O processo de branding

Branding é muito mais que um logo. Para conquistar clientes fiéis, você precisa desenvolver uma história que represente a qualidade e o caráter de sua organização ou produto.

Ao contar essa história de forma consistente em todos os seus canais de comunicação e aliá-la a um atendimento ao cliente excepcional, você obtém todos os benefícios (e lucros) resultantes de ser um nome confiável no mercado.

O processo de branding em 8 passos

Branding é o processo que alinha as opiniões que as pessoas têm sobre sua marca com o conjunto de valores em que você acredita e quer transmitir.

Um processo de branding deve passar por 8 passos distintos, na ordem que segue:

  1. Determine o que sua marca representa (sua empresa e seus valores) e se ela será única ou uma dentre várias marcas em seu negócio.
  2. Pesquise tudo o que há para saber sobre o seu produto e o mercado em que ele irá competir.
  3. Posicione sua marca, definindo o que a torna única e como ela se encaixará em um espaço disponível no mercado e nas mentes de seus clientes.
  4. Defina sua marca, declarando o que ela representa, que benefícios exclusivos ela fornece, que valores promete entregar e a imagem que quer passar, das campanhas de marketing até o design dos produtos ou serviços e a experiência dos consumidores.
  5. Desenvolva sua identidade de marca, incluindo seu nome, logo, assinatura, slogans e outros elementos de marca.
  6. Lance sua marca. Primeiro, internamente, e depois anuncie-a através de posts em mídias sociais, promoções e anúncios publicitários e apresentações corporativas.
  7. Gerencie sua marca, compreendendo e alavancando seus valores, protegendo-a por meio de regras de uso e direitos legais e oferecendo uma experiência de marca positiva e consistente, criando fidelidade.
  8. Monitore, avalie e atualize sua marca para mantê-la relevante e com credibilidade, levando em conta as alterações em seus negócios, clientes ou o mercado.

Esse processo é contínuo e deve estar sempre ativo se você pretende manter sua marca atual e seus valores consistentes durante toda a vida ativa do seu negócio.

3 regras do branding

Para manter o processo vivo, é preciso seguir algumas regras simples, garantindo o sucesso da sua marca (e da sua empresa).

Ao planejar, lançar e gerenciar seu programa de branding, lembre-se dessas três regras de branding:

  1. Sua marca é uma promessa que deve ser reforçada toda vez que as pessoas entrarem em contato com qualquer área de sua organização.
  2. Sua marca deve refletir com precisão as crenças básicas de sua organização, sua liderança e todos os que entregam sua experiência de marca aos consumidores.
  3. A consistência constrói marcas, portanto, todo encontro com sua marca — seja com sua equipe, produto, site, comunicações de marketing, mídias sociais ou qualquer outra forma de experiência ou relacionamento com a marca — deve consistentemente transmitir sua promessa de marca e contribuir para sua identidade de marca desejada.

Lembre-se sempre que sua marca é a essência da sua empresa. Cuidar do branding do seu negócio é garantir sucesso a longo prazo.


Texto publicado originalmente no blog da METAPHOR.

Precisa de ajuda para melhorar sua marca?

Entre em contato com a gente e teremos muito prazer em ajudar.

Meu nome é Otávio Al’ban e sou o Diretor Criativo da METAPHOR, uma agência de branding e marketing digital. Escrevo sobre desenvolvimento pessoal aos domingos e sobre branding e empreendedorismo às quintas.