Como Cuidar da Primeira Dentição do Bebê

Os primeiros dentinhos começaram a aparecer. Você e sua esposa estão achando aquilo tudo muito lindo, afinal o sorriso do seu bebê agora tem ‘algo a mais’ que o deixa ainda mais fofo. Porém, junto com o encantamento da primeira dentição surgem as dúvidas, como: e agora o que fazer? Como cuidar da saúde bucal do meu filho? Levo ao dentista? Faço escovação todos os dias?

Procure um profissional

Bem, a primeira medida que você tomar é levar o seu filho ao odontopediatra. Este é o primeiro passo para a prevenção e a manutenção da saúde bucal de seu bebê. E, assim como é para nós adultos, o aconselhável é marcar uma consulta a cada seis meses.

Além disso, comece imediatamente a higiene bucal, sempre depois que ele se alimentar. Se tiver, por enquanto, só os dentes da frente — superiores e inferiores — basta passar fralda de algodão ou gaze seca ou umedecida em água filtrada.

SUGESTÃO DE LEITURA:
Dieta Infantil: crianças podem fazer para emagrecimento?
Dia com o PAI
Meu filho mordeu outra criança! E agora?

Comece a escovação regularmente

Quando surgirem os primeiros molares, por volta dos 14 meses, você pode usar a escova apropriada para a idade dele. A escovação é fundamental já que essa nova dentição possui sulcos que só serão realmente limpos dessa maneira.

Junto com a escova vem também o creme dental que deve ser escolhido pelo odontopediatra. Caberá a ele definir também se o creme deve conter ou não flúor, substância importante para prevenir das cáries. O creme dental que você colocará na escova precisa ter a dimensão de um grão de arroz. Já a partir dos três anos de idade o volume sobe para o tamanho de uma ervilha.

Cuidado com chupetas e mamadeiras

Se seu filho usa chupeta ou mamadeira comum, ou chupa o dedo saiba que essas sucções prejudicam a posição dos dentes. Por isso, escolha as que têm bicos anatômicos. No entanto, não esqueça: esse costume precisa terminar até os três anos de idade. Se ele está começando a chupar o dedo, é recomendável tirar esse hábito logo no início.