Como mudar sua vida completamente, um passo de cada vez
“Só é preciso uma pessoa para mudar sua vida: você.” — Ruth Casey

Uma das grandes mudanças na minha vida aconteceu no começo deste século: poucos sabem, mas sou budista praticante, ligado à escola (como chamamos as diferentes “igrejas”) Soto Zen e treinei para me tornar monge durante 3 anos. Acabei desistindo da vida monástica, mas a filosofia zen continua permeando muito da minha vida.
Durante o meu treinamento, participei de retiros, eventos inter-religiosos, aprendi japonês e estudei muito, não só sobre a história, as práticas e a ritualística do zen budismo, mas também sobre as diferentes crenças e filosofias que fazem parte da cultura japonesa.
Uma dessas filosofias me chamou tanto a atenção que tenho seu nome tatuado nas minhas costas: 改善 (lê-se kaizen). Kaizen significa “melhoria contínua” e essa ideologia foi aplicada na matriz da Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Apesar de mais conhecida dentro do mundo corporativo, venho aplicando seus princípios há mais de 10 anos na minha vida pessoal e profissional. De acordo com o kaizen é possível atingir suas metas facilmente, desde que você se comprometa a melhorias minúsculas e diárias.
Ao invés de transformações radicais, mudanças pequenas e constantes
“Você nunca vai mudar sua vida enquanto não mudar algo que você faz diariamente.” — Mike Murdock
Hoje em dia, com revoluções tecnológicas acontecendo a todo momento ao nosso redor, é difícil não querer que nossas vidas mudem radicalmente de um dia para o outro: a maioria das pessoas fica atrás da “grande virada”, da “fórmula mágica” e esquece que a vida continua acontecendo, dia após dia.
Com essa ânsia de melhorar radicalmente, estabelecemos metas irreais e acabamos paralisados. Metas muito ambiciosas tornam mais difícil o progresso pois ficamos muito estressados quando pensamos em todas as ações que precisamos tomar para alcançar o objetivo.
“Quem quer chegar longe deve dar pequenos passos.” — Helmut Schmidt
Estabelecer uma meta, mesmo simples, é a parte fácil. Todos temos objetivos. O desafio não é determinar o resultado, mas saber se você está disposto a aceitar os sacrifícios necessários para alcançá-lo.
Se você quer atingir suas metas, você tem que criar um sistema que funcione. Ao invés de focar no objetivo, desenhe um processo. Dessa forma, você sempre ganha: cada etapa do seu processo é um passo em direção à conquista do seu propósito. O que importa é o compromisso com o processo: quando você menos percebe aquela meta impossível de alcançar está pertinho de sua conclusão.
Como aplicar a filosofia kaizen em sua vida
Kaizen é uma prática simples que traz resultados extraordinários com praticamente nenhum esforço. A ideia da filosofia kaizen é focar em melhorias constantes em sua vida, dia após dia. Não importa se a melhoria de hoje é minúscula, o que importa é que hoje você é uma pessoa melhor naquilo que estabeleceu para si que ontem.
Ao invés de mudanças radicais em um espaço de tempo curto, você faz mudanças pequenas que gradualmente o levam a uma transformação total na sua vida. Todos os dias, foque em apenas tornar-se 1% melhor na característica que você está tentando melhorar. Somente 1% e mais nada!
Pode não parecer muito, mas essas melhorias de 1% começam a se acumular umas às outras. No começo, as melhorias parecerão tão pequenas que você mal vai notá-las. Mas, pouco a pouco, elas se tornarão visíveis e evidentes.
Porque kaizen funciona
Quando comecei a estudar sobre kaizen, fiquei cético. Assim como acontece ao estabelecer grandes mudanças, achei que iria desistir dentro de pouco tempo, como fazemos com as nossas resoluções de ano-novo.
Porém, as mudanças são fáceis de fazer. 1% ao dia é praticamente nada. Mais importante que estabelecer a meta é pensar no que você pode melhorar no dia de hoje. Não pense na meta final, compare o você de hoje com o você de ontem.
Inevitavelmente, você começará a notar pequenas diferenças e isso já é motivação o bastante. Quando começamos algo radical, as melhorias são rápidas, porém o trabalho para mantê-las é exaustivo e acabamos desistindo. Quando fazemos mudanças minúsculas, o trabalho é tão pequeno que não temos porque parar. E, ao começar a notar as melhorias, o trabalho tende a aumentar voluntariamente, sem exaustão nem preguiça.
1% parece pouco. Muito pouco. Mas por isso é factível: é fácil, não cansa. E, depois de 100 dias, torna-se 100%. ;)
Estabeleça sua meta e pense no menor esforço possível que você pode fazer por ela hoje. E repita esse processo todos os dias. O mais provável é que esse 1% tome 5 minutos do seu dia. Mas lembre-se, ao final do dia, você já é uma pessoa 1% melhor que ontem!
“Seja paciente consigo mesmo.” — Stephen Covey

Gostou? Bata palmas! ;)
Assim, mais pessoas também vão poder ler esse texto! Muito obrigado!
