Vinho de Guarda: Um pouco mais sobre

Papo de Adega
3 min readNov 19, 2017

--

Quer comprar e armazenar ou apreciar um vinho de guarda? Nesse texto há o essencial que você deve saber. Clique e confira.

Mais um #post do Papo de Adega no ar, feito com todo o carinho para você que também tem curiosidade e paixão por esse mundo. Se você gostar desse texto e quiser mais conteúdo como esse, lembre-se se seguir o Papo de Adega aqui no Medium e de deixar seu “aplauso”. Assim a gente saberá que você está curtindo esse tipo de assunto do post de hoje.

Alguns vinhos ficam melhores com o tempo. Deixe-nos apresentá-los: São os Vinhos de Guarda.

Hoje viemos falar um pouquinho de vinho de guarda. Esse tipo de vinho, como o próprio nome diz, apesar de poder ser consumido na hora da compra, tem um enorme potencial para ser guardado e apreciado depois de um tempo de envelhecimento. Para melhor entendimento, vamos dividir o texto em tópicos.

Vinhos bem antigos

O que diferencia um vinho de guarda?

Depende da concentração dos compostos de um vinho. De maneira geral a taxa de acidez do vinho e o tipo de uva vão indicar se um vinho é de guarda ou não (além das indicações de um enólogo), porém não há uma regra específica que determine quando o vinho é de guarda ou não. Em supermercados e lojas convencionais é pouco provável que você encontre vinhos de guarda (para não dizer impossível), pois esses vinhos requerem cuidados em seu armazenamento que esse tipo de empreendimento não proporciona. Ou seja, para encontrar vinhos de guarda (e a devida orientação, recomendamos que você procure pela loja especializada mais perto de você). A regra é que: Não há regras.

Quais são os melhores vinhos de guarda ou os mais indicados?

Na literatura geral apontam-se os Grand Crus de Bordeaux, Barolo (Itália), e entre os vinhos fortificados, o do Porto.

Como escolher vinhos de guarda?

Comece a conhecer as regiões que produzem vinhos. Alguns solos dão características boas que indicarão que o vinho envelhecerá bem. Lembrando que esta não é uma regra, mas pode ajudar. As regiões mais populares nesse segmento são Borgonha (Itália), Bordeaux (França), Perdriel (Argentina) e Canelones (Uruguai). Isso também se repete com relação às vinícolas, ou seja, tem vínicolas mais conhecidas por produzir vinhos potencialmente de guarda do que outras, mas claro: Sempre vale experimentar também.

Estudar as safras também é uma boa, alguns enólogos e sommeliers indicam a safra 2010 em Bordeaux como a “Safra de Ouro” na produção de vinhos com potencial de guarda. Fique de olho no forncedor do seu vinho. Ele deve ser de confiança e se possível visite a loja e veja as condições de armazenamento do vinho. Além disso, sempre verifique as garrafas. Garrafas que apresentam perda de volume podem ter tido algum problema de evaporação, vazamento e afins…

Não tenho adega, mas quero comprar um vinho de guarda, tem problema?

Se você for comprar pra consumir na hora, não. Agora se você quiser guardá-lo. TENHA UMA ADEGA. Você pode investir numa dessas pequenas, como vendidas pela Brastemp, mas tenha uma adega. Não se fala em um vinho para comprar e tomar daqui a um ano. Se fala de 15, 20 anos. Até mais, em determinados casos. Se você tem uma adega que não é adequada para longa guarda, os vinhos que estão repousando ali irão sofrer (e muito) com isso e você terá jogado seu dinheiro fora. E eu não tô falando só do dinheiro que usou para comprar o vinho, mas também o investimento para guardá-lo.

Em resumo é isso, pessoal! Comenta aqui pra gente se você já teve alguma experiência guardando vinhos ou quem sabe até herdando um vinho de guarda, ganhando de um amigo ou algo assim.

Por quanto tempo dá pra guardar um vinho?

Não há uma regra específica, alguns podem ser guardados por 15 ou 20 anos, já outros são centenários.

Como devo armazenar?

Tenha uma adega. O local deve ser fresco, com temperatura sempre abaixo dos 18ºC e acima dos 14ºC, umidade controlada, nunca menos que 60%, e as garrafas jamais, J-A-M-A-I-S, devem ficar expostas à luminosidade por muitos dias.

Se você gostou e quer mais conteúdo como esse, deixe seu “aplauso” para o texto e um “follow/seguir” para ser notificado(a) quando um texto novo estiver disponível. Quer ainda mais inspiração? Nos siga noFACEBOOK (@papodeadegabrasil) e no INSTAGRAM (@papodeadegabr).

--

--

Papo de Adega

Blog sobre o mundo dos vinhos e suas delícias. Mergulhe no universo vinícola conosco!