Que ardam durante horas como se não pudessem ter fim,
mas que padeçam de açoite

Em contra ponto quero amores tranquilos com sabor de lichia mordida,
Tão raros e tão delicados que me arrebatam
sensação ainda incompreendida
Que adoçam a boca e os lábios dilatam

Quero o sexo de dois amantes raivosos, que se chocam contra a parede
Se alimentam de carne e de saliva
Que quanto mais um do outro bebem mais têm sede
E que meu corpo decliva


Em qual momento aprendemos que não somos suficientes? Que o que o nosso corpo demonstra é uma imagem não agradável, que o que falamos não causa interesse ou que o conjunto de quem nós somos não é atraente ao outro?

“woman touching her face portrait” by Andrei Lazarev on Unsplash

Acredito não conhecer uma única pessoa que não tenha que lidar com suas próprias inseguranças. Uns se preocupam com os dentes, outros com o tamanho de suas orelhas, alguns com o seu peso e existem aqueles ainda que por se encaixarem tanto no padrão que se é esperado sucumbem a isso achando que não são interessantes em nenhuma outra coisa mais. E nesse ciclo de dúvida sobre nós mesmos vamos nos afogando no sentimento de que não somos suficientes só por sermos quem somos.

Sempre tentei entender minhas inseguranças, de que modo elas atuavam na forma como eu me comporto…


Photo by Sanwal Deen on Unsplash

A cada mudança que faço me pego refletindo sobre minha vida e sobre os acontecimentos e escolhas que me levaram até aquele momento. É interessante perceber como esse processo ocorre sempre com um significado bem mais expressivo do que apenas a mudança de um endereço. E nesse árduo trabalho a tarefa que mais considero fatigante é a de empacotar as coisas, ainda assim é a que mais me faz refletir. …


Rotimi Fani-Kayode — Projeto“A Arte do Exílio”

Eu tenho entrado em um embate muito difícil comigo mesmo quando se refere à minoria que eu faço parte, me questionando sobre a minha tolerância com aqueles que em tese deveriam “ser como eu”. É muito difícil você buscar um conjunto de pessoas que passem pelos mesmos dilemas que você, tentar encontrar em determinados grupos um certo suporte e uma discussão mais profunda sobre o que acontece dentro da nossa própria minoria e isso nunca ocorrer.

Eu tenho a impressão de que os gays são a minoria que menos discute a cerca dos problemas que acontecem dentro do nosso próprio convívio. E infelizmente esse não é um problema que se sucede apenas entre os gays, acontece dentro do feminismo, dentro dos movimentos negros, mas ainda assim existem discussões muito mais profundas nesses grupos, ao meu ver, a respeito dessas problemáticas. Os gays têm uma visão muito rasa do seu próprio grupo. Na minha relação com “meus similares”, principalmente em grupos dentro da internet, vejo a todo momento racismo, homofobia (infelizmente esse assunto só é mais amplamente…


Provavelmente a parte mais maçante para um profissional do ramo da criatividade é saber gerir a si mesmo, ou o seu próprio negócio. Vejo alguns designers que trabalham como freelancers há anos que ainda têm dificuldade para se organizar quanto a esses quesitos, assim como estúdios e agências com alguns anos de mercado, que caem na mesma dificuldade. …


Mês passado eu fiz 24 anos e esse ano, em específico, tem me trazido muitas reflexões. Considero que já fiz bastante coisa nesse pouco tempo. Tenho um diploma técnico, estou no último semestre da faculdade, já não moro mais com os meus pais desde os 15 anos, e trabalho desde então. Já estudei em uma Universidade americana de renome, trabalhei e morei em Nova York, faço trabalho voluntário desde os 18 anos e atualmente trabalho como freelancer, depois de atender remotamente uma das melhores agências da minha região. Mas você se engana se acha que esse texto é para eu…

Osvaldo Daumas

Brazilian Freelance Graphic Designer and compulsive dreamer. http://www.osvaldodaumas.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store