Os próximos forks: Bitcoin Gold e SegWit2x

Otavio Bonder
4 min readOct 14, 2017

--

Escrevo este artigo porque vejo muita confusão pelos usuários de Bitcoin. Muitos me perguntam se o Bitcoin Gold é resultado do SegWit2x. Não. Um não tem nada a ver com o outro. Estão programados dois novos forks na rede do Bitcoin, e duas novas altcoins irão surgir.

Bitcoin Gold

O Bitcoin Gold surge de um anseio dos mineradores de minerarem Bitcoin somente com GPUs, e não mais ASICs. Primeiramente o Bitcoin era minerado por CPUs, computadores normais. Os mineradores em seguida perceberam que as GPUs tinham um desempenho melhor que as CPUs. Logo em seguida vieram as FPGAs e por último e atualmente as ASICs (circuitos fabricados com propósito único, minerar Bitcoins).

Os chineses se especializaram na fabricação de ASICs e atualmente dominam a mineração de Bitcoin. As maiores pools ("agregações" de mineradoras) estão localizadas na China e além disso somente três empresas dominam o mercado de fabricação de ASICs. Uma das maiores mineradoras do mundo é dona da maior fabricante de ASIC.

O objetivo principal do Bitcoin Gold é "descentralizar" a mineração de Bitcoin. Para isso os desenvolvedores do BTG estão desenvolvendo um novo algoritmo a prova de ASICs. Assim, será possível minerar Bitcoin Gold somente com placas GPU. Nada além do algoritmo de mineração do Bitcoin está sendo alterado.

O fork do Bitcoin Gold está previsto para acontecer em 25 de outubro. Uma nova moeda vai nascer preservando todo o histórico de transações (blockchain) do Bitcoin (original), criando uma divisão da rede. Assim, a pessoa que tiver bitcoins no momento do fork vai ter exatamente a mesma quantia em BTG na blockchain do Bitcoin Gold, possuindo, portanto, uma nova moeda em seu portfólio. Ex: Uma pessoa possui 1btc no momento do fork. Após o fork essa pessoa vai possuir 1btc e 1btg.

O fork é seguro, pois os desenvolvedores do Bitcoin Gold implementaram Full Replay Protection (uma proteção para não interferir na rede do Bitcoin). Portanto, o Bitcoin Gold somente é uma nova moeda que não vai interferir em nada no Bitcoin, e, provavelmente, vai possuir um valor bem baixo.

SegWit2x

Recentemente eu escrevi um artigo e minha posição sobre o SegWit2x comparando com o Bitcoin. Se você precisa ter preocupação e precaução com algum fork, é com esse. No bloco número 494.784 (aproximadamente em 18 de novembro) o SegWit2x vai ser ativado na rede do Bitcoin, causando uma nova divisão na rede. A mudança dessa vez é o tamanho do bloco do Bitcoin. Em meados de maio mineradores e grandes empresas do meio Bitcoin fizeram um acordo a portas fechadas para ativar o SegWit em agosto e aproximadamente 3 meses depois aumentar o tamanho do bloco do Bitcoin. Como o acordo foi firmado a portas fechadas, sem o consenso da comunidade do Bitcoin, muitos não aceitam e não vão aceitar esse aumento de bloco, fazendo com que existam duas novas blockchains originadas da mesma.

Split da blockchain do Bitcoin

O problema desse fork é que ele não tem o consenso da comunidade e além disso está sendo apoiado por grandes empresas e mineradoras, com muito capital. No momento em que escrevo, 83% das mineradoras sinalizam que apoiam o SegWit2x, enquanto aproximadamente 60% dos nós da rede sinalizam que apoiam o SegWit original. Para entender melhor sobre as diferenças entre eles, leia o artigo que mencionei nesse post.

Logo após o fork, novamente quem possui bitcoin terá o mesmo saldo de bitcoin na blockchain do SegWit e na blockchain do SegWit2x. Mineradores e algumas empresas defendem que o Bitcoin é o que contém o SegWit2x, enquanto os usuários defendem que o Bitcoin original é o que contém o SegWit(1x). Assim, nenhum dos grupos de desenvolvedores (Core [SegWit] e BTC1 [SegWit2x]) implementou ferramentas de proteção, pois nenhum quer dar o braço a torcer. Importante ressaltar que a equipe do Core é aberta a qualquer integrante que queira participar e é a equipe que vem desenvolvendo o Bitcoin há anos.

Logo após o fork a rede deve ficar lenta e as transações caras, pois haverá um fluxo migratório de poder computacional da blockchain do Bitcoin Core para a blockchain do SegWit2x.

Outro problema é qual vai assumir o ticker BTC e qual vai ficar com outro ticker? Algumas exchanges informaram que o Bitcoin Core vai continuar sendo BTC, enquanto algumas outras exchanges informaram que a chain com maior poder de mineração vai ter o ticker BTC (atualmente o SegWit2x). Assim, poderá haver muita confusão e perigo ao enviar os fundos de uma exchange para outra. Carteiras também tem esse problema, algumas vão se conectar aos nodes do SegWit2x e outras do Core. Além disso, sem ferramentas de proteção (Replay Protection), transações realizadas em uma chain podem ser replicadas pela outra chain, causando perda de fundos.

Assim, para permanecer seguro, é muito importante mover seus fundos para carteiras em que você possui o controle das chaves privadas (Mycelium para celular) ou Hardware Wallets (TREZOR e Ledger). Fiz um artigo recentemente com as melhores práticas para guardar bitcoins. Também é importante não realizar transações até que carteiras e exchanges adotem sistemas de proteção e digam que é seguro realizar transações.

BTC tip jar: 1JMLLNnMJu9v1t6ygG697KsBTFguayA1P

--

--

Otavio Bonder

Forensic Accountant, future Software Engineer, bitcoin maximalist, libertarian. Have any doubts? Follow me! @otaviobonder