Como escrever 2 mil palavras todos os dias?

Pam Gonçalves
4 min readMar 15, 2018

--

É meio bizarro pensar que hoje eu estou escrevendo este tipo de artigo. Até pouco tempo atrás era algo que eu pesquisava como se existisse alguma receita milagrosa para escrever. Eu li muitos textos e muitas dicas de outras pessoas que precisam escrever para sobreviver, mas só hoje posso dizer o que realmente funciona para mim. Escrita é uma tarefa solitária, que ainda é vista como algo lúdico e que só pode ser feito com inspiração. Mas agora, com mais experiência no assunto, tenho que te alertar uma coisa: não espere a inspiração como uma visita importante. Ela é tímida e não gosta de perder tempo. Você só vai conseguir aproveitá-la quando estiver de fato escrevendo.

Criatividade também não é um dom. É uma habilidade que você exercita. Escrevendo, consumindo coisas, prestando atenção no mundo… As pessoas exaltam os grandes criativos por suas sacadas de mestre, mas não mostram todas as outras ideias que foram descartadas. É por isso que passei a escrever todos os dias. Se você quer viver de escrita, precisa escrever todos os dias. Precisa contribuir todos os dias para o seu texto. Nem que seja para acrescentar uma frase. É real. Isso funciona. Quanto mais tempo você passa longe da atividade, mais tempo você leva para lembrar como fazer. A partir do momento que a escrita vira um hábito, você faz pequenos rituais de preparação automaticamente e adivinha? Escreve!

Por que 2 mil palavras?

Eu sou daquelas que gosta de alcançar metas. Cumprir itens da minha lista para chegar mais próximo do que quero concluir me faz feliz. É por isso que tenho uma meta diária de 2000 palavras. Isso me faz bem. Me deixa energizada. Me dá a sensação de que estou caminhando. Mesmo que eu não escreva nada do meu projeto principal. Na verdade, este artigo está sendo contabilizado para a minha meta de hoje. Minha mente não acha que estou roubando. Na verdade estou exercitando minha criatividade :)

O número de palavras foi por inspiração do Stephen King. No livro Sobre a escrita ele conta que escreve em torno de 10 páginas o que dá cerca de 2 mil palavras e somente em circunstâncias muito especiais ele para de escrever antes de chegar nesse número.

E finalmente: Como escrever 2 mil palavras todos os dias?

Eu tenho algumas técnicas que me permitem atingir a meta todos os dias. Tenho a sorte de trabalhar em casa e isso facilitar um pouco as coisas. Mas se for mais difícil pra você, diminua a quantidade de palavras. Lembre-se que o importante é escrever todos os dias.

1) Eu tenho uma rotina

Sempre fui daquelas que dizia que ter rotina é chato, que achava que ela matava a criatividade ou qualquer coisa do tipo. Acho que essa alma de publicitária me estragou um pouco e estabeleceu a fantasia que as coisas precisam acontecer aleatoriamente. Ah, se eu tivesse aprendido muito tempo antes…

Acontece que o mínimo de rotina facilita a nossa vida. Ter um passo-a-passo do que vai acontecer ao longo dos nossos dias nos permite ter um planejamento. E não venha me dizer que planejamento deixa tudo engessado, porque isso é só desculpa. Planejamento não te impete de realocar as prioridades. É só… um plano. Que na maior parte das vezes vai funcionar como você planejou.

Voltando à escrita. Encontrar o melhor horário para escrever foi a minha salvação. Escrevo todos os dias bem cedo. É a primeira atividade relacionada a trabalho que eu faço, lá pelas oito da manhã. Em média meu tempo de escrita dura duas horas e meia. E eu fico contente com isso.

Como eu sei que duas horas e meia é o necessário para alcançar a meta? Porque eu faço sprints de escrita.

2) Sprints de Escrita

Os sprints são bem parecidos com a Técnica Pomodoro, a diferença é que eu os divido em 30 minutos de sprint e 10 minutos de pausa, e também faço uma espécie de relatório de palavras escritas em cada sprint. Essa média é muito útil para calcular quanto tempo eu preciso escrever todos os dias para alcançar a meta de 2 mil palavras.

A maior parte dos softwares de escrita tem um contador de palavras. O que você precisa fazer é anotar quantas palavras tem antes de começar a escrever e subtrair da quantidade de palavras quando terminar o sprint.

Eu explico bem melhor algumas técnicas de produtividade para escrita neste vídeo.

3) Sem edição!!!

Eu sei que alguns autores estimulam fazer o melhor possível no primeiro rascunho, mas não é assim que funciona na maioria das vezes. Sua história pode mudar completamente na edição (acreditem, já mudei completamente a segunda metade de um livro nessa etapa), mas o fato de concluir já te estimula a ir para o próximo passo.

Editar enquanto você escreve é quase um convite especial e exclusivo para o bloqueio criativo. A dica que eu dou é fazer uma lista de mudanças que vierem na sua mente durante a escrita. Quando chegar a hora de editar, você sabe exatamente o que fazer ou talvez nem queira mais mudar algumas coisas.

Conclua o primeiro rascunho, depois edite.

Eu espero de verdade que esse artigo te ajude! Lá no meu canal eu tenho uma série de vídeos com dicas sobre escrita, confiram!

--

--