O que você prefere: ser ocupado ou eficiente?

Otavio Albano
Sep 9, 2018 · 4 min read

De muitas maneiras, ser ocupado tornou-se algo invejável em nossa sociedade. Você vê alguém trabalhando duro e se sente mal: se você não é tão ocupado, talvez esteja cedendo lugar à preguiça ou à ineficiência.

Mas estar ocupado não significa necessariamente que você está sendo mais eficaz com seu tempo. Uma pessoa ocupada pode levar uma hora para concluir uma tarefa que uma pessoa eficaz poderia fazer em cerca de 15 minutos.

Você prefere ser uma pessoa ocupada ou uma pessoa eficaz? Pessoas eficazes possuem algumas características em comum e podem parecer completamente despreocupadas e calmas.

1. Pessoas eficazes não se comparam com ninguém

Três coisas que esmagam toda produtividade e eficácia são: comparar-se, criticar e reclamar.

Pessoas eficazes concentram seu tempo e energia em coisas que podem controlar, como programar seu tempo ou se concentrar em hábitos saudáveis. E a coisa sobre a qual você tem mais controle é a sua mentalidade.

Quando você se compara a alguém que admira, seja por seu trabalho ou por suas escolhas de estilo de vida, você acaba caindo na autocrítica. Da autocrítica, você passa à reclamação, tornando esse ciclo em uma constante na sua vida.

Quebrar esse ciclo é imprescindível para tornar-se mais eficiente, pois sua mente vai estar livre para despender energia em algo mais construtivo. Assuma o controle de seus pensamentos e você se sentirá menos suscetível emocionalmente, menos controlado por estímulos externos.

2. Pessoas eficazes priorizam suas tarefas

Para quem não conhece, a Matriz de Eisenhower (abaixo) classifica tarefas com base em dois fatores: importância e urgência.

Todos nós temos um sem-número de tarefas a realizar no nosso dia a dia. Porém, a maior parte das pessoas passa o tempo “apagando incêndios”: concentrando-se nas tarefas urgentes. Elas estão sempre ocupadas, mas sua eficiência é baixa.

O ideal é dedicar seu tempo às coisas que são importantes para você. Isso significa que você está trabalhando no que realmente valoriza e que lhe dá satisfação. Mais motivado, você trabalha melhor e, consequentemente, de forma eficaz.

3. Pessoas eficazes leem muito

Ler é fundamental, não importa o que você faça. Você pode ler para seu trabalho, por prazer, para aprimorar uma qualidade, para conhecer algo novo.

Mas você pode ter certeza de uma coisa: pessoas eficazes leem muito. E o mais legal sobre ler é que você pode fazê-lo em qualquer lugar: no trajeto para o trabalho ou de volta para casa, antes de dormir, no café-da-manhã.

Ler amplia seus horizontes e cria novas sinapses. Ou seja, você se torna mais inteligente sem fazer grandes esforços.

4. Pessoas eficazes sabem em que momento são mais eficazes

Algumas pessoas trabalham melhor de manhã, outras depois do almoço e outras são mais eficientes à noite. O que você deve fazer é garantir que você agende suas tarefas mais difíceis durante o período do dia em que é mais produtivo.

Com as tarefas mais importantes em dia, você pode deixar as tarefas mais corriqueiras e fáceis para os momentos em que sua energia está em baixa.

5. Pessoas eficazes planejam seu dia antecipadamente

Com base no item acima, pessoas eficazes planejam seu dia. Eu, por exemplo, trabalho muito melhor de manhã, então agendo as tarefas mais complexas nesse período.

Acordo às 5h30, medito, me exercito, escrevo e começo a trabalhar naquilo que é mais difícil de terminar, tarefas que exigem muita concentração ou criatividade. Depois do almoço, respondo e-mails, faço tarefas automáticas ou mecânicas.

Mas sempre planejo meu dia na noite anterior ou no fim do expediente de trabalho. Dessa forma, não gasto momentos preciosos da minha manhã tentando descobrir o que eu preciso fazer.

6. Pessoas eficazes descansam

Você já ouviu a história do lenhador que vivia reclamando que a cada dia conseguia cortar menos árvores mas nunca parava para afiar o seu machado?

O nosso “machado” é o nosso corpo e, como o instrumento do lenhador, precisa ser afiado: se quisermos continuar eficientes, precisamos de tempo para descansar e cuidar de nós mesmos.

Nossa saúde, tanto física, quanto mental e espiritual é extremamente importante para continuarmos eficazes. Nada de usar seu tempo livre para continuar trabalhando: você está perdendo tempo tanto de trabalho quanto de lazer.

7. Pessoas eficazes concentram-se em uma tarefa por vez

Fazer várias tarefas por vez não tem nada a ver com eficiência. Desafie-se a começar e terminar cada tarefa antes de passar para a próxima.

Desde que comecei a fazer isso, tenho sido muito mais eficaz. No fim do dia, percebo que realmente cumpro as tarefas a que me comprometo, o que é extremamente recompensador.

Apesar de estar na moda, multitarefas é apenas mais uma forma de parecer ocupado e não necessariamente, ser eficiente.

E então, que tal ser menos ocupado? ;)

Chegou meu novo livro! Clique aqui pra dar uma olhada.

Gostou? Bata palmas! ;)

Assim, mais pessoas também vão poder ler esse texto! Muito obrigado!

Meu nome é Otávio Albano e sou o diretor criativo da METAPHOR BRANDING, uma agência especializada em criação e gestão de marcas. Escrevo sobre desenvolvimento pessoal aos domingos e sobre branding e empreendedorismo às quintas.

Otavio Albano

Written by

Diretor Criativo da METAPHOR BRANDING (http://metaphor.com.br). Desenvolvimento pessoal, branding, vida, produtividade e mudança de hábitos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade