Como é feita a avaliação de crédito de um pedido de empréstimo?

Existem momentos em nossas vidas que se faz necessário recorrer aos empréstimos bancários. Seja para realização de um sonho, como obter a casa própria, ou até mesmo em situações imprevistas.
Por isso, é importante manter boa relação com os bancos e financeiras. Assim, se em algum momento for preciso solicitar o crédito, este não será negado imediatamente. Imagine perder a oportunidade de ouro de comprar aquele carro que você tanto sonhou por alguns descuidos cometidos no passado?
A seguir, ajudaremos você a entender como são feitas as análises de crédito e os cuidados que devem ser tomados para não ter seu crédito negado. Continue acompanhando!

Análise de crédito

É importante entender que toda solicitação de empréstimo será submetida à análise de crédito. É a forma da instituição financeira averiguar se o cliente terá condições de honrar com o compromisso firmado. O banco analisa o passado do cliente para obter informações futuras.
Através dos seus dados cadastrais a instituição financeira irá verificar se o seu nome está sujo através de uma criteriosa análise.
Nessas análises, são verificados os seguintes dados:

  • Rendimentos mensais e dados sobre o seu emprego (a quanto tempo você trabalha na mesma empresa, o quanto você ganha, quanto de sua renda será comprometido com uma nova dívida etc). Assim eles avaliam se você terá condições de pagar ou não o empréstimo);
  • Inadimplência — O nome do cliente consta em órgãos de proteção de crédito como Serasa, SPC ou SCPC Boa Vista;
  • Histórico sobre seus empréstimos anteriores. Você é um bom pagador? Atrasou parcelas? Ou pagou tudo até a data de vencimento?
  • Urgência na procura por crédito. Quantas consultas foram feitas buscando informações de seu CPF nos últimos meses?
  • Normalmente os bancos identificam perfis de seus clientes inadimplentes (idade,sexo, estado civil, grau de escolaridade) pontuando (para cima ou para baixo) os novos proponentes de acordo com seu perfil.

Lembre se: pagar as contas em dia é fundamental para ter crédito aprovado.

Score, a pontuação de crédito

Quando o banco tiver todas as informações sobre sua vida financeira, ele utilizará um sistema conhecido como Score. Esse método calcula os risco para cada concessão de crédito.

Como funciona o Score

O Score é uma pontuação de crédito, sendo um índice numérico que varia de empresa para empresa. Através da pontuação obtida, o banco avalia se o solicitante do empréstimo está pagando suas dívidas e se vale a pena emprestar o dinheiro. 
Este sistema ajuda os consumidores e empresas a realizarem negócios a crédito, com mais agilidade, menor custo e mais segurança. Se você for comprar um apartamento, ou financiar um novo projeto, será usado o sistema Score junto com outras ferramentas, já que bancos e financeiras utilizam esse sistema. 
Todos os dados citados acima influenciam sua pontuação. Quanto mais pontos positivos, mais fácil será a liberação do crédito. Até os juros podem ser menores.
Caso você tenha seu nome sujo, recomendamos que entre em contato com o setor de negociação de dívidas do seu banco e faça um acordo. Os bancos costumam parcelar o saldo devedor, através da renegociação da dívida. Assim, você voltará a usufruir dos privilégios do crédito no mercado.

E então, gostou do nosso texto? Entendeu como é feita a avaliação de crédito? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário, estamos à sua disposição para ajudá-lo a encontrar uma solução!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.