PROJECTOS E O QUE ELES PODEM SIGNIFICAR EM NOSSAS VIDAS

Como todo defensor de uma área do conhecimento, eu assento o início desta exposição — a título de introdução de outros textos sobre gestão de projectos que se seguirão — em dois principais fundamentos, tomando a liberdade de chamar ao primeiro de “o argumento existencialista” e ao outro, “o da universalidade”.

No “existencialista”, a Gestão de Projectos é associada às primeiras formas de civilização da humanidade. Nas suas investidas, o homem primitivo, repetia tarefas simples que seguidas umas as outras, o permitiam alcançar resultados, como abater uma caça, recolher frutos selvagens e assim em diante. Diga-se, eram processos desprovidos da sofisticação que viria ter esse campo do conhecimento. E “o da universalidade” tem que ver com a aplicação, ainda que empírica, de conhecimentos e habilidades dessa área, nas nossas mais variadas tarefas do dia-a-dia. Na sua acepção mais difundida, o projecto é tido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.[1]Por esse ponto de vista, eliminado todos outros factores subjectivos idiossincráticos à vida, podemos afirmar que a existência de cada pessoa nesse planeta deveria ser um programa que é um conjunto de projectos interrelacionados ou não. As nossas acções diárias têm duração e produzem sempre um resultado, sendo estas de caracter único ou parte de um conjunto.

A aplicação do conhecimento, processos, habilidades, ferramentas e técnicas da área de Gestão de Projectos é crucial nas empresas Angolanas, quer seja a sua dimensão, ramo de actividade e sua estrutura organizacional — um organograma de uma empresa tradicional é caracterizado por vários gerentes funcionais que asseguram uma série de processos rotineiros afectos ao objecto social da empresa, todavia, nas últimas décadas tem se provado a necessidade da inserção de um gerente de projectos e uma equipa (ou como serviço terceirizado) de formas a acudir as exigências do mercado bem como a dinamização organizacional face aos seus objectivos estratégicos e de negócios.

Esta é uma série de publicações que vão surgir semanalmente. Subscreva à minha lista para receber artigos no seu email (aqui) e visite-me nos seguintes locais:

Blogue: www.osakamana.blogspot.com

Youtube: Osvaldo Sakamana

Facebook: https://www.facebook.com/Osvaldo-Sakamana-177962145736499/timeline

Medium.com: @osvaldogomespro

Linkedin: Osvaldo Gomes