“Ondas espaciais”

oxítono
oxítono
Nov 4 · 3 min read

Mergulho marinho além do mar infinito | Gigante gravidade, leveza do caminho | Fronteira furada, do mundo físico.


“Desde que me conheço por gente”, penso que existem dois dias especiais em nossas vidas: o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos o porquê nascemos. Entre os caminhos da vida, o segundo dia demora chegar e, com diversas perguntas e/ou questionamentos, surge o desejo por saber de onde viemos [a origem]. Contudo, para saber alguma resposta se quer, é preciso atravessar uma fronteira de conhecimento e fé.

Pequenez do localizador humano-espacial

Com o objetivo de delimitar certa área, o ser humano, ao longo dos anos, criou diversas escalas de medidas e, atualmente, para medir certo objetivo ou certa área, usamos o comprimento em metro. Com isso, após várias evoluções científicas, a maior escala já encontrada no tamanho universo é de 13,7 mil milhões de anos-luz, aproximadamente, cerca de 10²⁶ metros. Não o tamanho do universo em si, mas do horizonte visual, o que, consequentemente, não deixa uma resposta concreta para a finitude ou infinitude do Universo. Descendo de cinco em cinco ordens de magnitude [10⁵] tem-se a escala galática, depois a escala das distâncias às estrelas, por mais cinco ordens, tem-se a unidade astronômica, então partimos para a escala do raio da terra, até chegar a escala de magnitude a qual o homem se localiza: o metro. Porém, o ser humano, com o intenso almejo de descobrir a pequenez da finitude maior, com conhecimento extremo, desceu mais cinco magnitudes e obteve a escala das bactérias, com mais cinco magnitudes encontramos a escala do átomo de Angstrom, até chegarmos em 10-¹⁵, a escala dos constituintes do núcleo atômico: os nucleões e os protões. Intensamente incessante e curioso, no início do século XX, em Manchester, sob a direção do físico Rutherford, o homem foi além e diminuiu ainda mais a magnitude, sendo capaz de observar que dentro do nêutron e do próton há mais três partículas elementares: os quarks. Assim, depois de ver a extraordinária escala do horizonte cosmológico até a pequena escala dos quarks, nos deparamos com 45 ordens de magnitude. E para que saber sobre todas essas ordens de magnitude? Para concluir que a evolução do extraordinariamente grande é dada pelo extraordinariamente pequeno, bem como ressaltar a pequenez humana diante do Universo em si.

Partículas marinhas espaciais

Todos os dias, ao cumprir com nosso cronograma diário, somos bombardeados intensamente por diversas informarções, o que nos causa um querer por “saber” cada vez mais. Por existir tantas ideias, tantas dúvidas ou tantas perguntas tão simples, podemos compará-las com as partículas, devido à tamanha simplicidade. Então, por tantos questionamentos inexplicáveis, formamos um belo mar vasto de partículas[dúvidas] o qual, mergulhamos todos os dias, cada vez mais e mais, a procura de uma resposta.

Mar do Espaço

Camadas, dimensões ou planos… Resumidamente [por não ser um artigo científico], a dinâmica do universo se deu no ano de 1929 pelo astrônomo Edwin Powell Hubble. A partir do desvio para o vermelho das linhas espectrais. Tal desvio foi interpretado como o famoso efeito Doppler. Então, foi concluído, através desse experimento, que as galáxias se afastam da nossa. Contudo, 14 anos depois de Hubble, uma nova teoria da gravidade surgiu, a Teoria da Relatividade Geral do físico Albert Einstein, dizendo que é o próprio espaço que se expande e as galáxias são objetos co-móveis. Hubble descobriu a expansão do universo e confirmou as ideias sobre o espaço tempo dinâmico de Einstein. Logo, o universo se expande devido ao fato do espaço-tempo ser dinâmico.

Ondas espaciais: Em busca de uma resposta, do ponto de vista “científico”, para a origem da vida, o ser humano mergulha no espaço, onda por onda, até chegar na profundidade questionável a qual é um mero reflexo do que existe dentro de nós, uma resposta para satisfazer o que esperemos, [certas vezes], em virtude da complexidade do universo e da grandeza ou pequenez da humanidade.

oxítono

Written by

oxítono

monótono poeta desenhista aprendendo sobre o mundo enquanto há café

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade