Matriz de Competências
Considero a Matriz de Competências como um dos pilares da estruturação dos times de alto desempenho. Algo em princípio bem básico, mas muito importante para entender o potencial de cada um na equipe: numa tabela, detalhe as competências gerais necessárias para a construção daquele time, de que forma isso auxilia no dia a dia ou no desenvolvimento de um novo projeto, destaque a quantidade necessária por relevância de cada competência (aprendiz, praticante, especialista). Preencha em uma coluna o nome de cada participante do time e conduza junto a eles para que eles indiquem como cada um se enquadra nas competências propostas, se é um aprendiz, praticante ou especialista.
Ao final você terá um mapa visual das competências necessárias para o time evidenciando os gaps necessários para construir o time. Dentro das equipes há muitas competências pessoais que os gestores desconhecem, que não são pedidas no job description nem são avaliadas no processo seletivo. Contudo, conhecer essas habilidades “escondidas” podem fazer a diferença e também motivar os participantes, fazendo com que eles evoluam e se sintam mais engajados.
OK, iniciamos um processo, estimulamos a participação de todos e o desenvolvimento de suas competências. Agora com estas informações partiríamos para uma culta de aprendizagem onde poderíamos identificar profissionais com carreira T e também criarmos mecanismos de desenvolvimento de habilidades dentro do mesmo time.
E aí… se inspirou para construir a Matriz de Competências para seu time?
Leia a Versão em Inglês