Como prevenir os gases nos recém-nascidos

É comum os bebês sentirem dores por conta dos gases. Na maioria das vezes eles entram no estômago do recém-nascido quando ele está sugando o leite materno, durante a mamada seja no peito ou na mamadeira.

Mas como saber se seu filho está incomodado? Bem, entre os indícios estão o choro durante a mamada ou quando ele se contorce e se ‘espreme’ todo. Para expelir os gases você pode realizar alguns procedimentos que te ajudarão muito a tranquilizar o seu bebê.

O velho e bom ARROTO

Não se esqueça de por o pequeno para arrotar. O ar contraído pela mamada precisa sair. Para isso, você pode usar algumas posições. Entre as mais conhecidas estão a de colocar o bebê em seu ombro enquanto dá tapinhas ou massagem nas costas dele, e a de por o recém-nascido no seu colo, de frente para você massageando ou dando tapas nas suas costas.

Caso seu filho use mamadeira, observe sempre durante a mamada se ele não está engolindo ar. Para que ele não se encha de gases o ideal é você comprar um bico anatômico e que vede perfeitamente a entrar de ar. Vale também não deixar o furo do bico grande demais e levantar a mamadeira de tal forma que o bico fique cheio de leite.

SUGESTÃO DE LEITURA:
Previna Acidentes Part. 1 — Brinquedos
Aprenda fazer uma lancheira saudavel para seu filho(a)
Seu filho está com febre? Calma!!!

Contato pele a pele com os pais

Outra dica é colocar o recém-nascido deitado de bruços sobre o seu peito. O contato tem que ser pele a pele, deixando o bebê somente com a fralda. A sensação de aconchego ajuda a acalmá-lo.

Mexendo as perninhas

Se mesmo assim os gases não saírem, que tal tentar exercícios com as pernas do bebê, que imitam andar de bicicleta, ou mesmo por na barriga uma bolsa ou pano quente, mas em uma temperatura que não prejudique a pele do seu filho. Caso ele ainda continue sentindo as dores, consulte o pediatra para que ele prescreva uma medicação direcionada ao problema.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.