misturando música e reflexão.

No preparo dos sermões de prova, além de nos preocuparmos com a mensagem, nos preocupávamos com as músicas que seriam usadas na liturgia dos cultos.

A maioria das músicas utilizamos ou que serviram de inspiração para as mensagens estão nessa playlist.

Em função de estarmos preparados para nos apresentar, durante quase dois meses, toda segunda feira tínhamos nossos ensaios. Alguns deles foram registrados, como esse cantando a música “Redenção” do Projeto Sola:

Dentre todas as músicas, quando consideramos as letras e a relação que poderia ser trabalhada com as mensagens, escolhemos como música tema a canção “Ele é” dos irmãos André e Tiago Arrais:

A letra dessa canção gira em torno de duas narrativas do Evangelho de João: o encontro de Jesus com a mulher samaritana (João 4) e o a cura do cego de nascença (João 9).

Simbolicamente nas narrativas do Evangelho e na canção, nós somos a mulher no deserto com sede, alvo do amor de Jesus que faz tudo diferente. É Cristo que enxerga nossas histórias e pecados ocultos que tentamos esconder do mundo, indo buscar água no poço ao meio dia e não pela manhã. E a satisfação que buscamos em outras coisas é finalmente respondida pela água da vida que Cristo oferece e é.

Ao mesmo tempo, somos o cego de nascença com medo, não podendo encarar a realidade do mundo. É a vinda de Cristo que nos faz diferentes, restaurando nossa humanidade e visão com “o barro que ainda faltava” (uma alusão a narrativa da criação do homem em Gn. 2:7: “ Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”).

Os Arrais No Evangelho de João como um todo, Cristo é o pão e água da vida, é a videira verdadeira, é a luz do mundo. A música pode nos ajudar a lembrar e aprofundar verdades eternas.

E você? Que músicas te ajudam a refletir e a construir sua espiritualidade?

Like what you read? Give para que creiam a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.