Image for post
Image for post
Joyce Mansour

Gritos, rasgos e rapinas: surrealismo, erotismo e profanação em poemas de Joyce Mansour

Joyce Mansour (1928- 1986)nascida em Bowden, Inglaterra, viveu parte de sua vida no Egito, partindo posteriormente para França, onde estreou como poeta de expressão francesa em 1953, com o livro Cris (Gritos), integrou-se ao movimento surrealista, tornando-se a principal poeta ligada ao Surrealismo Francês, manteve amizade próxima com André Breton e participou ativamente de reuniões e atividades do movimento.

Sua obra é extensa, 16 livros de poesia e 5 de prosa. Uma pequena amostra do poder de seus versos pode ser apreciado em nossa língua tupiniquim, no livro publicado pela Lumme Editor: Gritos, rasgos e rapinas: 23 poemas de Joyce Mansour, traduzidos por Eclair Antonio Almeida Filho. São 23 poemas extraídos de seis livros de Joyce, incluindo textos póstumos e dispersos.

23 poemas que deixarão o leitor minimamente abismado, ao folhear o livro, uma perturbação logo toma corpo e se converte em pânico, deleite, delírio ou repulsa, pela ferocidade com que Joyce investe contra o imaginário cristão e patriarcal, subvertendo, transgredindo e demolindo totens religiosos e morais, através de uma imagética furiosamente surrealista e sacrílega, repleta de um erotismo visceral, cru e místico.

Como legítima bruxa, Mansour ateia fogo em seus poemas e se expõe nua, delirante e possessa, queimando à gosto, despudoradamente insana e pagã. Sua poesia é um convite ao rito, ao culto por “uma nova fé em lugares ancestrais” trazendo a figura da mulher como força criadora e aniquiladora, rainha da arena em que duelam Eros e Tanatos, paixão e destruição.

Pela invocação de imagens ousadas e inquietantes, velozes como curtos-circuitos na retina do leitor, Joyce constrói sua teia de alta tensão surrealista e erótica, e assim seduz, captura e devora, levando-nos ao cerne de “vinte maremotos com suspiros de vulcão”.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store