5 passos para você cumprir as suas resoluções de Ano-Novo

Na última sexta-feira entramos no mês de dezembro e muita gente já declarou o fim deste ano, entrando no “modo férias” muito antes do Natal chegar.

E, com o fim do ano, muitos já começam a pensar em tudo que deixaram de fazer em 2017 e vão fazer no ano que vem. O grande problema é que a grande maioria das pessoas não vai completar nenhuma de suas resoluções de 1º de janeiro.

Estudos mostram que as decisões de Ano-Novo começam a ser esquecidas após uma semana e, de acordo com a Universidade de Scranton (Pensilvânia, Estados Unidos), apenas 8% dos americanos realmente continuam firmes e têm sucesso em seus objetivos anuais.

Claro que não é só nos Estados Unidos que essa taxa é tão baixa. Basta olhar em volta e perceber que a grande maioria das resoluções de nossos amigos e familiares (e nossas) não dura sequer o mês de janeiro. As pessoas simplesmente esquecem de suas listas e focam em outras coisas no decorrer do ano.

De acordo com o mesmo estudo acima, a razão para esse fracasso é que não temos a estrutura apropriada para manter as mudanças comportamentais que nossos objetivos demandam. Simplesmente os novos hábitos que precisamos criar para nos manter focados nas metas são difíceis de iniciar e, mais ainda, manter.

Mas, se você realmente tomar a decisão e mudar sua mentalidade, você conseguirá manter seus objetivos. Como? Outro estudo, do Departamento de Neurociências Comportamentais da Escola de Psicologia da Universidade Laval (Quebec, Canadá) nos dá algumas dicas para ter sucesso:

1. Foque em UMA coisa de cada vez

Dedique algum tempo em cima da sua lista e priorize uma coisa por vez. Logo no início do ano, escolha a primeira coisa que quer concluir e esqueça das outras até que tenha sucesso nesse primeiro item.

Comprometa-se a usar uma parte de todos os seus dias fazendo algo para o sucesso desse item: quebre-o em itens menores, pequenas tarefas que vão fazer com que você chegue mais perto da sua conclusão.

Ao perceber um avanço diário, você vai criar disposição para se dedicar mais e mais para o sucesso dessa resolução.

2. Coloque prazos para todas as metas

Ao invés de escrever uma lista enorme de objetivos, concentre-se nas tarefas que irão aproximá-lo de suas metas. Quando você foca no processo e nas tarefas que devem ser completadas e coloca um prazo-limite para cada uma delas, é mais provável que você realize aquilo que pretende.

Coloque um prazo final para cada tarefa que você enumerar. Foque seus esforços em cumprir cada tarefa na ordem, sem pensar na tarefa seguinte. Veja todo o processo como um grande projeto que o levará a uma vida muito mais plena no final.

3. Comprometa-se com alguém

É sempre mais fácil deixar de fazer algo para si que para os outros. Então, ao invés de prometer cumprir suas tarefas para você, prometa para outras pessoas.

Coloque sua lista de tarefas (tarefas, não resoluções) no facebook, instagram, twitter ou qualquer outra rede social para que todos vejam. A partir do momento que as pessoas comentarem e virem aquilo que você quer fazer, seu comprometimento se tornará maior, pois temos medo de decepcionar os outros (o que, aparentemente, é um sinal de fraqueza maior que decepcionar a si mesmo).

Fiz isso quando quis correr minha primeira maratona: ao terminar minha segunda Meia Maratona de São Bernardo (minha terra), postei que o próximo desafio seria a Maratona de São Paulo, seis meses depois. Algumas pessoas comentaram, muitos duvidando. Era o desafio que faltava.

Meio ano mais tarde, lá estava eu cruzando a linha de chegada, depois de 42.195m e 4h20. E, claro, postei no facebook pra todo mundo ver que havia conseguido. :)

4. Crie objetivos que conseguirá alcançar

Mantenha seus objetivos simples. Não tente correr uma maratona como eu se você não consegue correr nem um quilômetro. Comece pequeno e construa o seu progresso aos poucos (eu comecei a correr 4 anos e meio antes da minha primeira maratona).

A maioria das resoluções são irreais ao se considerar sua situação atual. Seja franco consigo mesmo, estabeleça metas que irão desafiá-lo mas passíveis de serem concluídas.

5. Celebre seus progressos

Ao finalizar uma tarefa, comemore! Mesmo uma tarefa pequena. Lembre-se que chegar mais perto do seu objetivo é melhor que não fazer nada e você deve se parabenizar por isso.

O simples fato de celebrar nossos progressos já é uma grande motivação para manter o ritmo para outras realizações.

Antes de você ir embora…

Muito obrigado por ter lido meu texto! Bata palmas (quanto mais, melhor!) se você gostou pois assim mais pessoas vão poder lê-lo também. E deixe seu comentário abaixo, vou adorar e responder o mais rápido possível!


Meu nome é Otávio Al’ban e sou o Diretor Criativo da METAPHOR, uma agência de branding e marketing digital. Escrevo sobre desenvolvimento pessoal aos domingos e sobre branding e empreendedorismo às quintas.