Comparando os dois métodos mais seguros para proteger seus bitcoins

Otavio Bonder
Oct 29, 2017 · 3 min read

Existem alguns métodos para armazenar de forma segura suas criptomoedas. Eu considero como sendo os mais seguros paper wallets e hardware wallets.

Paper wallets são muito seguras se usadas da maneira certa, porém as hardware wallets são muito mais práticas. As carteiras online oferecem um nível de segurança inferior às paper e hardware wallets, assim para proteger seus fundos, é importante adquirir uma hardware wallet ou aprender a utilizar corretamente as paper wallets.

Uma paper wallet só pode ser carregada com bitcoins para manter sua segurança, não pode ser criada para sacar e depositar com frequência. Para criar uma, é necessário realizar o download através deste link da bitaddress, clicar em clone or download e download zip. Após, baixar uma instalação do Linux que seja offline, instalar em um pendrive, transferir o arquivo baixado da bitaddress para o pendrive, inicializar o computador na versão do Linux baixada, criar a paper wallet e imprimir em uma impressora que nunca se conecte à internet. Todo esse procedimento para somente realizar depósitos em uma paper wallet. Após fazer um saque, todo procedimento deve ser refeito.

A paper wallet gera dois códigos: o endereço para depósito e a chave privada para o saque. Para sacar é necessário importar a chave privada em alguma carteira para fazer as transferências. Portanto, a partir do momento que você usa uma carteira online para realizar o saque, suas chaves privadas deixam de estar completamente em segurança. Assim, utilizando uma paper wallet para somente realizar depósitos e sempre que realizar um saque criar uma nova, a paper wallet oferece segurança máxima para armazenar seus bitcoins.

cópia de uma paper wallet

Existem os perigos de guardar paper wallets. Há casos de pessoas encontrarem carteiras de papel, não saberem o que eram, e jogarem no lixo. Estimam-se que 25% de todos bitcoins já minerados estão perdidos e muitos por essa causa.

Existem hardware wallets que armazenam de forma tão segura quanto paper wallets e são muito práticas. A TREZOR e a Ledger são marcas que fabricam carteiras extremamente seguras. Numa hardware wallet, a sua chave privada fica armazenada dentro do dispositivo e não tem contato com a internet. A transação é criada e assinada dentro do dispositivo, então mesmo que o computador que você utilize esteja infectado, sua transação e seus fundos estão seguros. Além disso os dispositivos oferecem um painel de controle de fácil utilização e são seguros para realizar múltiplas transações.

painel da TREZOR (há versão em português)

Elas armazenam várias altcoins além de bitcoins. Para serem acessadas é necessário digitar um PIN e para mais segurança, é possível criar carteiras escondidas que só você saberá que existem. Então mesmo que alguém tenha acesso ao painel de controle da sua hardware wallet, não saberão que existem outras contas escondidas com bitcoins.

É necessário criar um backup composto por 24 palavras, assim caso você perca sua carteira ou ela estrague, seus fundos estão seguros e você pode recuperá-los em qualquer outra carteira.

Ledger Nano S

Portanto, caso você queira proteger suas moedas, crie uma paper wallet ou adquira uma hardware wallet. Você poderá ficar tranquilo sabendo que seus fundos permanecerão seguros.

    Written by

    Forensic Accountant, future Software Engineer, bitcoin maximalist, libertarian. Have any doubts? Follow me! @otaviobonder

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade