Como Fazer Marketing Digital — Você Precisa Saber

O marketing digital é versátil e poderoso. Com ele é possível desenvolver meios de como iniciar negócios na internet do zero

Como fazer marketing digital — O termo marketing digital bombardeia você ultimamente? Você tem o desejo de expressar como o termo é familiar, mas por qualquer motivo, tropeçou em alguma definição?

Eu suponho que a maioria já esteve assim, com as mesmas indagações.

O que é marketing digital? O que isso faz? É importante?

Neste artigo, irei me deter um pouco mais como ele funciona. Meu objetivo não é apenas dar uma definição clara e definitiva para o termo, mas oferecer informações úteis para quem pretende se tornar um profissional do marketing online.

Para começar, vamos definir o que é marketing, antes de saltar para o seu conceito digital. Isso nos ajudará a entender o termo separadamente e depois depois como um conjunto entre os dois tipos.

Qualquer empreendimento envolve o seu marketing marketing, uma vez que tudo se relaciona, direta ou indiretamente, a compra e venda. No entanto, o marketing é especial porque não é obrigado a comprar e vender produtos ou serviços, mas também envolve publicidade.

Todo marketing precisa de um plano. Ele é um dos mais importantes do negócio, e serve de base principal para o “mapa do jogo”, que será montado com os outros planos.

De um modo abrangente, o papel do marketing é reconhecer, verificar e satisfazer necessidades, desejos e expectativas de um determinado nicho de atividades. Ele conecta o produto ou serviço aos seus clientes, tornando-o conveniente para ambas as partes.

Aposte no marketing digital para encontrar o seu sucesso

Marketing digital

Voltando à nossa história, o marketing digital não é realmente uma invenção do século 21, como o Facebook e o Instagram. Começou bem antes antes, há cerca de 100 anos ou mais.

Um inventor italiano e engenheiro elétrico chamado Guglielmo Marconi (1874–1937) demonstrou ser possível transmitir sinais sem fio, através do primeiro sistema prático de telegrafia. Inventou o rádio. Sua criação comprovava a teoria de que ondas eletromagnéticas poderiam se propagar no espaço. Isso tornou a nossa comunicação à distância, algo prático e corriqueiro.

Mais tarde, como a tecnologia continuou a se desenvolver, as mentes atentas não demoraram muito para perceber que a venda de coisas seria possível através do uso do rádio. A primeira exposição pública transmitida ao vivo, foi no Metropolitan Opera, New York, em 25 de dezembro de 1931, convidando os ouvintes a comprar seu bilhete paras audições de ópera.

Era o primórdio do wireless — rede sem fio e do marketing digital

Como fazer marketing digital?

O que ele faz? O marketing digital usa dispositivos eletrônicos para comercializar produtos ou serviços e para estabelecer relacionamentos entre as pessoas. Ele não pode ser confundido com internet ou mesmo com o Google. Estes são, simplesmente, duas das muitas ferramentas para o marketing digital fazer seu trabalho.

Vários canais, como o marketing de conteúdo, são utilizados para veicular marcas, produtos ou serviços e conectá-los aos clientes. Além deste, existem o SEO — Search Engine Optimization -, o marketing de atração — ou inbound marketing em inglês -, a publicidade online — links patrocinados e anúncios em displays — e as inúmeras mídias sociais.

Outros meios digitais também são largamente utilizados, como o pendrive, o DVD e os painéis de LED, os outdoors eletrônicos.

Painel de LED — outdoor eletrônico

Então não se pergunte por que você vem ouvindo tanto o termo, ultimamente. Os dispositivos eletrônicos fazem parte do nosso dia a dia, há algum tempo. O marketing digital e dispositivos eletrônicos são uma via de mão dupla.

O marketing digital é versátil e poderoso. Com ele é possível desenvolver meios de como iniciar negócios na internet do zero.

Tipos de Marketing Digital

O marketing tem dois tipos, offline e online. Para as gerações mais novas, o marketing online é o mais popular, porque quase todo mundo tem acesso fácil às suas contas de mídia social e à internet. Mas para a geração anterior, ainda é comum apreciarem o que não é o mais comum hoje, como cartazes, jornais e folhetos.

Como os dispositivos hoje são mais avançados do que antes, as empresas de eletrônicos também estão se tornando mais competitivas. Para ampliar seu mercado, elas fazem pesquisa para o que é tendência, o que está “por dentro da onda” e o que é preferido por muitos. Lentamente o marketing offline vai se tornando fora de uso.

O marketing offline é fraco quando comparado ao seu irmão mais novo, porque não fornece aos seus profissionais resultados precisos e em tempo real. Esses têm dificuldade em direcionar o produto ou serviço que está lhes dando mais receita e como eles acompanharão o seu número de vendas.

Esta é a razão pela qual as empresas, nos dias de hoje, vêm preferindo os recursos online. Além disso, o marketing digital se torna ainda mais especial, devido à sua capacidade de medir ou prever o retorno sobre o investimento (ROI).

Reinventando o setor

O marketing digital é uma estratégia de grande potencial, surgida a partir do desenvolvimento das novas tecnologias e do ápice da internet. As novas formas para acessar o mundo online, criaram infinitas vantagens para os profissionais da área.

Esta nova vertente do marketing engloba conjuntos de estratégias, que se focalizam em determinada característica do novo mundo digital. Permite, por exemplo, que qualquer pessoa possa realizar o seu trabalho a partir de casa. Isso torna a vida mais econômica e prática.

Para você ter uma ideia do tamanho desse universo, o site meio & mensagem, especializado em comunicação digital, estima para 2017, que os investimentos em mídia digital devem movimentar US$ 202 bilhões (635 bilhões em reais), superando a publicidade na TV.

Marketing de conteúdo

Matérias atraentes e relevantes são a base de qualquer campanha de marketing. Com elas, e por sua alta qualidade, é fácil conseguir atingir e cativar o público almejado.

E-mail marketing

Esta modalidade é tão somente o envio de mensagens, com conteúdo bem definido e planejado, a uma lista de contatos. Difere do SPAM, porque seus destinatários concordaram em que seus endereços fossem cadastrados. É uma das mais lucrativas e econômicas formas de comunicação direta e conversão, com altíssimo índice de resultados.

Marketing local

É uma estratégia que contém um plano para trabalhar o tráfego local, e facilitado através do mobile marketing. A localização de um estabelecimento na internet em plataformas como o Google Maps, permite que, quando for pesquisado algo relacionado através de um dispositivo móvel, o browser assumirá que a resposta pretendida é local, mostrando, assim, endereços próximos ao aparelho.

Mobile marketing

Ou marketing para aparelhos móveis, como smartphones e tablets, é o termo que se refere à elaboração e ao uso de estratégias para esses dispositivos.

Incluem mensagens por SMS, criação de Qrcodes — códigos de barras bidimensionais -, ou de aplicações — apps.

Gigantes, como a Google, apostam nesta modalidade, para um futuro muito próximo, como a mais importante plataforma para o marketing digital.

Marketing nas redes sociais

Para as marcas, elas são a forma mais fácil, rápida e barata de alcançarem uma maior proximidade com os consumidores. Permite às empresas a oportunidade de conhecerem estatísticas sobre suas publicações.

Quando bem utilizadas e atualizadas com frequência, tornam-se uma ótima vantagem competitiva, contribuindo para a consolidação de seus conceitos.

Vídeo marketing

O vídeo é uma ferramenta em franca ascensão. E as estatísticas já demonstram uma eficácia muito superior a qualquer conteúdo em texto, por ser mais rapidamente processado pelo cérebro e por ser mais atraente ao internauta.

Vídeos têm taxas de conversão superiores aos outros formatos, como texto ou imagens. Em breve, eles serão a maioria absoluta dos conteúdos disponíveis na internet.

Também os médicos investem em seu marketing pessoal, para se destacarem no mercado, como profissionais que agregam valor, saúde e beleza à vida

O oxigênio dos negócios

Hoje, o marketing digital tem se consolidado como uma parcela inerente nos planos de qualquer empresa.

Profissionais autônomos também vêm atentando para a necessidade de investirem em seu marketing pessoal. Sobretudo por conta das mudanças de comportamento do seu cliente, além da própria concorrência.

Quantidades cada vez maiores de pessoas capacitadas chegam ao mercado, espremendo os espaços de atuação e fazendo com que todos, simplesmente, se reinventem.

Tudo isso é muito positivo. Investir em marketing digital é algo altamente lucrativo, já que exige pouco investimento financeiro, diante dos retornos que se podem ser obtidos.

Portanto, saber como fazer marketing digital torna-se cada vez mais um diferencial. Favorecerá quem possuir mais conhecimento, souber planejar, tiver mais empenho, persistência e, acima de tudo, paciência, para que as estratégias gerem grandes resultados.

As etapas para o seu marketing digital fazer sucesso

O que mostrarei a seguir, ajudará você a criar uma ideia de quanto esforço você deve atribuir para o seu marketing ser bem sucedido. Você entenderá a importância do tráfego para o seu site, o desempenho do seu conteúdo para a geração de leads e as métricas de modelagem de atribuição.

Tráfego do site

A internet sobrevive de tráfego. Ou seja, pessoas visitando e consumindo conteúdos. Contar a quantidade de acessos é a primeira métrica do trabalho. Esse aspecto do marketing digital é útil para determinar, em tempo real, o número exato de pessoas que visitam cada página do seu site.

O tráfego do site também pode ser usado para quais páginas são visualizadas, quanto tempo os internautas permanecem nelas e os dispositivos que estão usando. Isso nos ajuda a medir a qualidade dos conteúdos e a priorizar quais canais devem ser aprimorados. Desempenho de conteúdo e geração de leads

Este recurso é a versão virtual dos materiais impressos. No marketing offline, você faz um esforço na distribuição de folhetos para as pessoas, mas você nem identifica, nem estima as pessoas que realmente os leem, certo?

Mas com a ajuda das métricas de desempenho de conteúdo e geração de leads, você pode contar e verificar praticamente tudo o que acontece com o seu site. Elas permitem quantificar uma tendência, comportamento ou variável. Assim, você poderá avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing.

Também é possível coletar os dados dos visitantes, através de formulários. Tudo isso irá ajudá-lo a rastrear clientes potenciais para referência futura.

Modelagem de Atribuição

Este recurso é uma ferramenta que irá otimizar suas relações de compra e venda com os seus clientes. Com o uso de estratégias eficazes e as tecnologias certas, você poderá traçar o histórico de vendas útil na identificação de tendências no que as pessoas estão realmente comprando ou se interessando.

Digamos que um cliente chega até seu site através de um dispositivo qualquer, como um e-mail que você mandou. Mas não realiza nenhuma compra. Mais para adiante, ele retorna, dessa vez por um clique de um link patrocinado em seu smartphone. Porém, só depois é que ele abre seu site e finalmente realiza a compra.

Acompanhar seus passos, desde a primeira visita, até a compra, dá para ter real noção do quanto seu cliente é impactado em cada momento de sua jornada.

Compreender cada métrica ajuda a rever investimentos e a melhorar as ações, ainda na mesma campanha.

O marketing digital é importante?

Grandes empresas em toda a web estão ansiosas para obter mais vendas. Profissionais liberais querem ser vistos como referência em suas áreas de atuação.

A menos que você não tenha o sonho que esses estão vivendo, então o marketing digital não é para você.

Todas as pessoas ativas e os setores produtivos estão, neste momento, comprando, vendendo, ou ambos. Você pode ser um consumidor ou produtor, certo?

Se você quer ser mais, e deixar sua marca, então seu esforço para saber como fazer marketing digital será um investimento. E jamais uma despesa, um sacrifício.

Todos precisam de informações sobre tudo, para identificar, analisar e atender necessidades, desejos e expectativas, como cliente ou como empresário.

Quem quer que você seja, o marketing digital é essencial, sobretudo nos dias de hoje, em que os avanços tecnológicos repaginam o mundo e o mantém em constante transformação.

O mundo digital revoluciona o modo de fazer as coisas. A praticidade e a inter operacionalidade, revelam a todos como fazer marketing digital de forma qualificada.

E isto pode ser uma combinação perfeita, entre a sua arte e a ciência.

Gostou do artigo? Então, ficou animado para dar seus primeiros passos no marketing digital?

Tudo bem,é uma atividade cheia de riscos. Na certa você já tentou… e se cansou de gastar seu dinheiro, com cursos incompletos, complicados, caros…

Eu posso lhe recomendar um mentor? Alguém capaz de lhe apontar todos os atalhos, para sua jornada alcançar logo, o sucesso?

Qual é o seu talento?

Você já pensou em trabalhar naquilo que gosta? Aprenda como se sustentar através de um negócio online, para poder viver sua vocação, em 4 passos simples.

A internet lhe dará a oportunidade que você tanto sonha. Na verdade, isso aconteceu comigo. E com muita gente, também.

Não há melhor momento como agora!


Originally published at web-marketing.xyz on May 12, 2017.