Por amizades profundas e verdadeiras, e vice-versa.
Porque nem só de mídias sociais viverá o homem. (Em 1.2)
Estava compartilhando com uma colega de profissão que passei a usar menos o Facebook, e seu tão polêmico, controverso e manipulável feed, e isso me levou ao fato de que por lá utilizo a opção de Melhores Amigos para acompanhar mais de perto pessoas que sempre tive uma estima mais elevada. São pessoas que me conhecem entre 1 ou 10 anos.
Quando busco na memória as melhores lembranças, momentos e conversas com essas pessoas não me veem nenhuma de facebook, orkut, MSN. Simplesmente porque elas foram e sempre serão uma forma de alcançar as pessoas quando não podemos. Nossas amizades estão alicerçadas e aprofundadas em forma de contato visual e na experiência emocional. Porém, sinto que muitos amigos e muitas amigas acreditam que a intensidade de uma rede social online vai substituir isso, ou ao menos, igualar. Longe de mim acreditar que isso seja possível.
Paro pra pensar por exemplo na diferença do uso de uma ferramenta como Skype, Hangout ou facetime, e como mudamos quando nos deparamos com esta experiência. Mudamos para o modo: Eu mesmo. Ativamos a chave do 'sou o que sou'.
Poderia dizer que vejo a maioria das relações online superficiais, mas não ouso arriscar tanto assim. Digo apenas que nossas amizades estão sofrendo um impacto muito maior negativamente falando pelo bloqueio que uma tela tem provocado, seja ela de computador ou smartphone. bloqueio esse que serve também de muralha e escudo para nossa mente fértil e indisciplinada.
Incentivo a todos que lerem esse primeiro texto aqui no Medium a voltar um pouco no passado e tentar lembrar daqueles que chegaram na sua vida e nunca mais saíram, mesmo quase nunca utilizando qualquer meio digital para ter contato diretamente. Essas são suas amizades mais profundas e verdadeiras, salvo raras exceções, e todo o cuidado com a generalização aqui demonstrado. Que nossas conexões não desfaçam nossos primeiros passos.
Gostou do texto? Então clique no botão “Recommend” logo abaixo.
Mais pessoas poderão encontrar este post e compartilhar seus pensamentos.
Pra ficar sabendo sempre que postar novos textos,
clique ali embaixo no botão “Follow”. ☺