AGATHA DESDE SEMPRE — Nesse Ritual, a Glória é o Final | Resenha
Episódio escrito por Peter Cameron e dirigido por Gandja Monteiro.
A Morte foi criada por Jim Starlin e Mike Friedrich e apareceu pela primeira vez em “Captain Marvel” #26, de maio de 1973. Nos quadrinhos, trata-se de uma entidade cósmica encarnada, irmã de Eternidade e Infinito, responsável por levar a morte aos seres de todo o universo. Inspirado por ela, Thanos reuniu a Manopla e as Joias do Infinito. Em ‘Agatha Desde Sempre’, revela-se que a bruxa verde, que domina o ciclo de todas as coisas vivas, Rio Vidal (Aubrey Plaza), é a Morte, com quem Agatha Harkness (Kathryn Hahn) divide um passado intimamente secreto a ser explorado neste final da série.
Os sumiços oportunos de Rio quando das quedas das bruxas após cada provação são explicados. Ela recolhe os corpos ao seu domínio depois de explicar o alcance do objetivo de certa vida. Envolvida com Agatha, há sempre muitos corpos para recolher. Porém, em dado momento, a Morte questiona para a bruxa púrpura o motivo de ela deixar que pensem que deu o próprio filho em troca do Darkhold. Harkness tem de ser capaz de tudo, má e sem compaixão, entregando tudo e todos para evitar a Morte em qualquer forma.
O fim do Caminho das Bruxas impõe a provação definitiva para a realização de todos os desejos. Isso se dá a partir da reviravolta menor, de que Agatha bloqueou Jennifer Kale (Sasheer Zamata), e segue pelo auxílio da protagonista ao Billy Maximoff (Joe Locke) na busca pelo irmão, Tommy, em um processo de reencarnação que foge da ordem natural e estremece a índole e a moral do jovem bruxo.
Em WestView, o embate final entre a Morte, Agatha e Billy (em seu visual completo de Wiccano) segue a cartilha do clímax de uma produção da Marvel. Mas é possível deter a Morte? Ela tira o que precisa. E, nesse caso, o que se tira é a reputação construída de Harkness, que não pode mais permitir que pensem que ela seria capaz de dar o filho por poder. Agatha deixa de evitar o inevitável, invertendo o entendimento sobre quem ela é e se entregando ao amor distorcido em um beijo sacrificador. O peso dessa decisão é dado pelo belíssimo e pessoal final dessa série.
Não perca o comentário sobre o último episódio de ‘Agatha Desde Sempre’ aqui no Palanque do Marvete! Tá falado!
Ícaro Rodrigues
Não perca os demais textos sobre filmes, séries e quadrinhos da Marvel por aqui!
Siga o Palanque do Marvete no Bluesky!
Siga o Palanque do Marvete no Instagram!
Para quem gosta do Palanque do Marvete, caso queira e possa fazer uma colaboração a fim de ajudar na continuidade da produção de conteúdo por aqui, o PIX é: e50b9d4f-5f8d-40b1–99c8–7507d554b326
Ajuda muito também deixar um comentário e 50 aplausos nesta publicação, clicando no ícone de aplauso abaixo!
Tá falado!