As 8 melhores empresas Endeavor na Colômbia

(English? click here)

Há alguns meses visitei a Colombia e tive conversas bem interessantes sobre empreendedorismo. Me encontrei com a equipe da Endeavor (ONG mundial de fomento de empreendedorismo de alto impacto) em Bogotá e Medellin, além de ter uma reunião com o Carlos Londoño, Empreendedor Endeavor e fundador da On Vacation. E, por coincidência, em uma das viagens de ônibus sentei ao lado de um dos gestores da área de empreendedorismo da prefeitura de Bogotá. Abaixo falo brevemente sobre alguns insights referentes ao ecossistema empreendedor colombiano e às empresas do portfólio Endeavor que eu mais gostei!

A Colombia é um dos países mais promissores para se empreender na América Latina. Ocupa a 44º posição no Global Entrepreneurship Index (2017) e tem apresentado crescimento econômico e novas oportunidades, além de uma população disposta a empreender. O governo tem buscado incentivar a inovação através de programas de dedução de impostos ou com centros de inovação como a Ruta N, embora ainda tenha uma série de desafios pela frente. Em geral, os desafios do país são bastante similares aos do Brasil — burocracia, talentos, acesso a capital, etc. Destes, certamente a intromissão do estado em criar regras novas a todo tempo e não ter uma clareza sobre a sua condução é o que mais dificulta o empreendedor. O acesso a empréstimos no mercado financeiro é outro problema: além de ser caro (embora mais barato que no Brasil), está muitas vezes indisponível, ou seja, mesmo que os empreendedores pudessem e quisessem pagar mais caro pelo empréstimo, demoram ou não conseguem encontrar quem os forneça.

A Endeavor Colombia é uma das maiores escritórios Endeavor do mundo e tem uma operação muito similar a do Brasil, realizando também iniciativas de educação empreendedora e programas de aceleração para empreendedores que ainda não se tornaram parte do portfolio. Fiquei bem empolgado com as empresas apoiadas pelo escritório. Abaixo conto um pouco sobre as 8 mais interessantes (claro, focando principalmente em tech):

ON VACATION

http://www.onvacation.com/

Turismo

Esta empresa revolucionou o mercado de turismo na Colombia, permitindo que muito mais pessoas tivessem acesso a roteiros turísticos. São mais de 300 mil viajantes por ano e com um crescimento de mais de 30%. A ON VACATION trabalha com uma série de parceiros (aéreos e hotéis), mas gradativamente tem expandido suas próprias redes de hotéis com o objetivo de melhorar as suas margens. Além disso, outro fator que os diferencia é o uso de venda direta para seus produtos, que segue praticamente o mesmo modelo do processo de vendas da Natura.

GRABILITY

https://www.grability.com

Plataforma mobile

Otimizar a conversão de vendas é um dos grandes desafios de lojistas. A GRABILITY tem uma plataforma 100% whitelabel que permite qualquer vendedor customizar sua loja virtual para celular. Tem grandes clientes colombianos varejistas no portfólio como Éxito e Carulla. Mas o mais interessante foi o seu spin-off: a Rappi.

RAPPI

https://www.rappi.com/

Delivery

Essa startup é sensacional! Faz entrega de todo tipo de coisa, diferente de um Ifood, que no Brasil é focado em restaurantes. Com a Rappi você se conecta direto com um motoboy e pode pedir desde comida até compras no supermercado ou qualquer outro tipo de serviço que requer um transporte. Já é super famoso na Colômbia e devem começar a operar no Brasil. Uma história que ouvi de uma amiga colombiana e que mostra a peculiaridade do app foi quando 3 dos seus amigos estavam jogando video game e precisavam de mais uma pessoa para poderem jogar uma dupla contra a outra. Problema resolvido! Chamaram um Rappi que foi até a casa deles e completou a vaga que faltava.

TORRE

http://torre.co/ | https://bunnyinc.com/

Marketplace

A empresa começou com a VoiceBunny, um marketplace de locução. Clientes podiam terceirizar sua produção de audio, seja para locução de propagandas, dublagens, animações, cinema, etc. A Empresa mudou sua localização para o Vale do Silício e, em alguns anos, constitui um grupo, atuando assim em outras frentes e formando a Bunny INC: tradução (TranslationBunny) e produção de conteúdo (WritingBunny). Este conjunto de empresas faz parte hoje do Grupo Torre, que conta também com projetos sociais e a Voice123, outro marketplace para encontrar vozes de atores. Conheci o fundador, Alexandre, há alguns anos e é interessante notar que a expansão deles segue um foco naquilo que fazem de melhor: conexão entre serviços de produção criativa. Eles têm grandes clientes como Disney e Apple e podem ser uma excelente solução para estes tipos de serviço.

ACSENDO

http://www.acsendo.com

Talent Management Software (SaaS)

Gerir times dentro de organizações é um dos maiores desafios que um empreendedor pode ter. São inúmeras ferramentas e metodologias para avaliar se cada pessoa está atingindo o seu melhor resultado e atendendo as expectativas. A ACSENDO ajuda as empresas em três grandes áreas: 1 — avaliar o clima organizacional; 2 — monitorar quais são os gaps de competências individuais e coletivos dentro dos times; 3 — realizar a gestão de metas. Tem grandes clientes como Telefonica, Mapfre, o governo colombiano e também pode atender empresas de fora do país com as versões do software em inglês e português.

ALDEAMO

http://www.aldeamo.com/

Mobile services

A ALDEAMO oferece serviços que atendem celulares low-end. Sem o uso da internet é possível ter acesso a uma série de serviços, usando apenas o sms. Por exemplo, ter acesso a informações financeiras, agendar consulta médica ou consultar qualquer tipo de informação. Eles são uma plataforma na qual permitem que empresas se conectem com os usuários oferecendo serviços e informações, tanto para fins de entretenimento como para usos transacionais. É similar a Movile, que também foi apoiada pela Endeavor Brasil e hoje é a maior empresa no segmento da América Latina.

TAPPSI

https://tappsi.co/

Mobile App

Pedir taxi na Colombia também é fácil. A TAPPSI conecta passageiros com taxistas. Exatamente como faz a 99Taxis e a EasyTaxi no Brasil. Hoje atuam na Colombia, Peru e Equador. Conversando com os taxistas me pareceu ser o app dominante no mercado colombiano, embora estejam sofrendo também com a concorrência do Uber, que está presente no país, mas ainda sem regulamentação.

PAY U

https://www.payu.com.co/en

Fintech

A PAY U é uma plataforma de pagamento que permite as empresas fazerem transações por sites, apps, email, mobile, etc. É similar ao PayPal e a Moip.

PARA SABER MAIS

Curtiu este artigo? Você pode acompanhar mais no:

Medium — para mais artigos: https://medium.com/@pablosnr

Instagram — para fotos iradas: https://www.instagram.com/pablosnr/

Youtube — para vídeos contando histórias da trip: https://www.youtube.com/user/pablosnr

Facebook — para ver tudo: https://www.facebook.com/pablosnr