70 ANOS DA CIA. SIDERÚRGICA PAINS

Felipe Machado
2 min readOct 10, 2023

--

Há exatos 70 anos, em 10 de outubro de 1953, era instalada oficialmente a Siderúrgica Pains, companhia que alavancou a indústria metalúrgica em Divinópolis.

Trabalhadores da Cia Siderúrgica Pains em seus primórdios, nos anos 50. Acervo EmRedes.

Em 10 de outubro de 1953, há 70 anos, era instalada oficialmente a ‘Companhia Laminação e Cimento Portland-Pains S.A.’ Idealizada pela liderança de Jovelino Rabelo, o “Pioneiro Industrial”, a Companhia foi definitivamente efetivada apenas em 1954, e foi marcou inicial da indústria metalúrgica na cidade.

Posteriormente, a empresa foi dividida: a Cia. De Cimento Portland Pains foi transferida para a cidade de Arcos e a Siderúrgica Pains S.A. permaneceu instalada em Divinópolis, primando pela na produção de aço em lingote, ferros diversos, laminados de aço, ferro gusa, vergalhões e etc. Nesses 70 anos de atuação na Princesa do Oeste, a Pains orgulha os divinopolitanos pelo pioneirismo e renome internacional. Em 1994, a Pains foi comprada pelo Grupo Gerdal, atendendo pelo nome desde então.

Jovelino Rabello, o “Pioneiro Industrial” em visita à Cia Siderúrgica Pains, na década de 50. Acervo EmRedes.

Assim narrou o ‘Jornal do Oeste’, em 1953:

No próximo dia 10 de outubro de 1953, reunir-se-á pela primeira vez a Assembléia Geral da Cia. Laminação e Cimento Portland-Pains S.A., em nossa cidade, para a constituição definitiva da empresa. Logo após, já poderão se dar ao inicio os trabalhos de construção da Aciaria e da Laminação.

O local escolhido para o empreendimento foi a Fazenda da Chácara, que faz divisa com o bairro Porto Velho. A produção diária estimada da Laminação será de 100 toneladas. A produção de cimento será na cidade vizinha de Arcos e os trabalhos de montagem dos equipamentos também já poderão ser iniciados. A produção de cimento naquela unidade está prevista para 6000 sacos diários.

A expectativa dos empresários, liderados por Jovelino Rabelo, é que em um ou dois anos essas duas indústrias estarão funcionando a todo vapor. O mercado da zona Oeste de Minas ficará dessa forma suprido desses importantes produtos para o nosso desenvolvimento.”

Vista aérea da propriedade da Cia Siderúrgica Pains, localizada entre os bairros Porto Velho e Interlagos, na década de 60. Foto Grupo Memória de Divinópolis / Facebook.

--

--